O Mercedes-Benz Classe M foi
aprovado com sucesso no teste de colisões mais severo promovido pelo American
Insurance Institute for Highway Safety (Instituto Americano para Segurança nas
Estradas - IIHS), levando com isso o prêmio "Top Safety Pick+". O
utilitário esportivo premium já havia recebido anteriormente cinco estrelas nos
testes do U.S. NCAP e Euro NCAP, em 2012. Com esta última conquista, o Classe M
voltou a estabelecer as melhores marcas e manteve sua posição de liderança em
três dos mais importantes e exigentes rankings de segurança internacionais.No desenvolvimento do Classe M, a
Mercedes-Benz testou nada menos que 36 diferentes condições de carga em
condições de teste reais. O processo incluiu abrangentes simulações durante a
fase de desenvolvimento digital do protótipo.
Um novo elemento
de classificação adotado pelo IIHS - uma organização apoiada por várias
companhias de seguros de veículos - é o chamado "small-overlap test"
(teste com pequena sobreposição). É realizado um teste de colisão frontal a 64
km/h com contato frontal de apenas 25%. O teste foi criado para simular um
impacto frontal em que o motorista tenta desviar para a lateral, mas não
consegue evitar o choque com o veículo que vem da direção oposta. Veículos modelo
2014 precisam passar neste teste para poderem receber o prêmio "Top Safety
Pick". Para conquistar o prêmio TSP+ - como o Classe M conseguiu - no
total de cinco testes de colisão realizados pelo IIHS (frontal com 40% de
contato, frontal com 25%, impacto lateral, efeito chicote e amassamento do
teto), apenas no "small-overlap" um veículo pode receber a
classificação ACEITÁVEL, enquanto nos outros é necessário o conceito BOM.
Por outro lado, a
classificação do NCAP (New Car Assessment Programme) é baseada em outro índice
de contato em caso de choque frontal: para o U.S. NCAP, por exemplo, o veículo
é lançado contra uma barreira fixa a 56 km/h com contato dianteiro integral.
Diferentemente, o impacto frontal no teste do Euro NCAP é feito contra uma
barreira deformável, à velocidade de 64 km/h e com uma proporção de contato de
40%. É o chamado "offset crash test", ou teste de colisão
descentralizado.Além disso, diferentes testes de impacto laterais e testes de
segurança para crianças e pedestres fazem parte dessas classificações. O padrão
dos sistemas de assistência também vem sendo incorporado nas avaliações.
Alinhado à
filosofia da marca Mercedes-Benz, o Classe M é a materialização do conceito de
segurança holístico “Segurança na Vida Real”, que deriva não apenas da
performance em testes, mas do que acontece em situações de acidentes reais. O
compartimento de passageiros extremamente robusto do Classe M, juntamente com
suas zonas de deformação dianteira e traseira, forma uma eficiente base para os
sistemas de proteção aos ocupantes do carro. Um conjunto de até nove airbags,
que são acionados conforme necessário, dependendo do tipo e severidade do
acidente, consegue reduzir o impacto sobre os passageiros e motorista. O Classe
M é equipado de série com um sensor de rolamento capaz de detectar a iminência
de uma capotagem do veículo e acionar os airbags de cortina de série, que
proporcionam proteção ao longo das duas fileiras de bancos contra objetos que
penetrem no veículo. Proteção potencial adicional para os passageiros de trás
também é garantida pelos tensionadores de cintos de segurança de série e
limitadores de tensão dos cintos nas posições laterais. Em uma capotagem ou
tombamento, por exemplo, esses cintos também são tensionados.Ao mesmo tempo, o
equipamento especial do Classe M inclui de série o sistema PRE-SAFE de proteção
antecipada aos ocupantes. Este sistema em constante aperfeiçoamento aumenta a
proteção dos ocupantes do carro em situações de perigo.
Para complementar
os sistemas ativos de segurança, como o Brake Assist System (BAS - Sistema de
Assistência à Frenagem), de série, ou o BAS PLUS, opcional, que são capazes de
ajudar a evitar acidentes ou reduzir suas consequências, sistemas de
assistência contribuem para aumentar a segurança de rodagem, além da segurança
em relação ao motorista. O equipamento de série inclui o sistema de detecção de
sonolência ATTENTION ASSIST, o sistema de alerta para perda de pressão dos
pneus e também as luzes de freios adaptativas.
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