Ícone
da indústria automobilística mundial, o Nissan GT-R é uma das principais
atrações do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014. Chamado pela
imprensa especializada de “Godzilla”, o Nissan GT-R é um símbolo de
esportividade e exclusividade sobre rodas que pode ser conferido de perto pelos
brasileiros no estande da Nissan no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os
dias 30 de outubro e 9 de novembro.
O superesportivo é fabricado exclusivamente na unidade da
Nissan de Tochigi (Japão), com produção limitada a mil unidades por mês. Seu
motor V6 3.8 biturbo, que desenvolve 545 cavalos de potência, é produzido
artesanalmente na fábrica de Yokohama (Japão), em uma sala especial livre de
poeira, em processo semelhante à construção de um propulsor de competição feito
para a NISMO, a divisão de motorsports da Nissan. Cada unidade recebe
uma placa personalizada com o nome do engenheiro responsável por sua produção,
conhecido como “Takumi” (mestre artesão, em japonês).
A unidade exposta no Anhembi é da linha 2015, que traz
novidades como a recalibração da suspensão para um rodar mais macio; visual
aperfeiçoado com a adoção da tecnologia de LED nos faróis e a reestilização do
design das partes frontal e traseira. Além disso, o interior ganhou novos
materiais para realçar o acabamento premium do modelo e ampliar o silêncio
da cabine. Entre os novos materiais estão o painel de instrumentos com
acabamento imitando carbono e o sistema Bose® Active Noise Cancellation,
que monitora sons do motor e internos para enviar frequência oposta àqueles
considerados indesejados com o objetivo de anulá-los e, assim, criar uma
experiência de condução ainda mais agradável.
O Nissan GT-R conta ainda com o sistema Bilstein
DampTronic®, que ajusta os amortecedores de acordo com as
informações dinâmicas para proporcionar forças de amortecimento adequadas e
alto nível de controle em variadas situações de condução. São três modos à
disposição: Normal, Comfort e 'R'. Os mesmos três estágios de ajustes estão
disponíveis para o sistema de controle de estabilidade VDC e para a o manuseio
da alavanca do câmbio.
A calibração de frenagem foi refinada para oferecer
respostas ainda mais firmes, principalmente em condições de pavimento molhado.
O sistema fornecido pela Brembo® tem seis pistões frontais e pinças de quatro
pistões flutuantes na traseira, com montagem radial, ao estilo de veículos de
competições para minimizar a flexibilidade dessas peças durante frenagens
extremas.
O avançado motor biturbo VR38DETT V6, de 3.799 cm³,
desenvolve 545 cavalos de potência e torque de 64 kgfm, ambos entre giros de
3.200 a 5.800 rpm. A força gerada é distribuída às rodas pela avançada
transmissão sequencial de dupla embreagem de seis velocidades, cujas
velocidades podem ser selecionadas por borboletas no volante.
Criada especialmente para o Nissan GT-R, a plataforma Premium
Midship –
com carroceria monobloco – permite o uso de eixo transversal independente na
traseira para a tração integral, sistema batizado pela Nissan de Advanced
Total Traction Engineering System for All-Terrain (ATTESA). Com ele, a
transmissão, a caixa de transferência e a final ficam todas na traseira do
veículo, dispensando o uso dos tradicionais eixos de torção. Isso permite à
suspensão operar de forma independente e tornar ainda mais eficiente a
aderência dos pneus. E o torque pode ser passado totalmente para traseira ou
dividido 50% em cada eixo, dependendo dos dados da velocidade, aceleração
lateral, deslizamento dos pneus, da superfície da estrada e da curva a ser
feita.
Toda a linha do Nissan GT-R 2015 possui sistema de áudio
Bose® com onze alto-falantes, dois woofers virados para frente na
central traseira do apoio de braços central; streaming de áudio via Bluetooth®;
seis airbags; cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e
limitadores de carga; bancos com aquecimento; sistema de navegação por GPS e
display multifuncional com informações sobre boost do turbo, pressão do óleo do
motor, temperatura do óleo da transmissão, distribuição da tração, posição da
direção, dos pedais do acelerador e dos freios. A unidade exposta no Salão do
Automóvel de São Paulo é a versão Premium, um dos três
acabamentos do superesportivo (os outros são a Black Edition e a NISMO).
Especificações Técnicas
Motor: 3,8 litros, longitudinal,
alumínio, seis cilindros em V, 24 válvulas, cabeçote duplo, 545 cavalos e 64
kgfm entre 3.200 e 5.800 rpm (VR38)
Transmissão: dupla embreagem
de seis velocidades montada na traseira, com borboletas de magnésio para trocas
manuais
Suspensão: Dianteira,
independente, braço duplo de alumínio, estrutura de tubo-frame integral com
montagem de seis pontos. Traseira, independente multibraços de alumínio,
estrutura de tubo-frame integral com montagem de seis pontos
Freios: Brembo® com pinças
monobloco de seis pistões, câmaras flutuantes de duas peças, ventilados
(frente) e Brembo® com pinças monobloco de quatro pistões, câmaras flutuantes
de duas peças, ventilados (traseira)
Rodas: aro 20, de dez raios
Pneus: Dunlop® SP Sport Maxx
GT 600 DSST CTT pneus com nitrogênio run-flat ultra de alto desempenho, 255/40Z
RF20 (frente) e 285/35Z RF20 (traseira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário