edita@rnasser.com.br - 61.3225.5511 Coluna 4513 06.11.2013 |
Logan. Mais
Delon, menos Depardieu
A Renault deu
ótima acertada estética em seu produto de fender mercados e fazer fama, o
Logan. Mudou muito, implementação na base, aprimoramento nas suspensões,
direção, e exibe passo para o futuro, especialmente porquanto vai contra seu
descompromisso estético e jeito de carro montado por algum viciado em Lego.
Grande ganho. Manteve a mecânica sólida, fiável, cuja resistência afasta o
consumidor das oficinas, prossegue com a mesma distribuição de área para
motor/habitáculo/porta malas, mas fez mudança geral na estética, incluindo
melhor inclinar o para brisas, sanear o visual do casamento das portas
traseiras com a Coluna C. A carroceria, digamos o revestimento que cobre a
mecânica, mudou completamente. Para usar a imagem do título, e situar com
estética francesa, está menos o atualmente russo Gérard Depardieu, e mais o
ainda francês Alain Delon.
Intocados
mantém-se o econômico motor 1.0 de 16 válvulas e o bem disposto 1.6 com 8
destes ventiladores, hábeis a etanol e a mistura entre gasolina, água e álcool
vendida como gasolina. 1.0 a álcool gera 80 cv e 10,5 kgmf de torque.
Gasálcool 77 cv. O 1.6 gera 106 cv, e 15,5 kgmf
em torque. Com a mistura de gasolina a potência é de 98 cv. Grupo moto
propulsor dianteiro, transversal, bloco em ferro, transmissão mecânica, cinco
marchas, tração dianteira. Transmissão automática não é disponível - seu custo
mudaria o perfil do produto, levando-o a preço em faixa de competidores mais
modernos.
Há a se deixar
claro, as mudanças de casca e conteúdo não mudaram o foco nem o
posicionamento no mercado. Os valores do projeto são mantidos: espaço,
construção robusta e sem fricotes mecânicos, manutenção à base de R$ 1 / dia.
Continua sendo espaçoso, resistente, barato e, como enfatizou Luz Castaño, tipo
engenheira chefe do produto, "bonito". O Logan
mantém preços para ser a primeira motorização O km. Para estes clientes a
Renault resgatou o financiamento em até 72 meses, seis anos, com 25% de
entrada, dados importantes ao bolso de quem sairá de um problema bem usado
para comprar o 0 km novo. Leque de preços amplo, a partir de R$ 28.990 - R$ 1
mil mais sobre o de lançamento em 2007 - a R$ 44.250, versão completa.
Espaço interno
maior. A carroceria é mais larga, a linha do painel, sua disposição e conteúdo
foram modificados, assim como as alterações na plataforma mudaram a parte de
fixação dos bancos, permitindo posição de dirigir mais confortável,
epicurismo em carro simples. Motores de baixo consumo e emissões endossados
pela classificação do Inmetro. As mudanças da plataforma, a base metálica onde
por cima se prende a carroceria e por baixo as suspensões, motor, direção, foi
incrementada. Um pouco de tecnologia de hoje em meio a estrutura inferior
projetada há algumas décadas, visando dar condições a melhor comportamento
dinâmico, e atender às exigências dos testes de impacto, - e seus resultados
para os ocupantes do veículo, característica que ajuda a bem classificá-lo. A
Renault declarou esperar 4 estrelas no teste da Latin NCAP.
Mudanças,
muitas: ajustes para implementar a suspensão pelo aumento da bitola,
aproximando as rodas da curvatura dos para lamas, redesenhados para
lembrar músculos e capacidades. Atualização técnica, o sistema elétrico
agora é Multiplex, que pela colocação de quilômetros de fios, permite uso de
facilidades eletrônicas – algumas impensáveis para o Logan, como sensores,
sistema de navegação Midia NAV, incluindo GPS e serviços, câmera de ré,
sensores de estacionamento, coisas não imaginadas a carro simples.
