Alto desempenho, muita tecnologia, eficiência energética,
luxo e esportividade. Parece muito para um veículo só, mas o Panamera S
E-Hybrid, que estará exposto no estande da Porsche no Salão do Automóvel de São
Paulo, oferece tudo isso. O primeiro carro de luxo híbrido carregável na
tomada, capaz de percorrer 32,2 km/l, representará a linha Panamera no Salão. E
representa a continuação de uma história iniciada em 1900, quando Ferdinand
Porsche criou o Lohner Porsche “Mixte”, considerado o primeiro veículo híbrido
de produção em série do mundo.
O Panamera é o Gran
Turismo de quatro portas da Porsche. Seus quatro ocupantes desfrutam, com alto
nível de conforto, da sensação emocionante de estar em um carro esportivo de
alto gabarito. No Brasil, o modelo é vendido nas versões Panamera, Panamera S e
Panamera Turbo. “Expor o Panamera S E-Hybrid no Salão é uma maneira de mostrar
a capacidade da Porsche de combinar luxo e desempenho de maneira inteligente,
com baixos índices de consumo e emissões”, explica Marcel Visconde, presidente
da Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil. “A Stuttgart
apóia a criação de incentivos governamentais, como a desoneração tributária,
para incentivar a venda de modelos híbridos e elétricos no Brasil. Seria um
grande incentivo à introdução dessa tecnologia na própria indústria
automobilística instalada no País”, prossegue. Por enquanto, o Panamera S
E-Hybrid é vendido no Brasil somente por encomenda.
O Panamera S
E-Hybrid possui propulsão híbrida integral em paralelo (ou seja, o motor a
combustão V6 supercomprimido, com 3 litros) e o motor elétrico podem
impulsionar o veículo conjuntamente ou em separado, um de cada vez, de acordo
com a necessidade de momento). O sistema gera potência de 416 cv a 5.500 rpm (a
potência do motor V6 supercharged é de 333 cv) e torque máximo de 590 Nm de
1.250 a 4.000 rpm, permitindo ao Panamera S E-Hybrid acelerar de 0 a 100 km/h
em 5,5 segundos e chegar a 270 km/h. O motor elétrico gera 95 cv de potência
entre 2.200 e 2.600 rpm e recebe sua energia de uma bateria de íon de lítio com
9,4 kWh de capacidade. O torque máximo, de 310 Nm, é obtido entre zero e 1.700
rpm. O Panamera S E-Hybrid usa câmbio automático Tiptronic S, de oito marchas.
Mesmo com alto
desempenho, o Panamera S E-Hybrid tem consumo de combustível surpreendentemente
baixo: 32,3 km/l. Isso equivale a emissões de CO2 de 71 g/km. É possível viver
uma intensa experiência de direção apenas no modo elétrico - sem consumir
nenhum combustível e sem nenhuma emissão local, o que é especialmente vantajoso
no ambiente urbano. A distância que pode ser percorrida apenas no modo elétrico
do Panamera S E-Hybrid foi estabelecida entre 18 e 36 km. Em condições
particularmente favoráveis, essa distância poderia ainda ser maior. Operado
apenas no modo elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário