terça-feira, 14 de outubro de 2014

Citroën conquista em sua temporada de estreia o Mundial de Construtores do WTCC

A Citroën venceu, convenceu e conquistou antecipadamente o título do Mundial de Construtores do WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo. A obtenção da taça aconteceu em um fim de semana muito especial para a equipe em Xangai, na China, e de uma forma bastante convincente: na primeira corrida da rodada dupla, os quatro Citroën C-Elysée WTCCs terminaram nas quatro primeiras posições. O título do WTCC foi o primeiro conquistado pela Citroën em autódromos, mas a marca já foi cinco vezes campeã da Copa do Mundo de rali cross country e oito vezes do Campeonato Mundial de Rali (WRC).
           
E já está garantido desde a etapa anterior que o piloto campeão será da Citroën. O argentino José María López, vencedor da histórica primeira prova, ficou ainda mais perto da taça. Já está 93 e 133 pontos à frente dos companheiros Yvan Muller e Sébastien Loeb , respectivamente.
           
O domínio da Citroën começou a ser configurado no treino classificatório: quatro das cinco primeiras posições do grid foram obtidas por pilotos da equipe. Correndo em casa, Ma Qing Hua classificou-se somente atrás de López, com quem compartilhou a primeira fila. Quando as luzes se apagaram, López manteve-se na liderança, mas Loeb, que era o quinto colocado, não largou bem e completou a primeira volta em sétimo. Enquanto Ma Qing Hua não deixava López abrir grande vantagem, Loeb se recuperava: ultrapassou Tiago Monteiro, Gabriele Tarquini e, finalmente, Norbert Michelisz. E ainda cruzou a linha de chegada a poucos décimos de segundo do companheiro Yvan Muller, terceiro colocado.
           
Não houve muito tempo para a comemoração do incrível resultado, pois a segunda corrida começaria logo em seguida. Graças à inversão das dez primeiras posições do primeiro grid, Sébastien Loeb, em sexto, era o piloto da Citroën mais bem posicionado. Mas, já nas primeiras curvas, Yvan Muller se aproximou do companheiro. Loeb tentou superar Hugo Valente, mas Muller tirou vantagem disso e o ultrapassou. Na tentativa de recuperar o lugar, Loeb de forma acidental acertou Yvan, e este foi obrigado a sair da prova com uma roda traseira quebrada. Como sempre, José María López fez seu caminho pelo pelotão e conseguiu completar a corrida em terceiro. Loeb havia sido o quarto colocado, mas levou uma punição de 30 segundos por cauda do incidente e foi parar em 12º, o que fez Ma Qing Hua subir para a quinta posição.
           
O chefe de equipe Yves Matton relembrou a origem do sucesso da Citroën em sua estreia no WTCC: “A temporada ainda não acabou, mas podemos dizer seguramente ser este um grande ano. Um ano que se iniciou, na verdade, 18 meses atrás, quando começamos a trabalhar nesse projeto. Seja no centro técnico em Versalhes ou em ação, a equipe toda se dedicou muito para que estivéssemos prontos para iniciar esse campeonato. Com um carro muito bem projetado e pilotos fantásticos, obtivemos resultados realmente excepcionais. Gostaria de agradecer especialmente a Yvan Muller por ter entrado nesse projeto. É muito emocionante obter as quatro primeiras posições na China e ver Ma Qing Hua no pódio”.
           
O diretor de marketing, comunicações e automobilismo da Citroën, Julien Montarnal, mencionou outro grande significado da conquista: “A obtenção do título em Xangai, diante desses fãs, em um evento tão popular, foi perfeita. A China é nosso maior mercado, e as vendas lá representam cerca de 25% das totais da Citroën”.
           
O provável campeão José María López afirmou ter sido um fim de semana muito importante para ele. “Devo dizer que estava mais nervoso que o normal. É fantástico assegurar o título para a Citroën. Gostaria de dar os parabéns a todos da equipe. Embora o piloto tenda a levar boa parte da glória, automobilismo é um esporte coletivo”, declarou.

           
Ma Qing Hua demonstrou gratidão à equipe por todo o trabalho feito com ele ao longo do fim de semana. “Acredito que essa segunda posição tenha valido até mais que minha vitória em Moscou”, comemorou. Yvan Muller disse não ter sido o melhor fim de semana para ele, mas ter ficado feliz com o resultado do time. De acodco com Sébastien Loeb, a primeira prova foi “empolgante” e esse resultado das quatro primeiras posições será sempre lembrado. Ainda pediu desculpas a Muller pelo toque na segunda corrida: “Fui exageradamente otimista na frenagem. Foi justo eu ter recebido a punição”.
           
Faltam duas etapas para o fim do campeonato. Serão realizadas no Japão, em Suzuka, em 26 de outubro, e em Macau, encerrando o ano de 2014 do WTCC, em 16 de novembro.

Corrida 1:
1º José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
2º Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC), a 2.089
3º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC), a 5.793
4º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC), a 6.175
5º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC), a 16.050
Volta mais rapida: Ma Qing Hua, 1:50.833

Corrida 2:
1º Mehdi Bennani (Honda Civic WTCC)
2º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC), a 2.590
3º José María López (Citroën C-Elysée WTCC), a 4.041
4º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC), a 13.976
5º Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC), a 14.416
12º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC) , a 41.238
Volta mais rápida: Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC), 1:51.316
Mundial de Pilotos:
1º José María López, 384 pontos
2º Yvan Muller, 291 pontos
3º Sébastien Loeb, 251 pontos
4º Tiago Monteiro, 170 pontos
5º Norbert Michelisz, 142 pontos

Mundial de Construtores:
1º Citroën Total, 848 pontos
2º Honda, 574 pontos
3º Lada, 334 pontos


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