Para entender
O Logan não é um
produto, mero e simples sedã 4 portas. Ele é a base de uma família, o conceito
que mudou a ação da Renault no Brasil, o pai de seus colegas de linha - Sandero
e Duster. Fazer o Logan e estes desdobramentos significa remover qualquer
resíduo de verniz francês e aderir à rusticidade da Europa Oriental, de onde se
origina o projeto na romena Dacia. A corajosa definição viabilizou – e mais -,
salvou a Renault, garantiu sua permanência no Brasil.O rústico Logan fala o
idioma da brasilidade. Não frequenta as Galerias Lafayette, não visita a
L’Orangerie, nem tem a menor ideia de onde seja o Musée Rodin em Paris. Mas
suporta o piso desnivelado, os buracos omissamente implementados, o asfalto tão
ruim quanto superfaturado, verdade prática da engenharia brasileira do mal
fazer e dos governos dos vários estamentos da administração pública em bem
receber obras ruins.
Na prática, sem
paixões, neste momento o mercado brasileiro exibe duas intervenções de brilho,
de baixo custo, criativas para manter competitivos por mais alguns anos, produtos
com espaço e imagem próprios: Logan e picape Fiat Strada 3 portas são
passaporte barato para mais uma rodada de vendas.
Quanto custa
O pacote de
segurança inclui freios com ABS e duas almofadas de ar, exigência legal, e
todos os Logan produzidos a partir de agora porta-los-ão. A versão mais,
simples, Authentique 1.0, é quase protocolar, com direção hidráulica – sem ar
condicionado. Diz a Renault, há compradores, como frotistas e taxistas – a R$
28.990. Todas as versões possuem uma luzinha indicadora do momento de troca de
marchas, privilegiando a economia em combustível.
Ao ver da Coluna,
o novo Logan só pode ser considerado como opção para compra partir da versão
Expression 1.6, ar e direção, mídia nav e sensor de estacionamento: R$ 40.290.
A versão de topo
Dynamique é uma curiosidade, discrepa do conceito básico, bem equipado, com
itens de segurança, conforto, frescuras tecnológicas. Custa R$ 44.250 e vem com
auxílio elétrico para os vidros nas 4 portas, na regulagem dos retrovisores
externos, pintura metálica, MediaNav 1.2, sensor de estacionamento, ar
automático. Um opositor aos chineses na regra de muito por menos.
Authentique 1.0 16VHi-Power – R$ 28.990
|
Opcionais:
Ar quente + desembaçador traseiro - R$ 29.500
|
Pintura metálica – R$ 30.040
|
Ar quente + desembaçador traseiro + pintura metálica – R$
30.550
|
Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica –
R$ 30.800
|
Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica + pintura
metálica
R$ 31.850
|
Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica +
ar-condicionado – R$ 33.400
|
Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica +
ar-condicionado
+ pintura metálica – R$ 34.450
|
Expression 1.0 16V
Hi-Power – R$ 33.390
|
Opcionais:
Pintura metálica – R$ 34.440
|
Ar-condicionado – R$ 35.990
|
Ar-condicionado + pintura metálica – R$ 37.040
|
Ar-condicionado + Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 36.840
|
Ar-condicionado + Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura
metálica
– R$ 37.890
|
Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 39.440 (ar-condicionado de série)
|
Opcionais:
Pintura metálica – R$ 40.490
|
Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 40.290
|
Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metálica – R$
41.340
|
Dynamique 1.6 8V Hi-Power – R$ 42.100
|
Opcionais:
Pintura metálica – R$ 43.150
|
Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automático-
R$ 43.200
|
Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automático
+ pintura metálica – R$ 44.250
|
Altima,
o Nissan grande
Para aumentar
sua gama de produtos, a Nissan inicia trazer o Altima. Será o topo de linha. Na
base, o March 1.0. Aos olhos brasileiros sedã médio/grande, em importação
tentativamente regulada com a demanda, versão única de decoração, a SL, motor
dianteiro, transversal, quatro cilindros em alumínio, 16 válvulas, 2,5 litros
de deslocamento, 182 cv de potência, transmissão XTronic, pico do sistema de
polias variáveis, tração dianteira. Terá a curiosidade dos bancos de gravidade
zero, que se adaptam automaticamente ao corpo, rica eletrônica de confortos,
com display 3D, alerta para pontos cegos e mudança
involuntária de faixa, câmera de ré, som Bose, ar dual zone, teto solar
elétrico. Concorrente do mexicano Fusion, porém produzido nos EUA. Apenas em
preto, prata e branco.
Pré encomendas a
R$ 99.800 nas revendas da marca. A Nissan quer preencher os nichos de mercado,
iniciando moldar sua imagem de montadora, cumprindo seu querer 5% do mercado,
demarrar produção local em 2014.
Mercedes CLA,
Range Rover Sport e piloto Facundo, Melhores das Américas 2014.
Como o faz há 13
anos, a FIPA, Federación Internamericana de Periodistas del Automóvil,
promove a eleição de automóveis, utilitário esportivo, e piloto, todos de maior
destaque na América Latino Americana, do México ao Uruguai. Sedã Mercedes-Benz
CLA, revolucionário em sua proposta de ser o novo produto de entrada da marca
alemã; o Range Rover Sport, utilitário esportivo considerado o ápice da
combinação de conforto e habilidades para enfrentar desafios fora de estrada,
foram os veículos escolhidos pela centena de jornalistas especializados. Como
Piloto do Ano, o argentino Facundo Regalia. competidor na categoria GP3. Dentre
os brasileiros, Augusto Farfus, que compete na DTM ficou em 3o.
lugar; Felipe Massa em 6º. E Felipe Nasr, 8º.Em duas votações depuradoras, o
resultado final exibiu o CLA com 217 pontos – 14% dos votos, distanciado 24
sufrágios do segundo, o BMW Série 4. Na categoria de utilitários esportivos a
vitória foi mais apertada para o Range Rover Sport, com 206 pontos, 13% do
universo, contra 177 pontos assinalados para o novo Jeep Grand Cherokee.
Festa para
entrega dos prêmios será em Lima, Peru, 17 de dezembro. AColuna integra
o colegiado.
Roda-a-Roda
Novela –
Mais um capítulo do folhetim “A Volta da Alfa Romeo”, ora escrito
por Sergio Marchionne, executivo número 1 da Fiat: novos planos, em 5a.
edição: abril de 2014 – à apresentação dos resultados do exercício e do próximo
plano quinquenal da Fiat.
Atraso – Há
anos a Fiat promete voltar com a marca em volumes consistentes. Fez o Alfa 8C,
vendido homeopaticamente, o 4C, apresentado em prestações, prometido para lá
estrear no início deste ano e novamente postergado para o verão de 2014 – meio
do ano.
Questões –
Dentre problemas estão a queda em vendas; a falta de produtos – hoje apenas
MiTo e Giulietta -; retração de resultados na Europa em 13% e queda de vendas
no Brasil. O maior e mais rentável mercado mundial da Fiat, deteve 9 anos de
crescimento e, a seguir o PIB terá crescimento entre 0 e 1%.
Produtos –
Em desenvolvimento na sede da Maserati, em Modena, Itália, com visão de futuro,
plataformas para Fiat, Alfa e Chrysler. Quatro, grande e médio, sedãs e
utilitários esportivos. Hoje o foco é voltar ao passado da tração traseira e ir
ao futuro, em todas as rodas.
Preju – Projeção do Tesouro dos EUA indica, para
passar à frente as ações da General Motors, assumidas para impedir seu
fechamento, perderá US$ 9,7B – uns R$ 23 Bilhões. O rombo é maior e inclui uns
US$ 14B – uns US$ 30B -, em empréstimos concedidos à GM.
Legal -
Mercedes CLA conquistou 5, todas as estrelas, nos testes de avaliação de
segurança da Euro NCAP, para segurança dos ocupantes e pedestres.
Mico – Dúvidas com relação ao fim da
Serie 1 BMW. A marca informa ter cessado produzir Coupé e conversível. Única
possibilidade de continuação é não conseguir apresentar a substituta Serie 2 no
NAIAS, o Salão de Detroit, EUA, maior mercado da marca.
E ... – No
Brasil há estoque. O Serie 1 com suas variações de potencia, consta da lista de
preço deste mês da BMW.
Mudança –
Não se sabem todas as parcelas da conta, mas Carlos Ghosn, no. 1 da
Renault-Nissan, iniciou processo de enxugamento nos cargos de gestão.
Caminho -
Crê-se, fatores sejam queda de faturamento, dificuldade em alcançar a margem de
lucro de 8%, gastos com re call com Nissan, e sua declaração
de cansaço para não acompanhar o próximo plano quinquenal das empresas.
Aniversário –
Para comemorar 1 ano de mercado no Brasil e o recorde de 360 unidades vendidas
em setembro, melhor número, a Lifan tem o utilitário esportivo X60 com teto
solar, sistema multi media, tela de 7”, controle no volante, a R$ 57.990. Sem,
R$ 54.777.
Cobra
... – Construindo fábrica em Jacareí, SP, e incomodada com a incredulidade
fundamentada dos que seguem outros exemplos de promessas não viabilizadas, a
chinesa Chery resolveu disponibilizar olho Big Brother.
E
pau – Instalou câmera em ponto elevado, para mostrar, em tempo real, o
andamento da obra e indicar, em gráfico, o percentual de construção já
atingido. Para ver, fabrica.cherybrasil.com.br . Terça, 05, à
tarde, índice era de 62%.
Regionalismo –
Cobra baiana anda em ritmo próprio, menor que a paulista. Talvez explique o
porquê das obras da fábrica da JAC, também chinesa, em Camaçari, Ba, não sejam
visíveis pelo satélite.
Outro – Cross,
versão do Toyota Etios, à venda dia 18. Não é propriamente produto, não estava
planejado, mas o fraquejar de vendas ao lançamento exigiu mudanças em
curtíssimo prazo, e a versão. No caso, tentativa de fazer evento, veicular o
nome do carro, torná-lo mais palatável ao consumidor nacional.
Mesmo – Sem
equipamento para crossar, exercitar seu designativo. Apenas um
falso mata cachorro frontal, arcos para bagagem no teto, e interior em tecido
com logo bordado. Custa caro pelo que oferece, carrinho com motor 1,5: R$
45.690.
Bom – Novo
recorde na blindagem de veículos: 4.769 no primeiro semestre – 11,55% superior
a idêntico período em 2012. Projeta associação de classe, a Abrablin, no ano
serão 10 mil. Mais blindado é o VW Tiguan, ao nível IIIA, resistente a tiros de
submetralhadoras 9 mm e revólveres Magnum 44.
Mal – Os
índices de insegurança urbana avançam, o de homicídios é recordista, e provocam
a proteção veicular. Rio de Janeiro lidera, 12% do mercado.
Mercado – Para
fomentar vendas, aquecer economia, melhorar índices, mostrar cenário favorável
em ano de eleição, governo deverá estender redução do IPI. Mais objetivas,
fazer vendas, fábricas darão bônus aos revendedores para reduzir preço ao
consumidor. Medo financeiro e institucional de o mercado se encolher após 9
anos de crescimento facilitarão negócios.
Situação -
Outubro mostrou 0,5% de crescimento e alimenta a esperança de fechar o
exercício com pequeno, porém crescimento.
Na prática –
Momento está para os compradores. E automóveis em fim de linha, como o Fiat
Uno, ou o Renault Logan antigo, são passíveis de negócios flexíveis. Logan há
pouco tempo oferecia financiamento a Juro Zero.
II – Mas
não está bom para os revendedores, premidos por estoques, margens de lucros em
redução.
Motos – No
Salão de Milão, Itália, a Triumph anunciou mais dois produtos no leque
brasileiro: Thunderbird Commander, derivada da atual Thunderbird Storm, motor
1.7, 98 cv, 156 Nm de torque, e visual Custom. Produção local início de 2014. E
entrada no segmento inferior, de 250 cm3, a ser vendida no final de 2015.
Empresa mudou de logo.
História –
Para comemorar seus 60 Anos de Brasil, a Volkswagen montou exposição no museu
ZeitHaus (Casa do Tempo) no Autostadt, a cidade do automóvel, instalada pela
matriz em sua fábrica de Wolfsburg, Alemanha.
Diferença –
Dos museus das fábricas de automóveis é o mais impressionante, com pavilhões de
cada uma das 12 marcas comandadas pela VW – exceto as de caminhões MAN e
Scania. Uma saborosa viagem no tempo.
Complicou -
Doadores da área do aeroporto de Guarulhos notificaram enorme lista de órgãos
do governo e empresas: doaram o espaço para a construção de um aeroporto
militar, visando a defesa do país. Funcionou até o leilão de privatização.
Então - A
transmissão da gestão a empresas estrangeiras, ignora a condição básica e
documental da doação. Herdeiros, através do escritório Andrade Maia querem
saber como fica.
Ilustração –
Carros desconhecidos aos 2K de visitantes anuais, entre alemães e do enorme
volume de estrangeiros que visitam a Volkslandia, Gol, SP2, Brasília,
Karmann-Ghia TC indicam a teimosia em fazer produtos próprios – única exceção
na VW -, capacidade de criar e desenvolver da distante filial. Para arrematar,
unidade da última série da Kombi, frete de ida: será agregada ao museu alemão.
