Augusto Farfus viveu um
sábado (18 de outubro) intenso em Hockenheim, palco da etapa final da temporada
2014 do DTM, o Campeonato Alemão de Turismo. Depois de escapar por pouco de uma
eliminação logo na primeira parte do treino que definiu o grid de largada da
prova, o piloto brasileiro do Team RBM conseguiu reagir graças a uma mudança
fundamental feita pela equipe no acerto do carro e, sem sustos, avançou ao Q3,
o grupo que lutou pela pole-position. Depois de um ótimo desempenho na fase
final, Farfus cravou o quarto melhor tempo, sendo o mais rápido dentre os
pilotos da BMW. Feliz com sua performance na sessão classificatória, Augusto
acredita que pode lutar pelo pódio para fechar a temporada com chave de ouro.
A julgar pelo
início das atividades no circuito alemão, o desfecho do dia para Farfus foi
bastante positivo. Nos dois treinos livres, realizados pela manhã, o curitibano
de 31 anos aproveitou para testar vários ajustes na sua BMW M4 DTM #3, mas não
conseguiu tempos animadores, imprimindo um ritmo aquém do esperado.
No Q1, em sua
segunda tentativa de volta rápida, o brasileiro marcou 1min33s697. Seu tempo
foi decisivo para ajuda-lo a avançar ao Q2, mas quase que na bacia das almas, sendo o 18º
e último dentre os classificados para a próxima parte da classificação. Antes
do início do Q2, o Team RBM trabalhou duro e fez uma mudança significativa no
acerto do carro do brasileiro, e isso se refletiu logo de cara. Augusto
registrou ótima volta e, com folga, conquistou sua vaga para o Q3. Na fase
final da classificação, Farfus optou por entrar na pista nos minutos finais
para evitar o tráfego. O piloto registrou 1min33s460 e garantiu um quarto lugar
que, diante de todas as circunstâncias, teve "sabor de pole-position".
O desempenho obtido
nesta tarde foi motivo de comemoração por parte de todos na equipe belga e
deixou o brasileiro confiante em poder lutar por um grande resultado em
Hockenheim para terminar a temporada de forma positiva e também para ajudar a
BMW na luta pelo título dos construtores. A grande adversária nesta batalha é a
Audi, que colocou três carros no top-3 do grid, com destaque para Miguel
Molina, que conquistou a pole-position. A décima e última etapa da temporada
2014 do DTM terá 42 voltas e largada prevista para 10h (horário brasileiro de
verão), com exibição na íntegra às 17h30 pelo canal por assinatura Band Sports.
Augusto Farfus:
"Nossa equipe
fez um belíssimo trabalho hoje aqui em Hockenheim durante a tomada de tempos
para encontrar o acerto ideal do carro, e tudo acabou dando certo. No DTM,
todos estão muito próximos, de forma que um detalhe faz toda a diferença, e foi
isso o que aconteceu aqui. Fizemos uma pequena mudança no acerto durante o Q1,
e isso salvou a nossa classificação, por isso dou os parabéns ao nosso time.
Reconheço que a Audi fez um grande trabalho, então considero que esse quarto
lugar tem sabor de pole-position para nós. Para as nossas pretensões neste fim
de semana, terminar com um bom resultado é fundamental e vamos lutar por isso."
Grid de largada da 10ª etapa da temporada
2014 do DTM, em Hockenheim:
1.Miguel Molina,
Abt Audi, 1min33s316
2.Mattias Ekström,
Abt Audi, 1min33s332
3.Edoardo Mortara,
Abt Audi, 1min33s406
4.Augusto Farfus, RBM BMW, 1min33s460
5.Jamie Green,
Rosberg Audi, 1min33s480
6.Pascal Wehrlein,
Mercedes AMG, 1min33s483
7.Mike
Rockenfeller, Phoenix Audi, 1min33s588
8.Timo Scheider,
Phoenix Audi, 1min33s650
9.António Félix da
Costa, MTEK BMW, 1min33s381, Q2
10.Paul di Resta,
Mercedes AMG, 1min33s468, Q2
11.Adrien Tambay,
Abt Audi, 1min33s498, Q2
12.Robert Wickens,
Mercedes AMG, 1min33s525, Q2
13.Marco Wittmann,
RMG BMW, 1min33s642,Q2
14.Bruno Spengler,
Schnitzer BMW, 1min33s643, Q2
15.Maxime Martin,
RMG BMW, 1min33s664, Q2
16.Gary Paffet,
Mercedes AMG, 1min33s708, Q2
17.Daniel
Juncadella, Mercedes AMG, 1min33s721, Q2
18.Nico Müller,
Rosberg Audi, 1min33s864, Q2
19.Timo Glock, MTEK
BMW, 1min33s775, Q1
20.Martin Tomczyk,
Schnitzer BMW, 1min33s827, Q1
21.Joey Hand, RBM
BMW, 1min33s939, Q1
22.Christian
Vietoris, Mercedes AMG, 1min34s066, Q1
23.Vitaly Petrov,
Mercedes AMG, 1min34s446, Q1
Nenhum comentário:
Postar um comentário