A Citroën
venceu, convenceu e conquistou antecipadamente o título do Mundial de
Construtores do WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo. A obtenção da
taça aconteceu em um fim de semana muito especial para a equipe em Xangai, na
China, e de uma forma bastante convincente: na primeira corrida da rodada
dupla, os quatro Citroën C-Elysée WTCCs terminaram nas quatro primeiras
posições. O título do WTCC foi o primeiro conquistado pela Citroën em
autódromos, mas a marca já foi cinco vezes campeã da Copa do Mundo de rali
cross country e oito vezes do Campeonato Mundial de Rali (WRC).
E já está
garantido desde a etapa anterior que o piloto campeão será da Citroën. O
argentino José María López, vencedor da histórica primeira prova, ficou ainda
mais perto da taça. Já está 93 e 133 pontos à frente dos companheiros Yvan
Muller e Sébastien Loeb , respectivamente.
O domínio da
Citroën começou a ser configurado no treino classificatório: quatro das cinco
primeiras posições do grid foram obtidas por pilotos da equipe. Correndo em
casa, Ma Qing Hua classificou-se somente atrás de López, com quem compartilhou
a primeira fila. Quando as luzes se apagaram, López manteve-se na liderança,
mas Loeb, que era o quinto colocado, não largou bem e completou a primeira
volta em sétimo. Enquanto Ma Qing Hua não deixava López abrir grande vantagem,
Loeb se recuperava: ultrapassou Tiago Monteiro, Gabriele Tarquini e,
finalmente, Norbert Michelisz. E ainda cruzou a linha de chegada a poucos
décimos de segundo do companheiro Yvan Muller, terceiro colocado.
Não houve muito
tempo para a comemoração do incrível resultado, pois a segunda corrida
começaria logo em seguida. Graças à inversão das dez primeiras posições do
primeiro grid, Sébastien Loeb, em sexto, era o piloto da Citroën mais bem
posicionado. Mas, já nas primeiras curvas, Yvan Muller se aproximou do
companheiro. Loeb tentou superar Hugo Valente, mas Muller tirou vantagem disso
e o ultrapassou. Na tentativa de recuperar o lugar, Loeb de forma acidental
acertou Yvan, e este foi obrigado a sair da prova com uma roda traseira
quebrada. Como sempre, José María López fez seu caminho pelo pelotão e
conseguiu completar a corrida em terceiro. Loeb havia sido o quarto colocado,
mas levou uma punição de 30 segundos por cauda do incidente e foi parar em 12º,
o que fez Ma Qing Hua subir para a quinta posição.
O chefe de
equipe Yves Matton relembrou a origem do sucesso da Citroën em sua estreia no
WTCC: “A temporada ainda não acabou, mas podemos dizer seguramente ser este um
grande ano. Um ano que se iniciou, na verdade, 18 meses atrás, quando começamos
a trabalhar nesse projeto. Seja no centro técnico em Versalhes ou em ação, a
equipe toda se dedicou muito para que estivéssemos prontos para iniciar esse
campeonato. Com um carro muito bem projetado e pilotos fantásticos, obtivemos
resultados realmente excepcionais. Gostaria de agradecer especialmente a Yvan
Muller por ter entrado nesse projeto. É muito emocionante obter as quatro
primeiras posições na China e ver Ma Qing Hua no pódio”.
O diretor de
marketing, comunicações e automobilismo da Citroën, Julien Montarnal, mencionou
outro grande significado da conquista: “A obtenção do título em Xangai, diante
desses fãs, em um evento tão popular, foi perfeita. A China é nosso maior
mercado, e as vendas lá representam cerca de 25% das totais da Citroën”.
O provável
campeão José María López afirmou ter sido um fim de semana muito importante
para ele. “Devo dizer que estava mais nervoso que o normal. É fantástico
assegurar o título para a Citroën. Gostaria de dar os parabéns a todos da
equipe. Embora o piloto tenda a levar boa parte da glória, automobilismo é um
esporte coletivo”, declarou.
Ma Qing Hua
demonstrou gratidão à equipe por todo o trabalho feito com ele ao longo do fim
de semana. “Acredito que essa segunda posição tenha valido até mais que minha
vitória em Moscou”, comemorou. Yvan Muller disse não ter sido o melhor fim de
semana para ele, mas ter ficado feliz com o resultado do time. De acodco com
Sébastien Loeb, a primeira prova foi “empolgante” e esse resultado das quatro
primeiras posições será sempre lembrado. Ainda pediu desculpas a Muller pelo
toque na segunda corrida: “Fui exageradamente otimista na frenagem. Foi justo
eu ter recebido a punição”.
Faltam duas
etapas para o fim do campeonato. Serão realizadas no Japão, em Suzuka, em 26 de
outubro, e em Macau, encerrando o ano de 2014 do WTCC, em 16 de novembro.
Corrida 1:
1º José María
López (Citroën C-Elysée WTCC)
2º Ma Qing Hua
(Citroën C-Elysée WTCC), a 2.089
3º Yvan Muller
(Citroën C-Elysée WTCC), a 5.793
4º Sébastien
Loeb (Citroën C-Elysée WTCC), a 6.175
5º Norbert
Michelisz (Honda Civic WTCC), a 16.050
Volta mais
rapida: Ma Qing Hua, 1:50.833
Corrida 2:
1º Mehdi Bennani
(Honda Civic WTCC)
2º Tiago
Monteiro (Honda Civic WTCC), a 2.590
3º José María
López (Citroën C-Elysée WTCC), a 4.041
4º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC), a 13.976
5º Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC), a 14.416
12º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC) , a 41.238
Volta mais
rápida: Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC), 1:51.316
Mundial de
Pilotos:
1º José María
López, 384 pontos
2º Yvan Muller,
291 pontos
3º Sébastien
Loeb, 251 pontos
4º Tiago
Monteiro, 170 pontos
5º Norbert
Michelisz, 142 pontos
Mundial de
Construtores:
1º Citroën
Total, 848 pontos
2º Honda, 574
pontos
3º Lada, 334
pontos
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