Também – Idênticos
60 anos, a Porsche expõe em seu museu, em Stuttgart, Alemanha, sua competência
na construção de carros com desempenho superesportivo. Até 17 de março de 2014.
Só raridades.
Aula – Lá,
o primeiro spyder 550, e o motor Fuhrmann, com 4 comandos de
válvulas, um dos mais complicadas no mundo para ser regulado. Outros, o 904
Carrera GTS, e o único 911 Turbo RS carro de rua com carroceria leve do RS,
concessão a famoso Porschemaníaco, o regente Herbert von Karajan. Vais
à Alemanha? Aproveite. E o super museu da Mercedes está a passos.
Retífica RN –
Corrigindo Coluna 4413: nome do CEO da MAN Latin America é Antônio
Roberto Cortes. Mão esquerda, personalista, trocou “r” por “t”, “a” por “s”.
Entrou Correa.
Gente – J.
Mays, diretor de design da Ford Motor Company, aposentadoria
formal. OOOO Brilhante, superou o limite de sua especialidade,
inventou e projetou o New Beetle para a VW. OOOO Na Ford, além dos
conceitos estéticos da marca, novos carros para motores menores, e os retrô
Thunderbird e GT.OOOO
Na prática – Momento está para os compradores. E automóveis em fim de linha, como o Fiat Uno, ou o Renault Logan antigo, são passíveis de negócios flexíveis. Logan há pouco tempo oferecia financiamento a Juro Zero.
II – Mas não está bom para os revendedores, premidos por estoques, margens de lucros em redução.
Motos – No Salão de Milão, Itália, a Triumph anunciou mais dois produtos no leque brasileiro: Thunderbird Commander, derivada da atual Thunderbird Storm, motor 1.7, 98 cv, 156 Nm de torque, e visual Custom. Produção local início de 2014. E entrada no segmento inferior, de 250 cm3, a ser vendida no final de 2015. Empresa mudou de logo.
História – Para comemorar seus 60 Anos de Brasil, a Volkswagen montou exposição no museu ZeitHaus (Casa do Tempo) no Autostadt, a cidade do automóvel, instalada pela matriz em sua fábrica de Wolfsburg, Alemanha.
Diferença – Dos museus das fábricas de automóveis é o mais impressionante, com pavilhões de cada uma das 12 marcas comandadas pela VW – exceto as de caminhões MAN e Scania. Uma saborosa viagem no tempo.
Complicou - Doadores da área do aeroporto de Guarulhos notificaram enorme lista de órgãos do governo e empresas: doaram o espaço para a construção de um aeroporto militar, visando a defesa do país. Funcionou até o leilão de privatização.
Então - A transmissão da gestão a empresas estrangeiras, ignora a condição básica e documental da doação. Herdeiros, através do escritório Andrade Maia querem saber como fica.
Ilustração – Carros desconhecidos aos 2K de visitantes anuais, entre alemães e do enorme volume de estrangeiros que visitam a Volkslandia, Gol, SP2, Brasília, Karmann-Ghia TC indicam a teimosia em fazer produtos próprios – única exceção na VW -, capacidade de criar e desenvolver da distante filial. Para arrematar, unidade da última série da Kombi, frete de ida: será agregada ao museu alemão.
Também – Idênticos 60 anos, a Porsche expõe em seu museu, em Stuttgart, Alemanha, sua competência na construção de carros com desempenho superesportivo. Até 17 de março de 2014. Só raridades.
Aula – Lá, o primeiro spyder 550, e o motor Fuhrmann, com 4 comandos de válvulas, um dos mais complicadas no mundo para ser regulado. Outros, o 904 Carrera GTS, e o único 911 Turbo RS carro de rua com carroceria leve do RS, concessão a famoso Porschemaníaco, o regente Herbert von Karajan. Vais à Alemanha? Aproveite. E o super museu da Mercedes está a passos.
Retífica RN – Corrigindo Coluna 4413: nome do CEO da MAN Latin America é Antônio Roberto Cortes. Mão esquerda, personalista, trocou “r” por “t”, “a” por “s”. Entrou Correa.
Gente – J. Mays, diretor de design da Ford Motor Company, aposentadoria formal. OOOO Brilhante, superou o limite de sua especialidade, inventou e projetou o New Beetle para a VW. OOOO Na Ford, além dos conceitos estéticos da marca, novos carros para motores menores, e os retrô Thunderbird e GT.OOOO
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