De 30 de outubro a 9 de novembro, o maior evento
automobilístico do país – e o segundo maior gerador de gastos em S Paulo, o
Salão do Automóvel, em 28a edição. Exposição festiva, dizem
estudos da SP Turis, empresa de turismo municipal administradora (?) da
descuidada área expositiva do Anhembi, recebeu em 2012, 750 mil visitantes.
Destes 32,8 % turistas, proporção de 1x3. Presença ascendente de mulheres,
29,5%. Mesma entidade projeta tenha gerado movimentação financeira de R$ 240M
em hospedagem, alimentação, compras e lazer. Superior ao Salão, só a
coincidente prova de Fórmula 1.
Segundo ano de crise, queda de vendas da indústria
automobilística mundial, e deixando de ser data e local de apresentação de
novos modelos, o Salão repetirá o recentemente ocorrido em Paris: novidades
pontuais em produtos, versões com pequenas intervenções, apresentação de
conceitos e demonstrações de tecnologia em meio à caminhada para reduzir
consumo e emissões. Coisas nem sempre factíveis e às vezes inadequadas à linha
oficial do governo brasileiro, incentivando apenas os híbridos capazes de gerar
sua própria energia alternativa, distantes das tomadas de duvidosa certeza.
Há atrações paralelas. A revista 4 Rodas,
por exemplo, terá competição do game oficial, e vencedor ganhará
viagem com acompanhante para ver a prova final do campeonato de Stock
Car em Curitiba, Pr. Um dos diferenciais da revista, os testes de
longa duração, 60 mil km, com desmontagem do veículo testado. No caso, um Toyota Etios será desmontado e refeito no
período do evento.
A Petrobras, um dos assuntos preferidos na campanha
presidencial, e detestado pelos que nela aplicaram sua poupança, entre
denúncias e perda de valor em suas ações, precisa se mostrar
institucionalmente, e para isto será, curiosamente, patrocinadora da mostra.
Novidades
Marcas míticas representadas pelo
mesmo importador – Ferrari, Maserati, Lamborghini, Rolls-Royce – não estarão
presentes. Aston Martin, um dos negócios do presidente da JAC, também não. Mas
ao consumidor normal restam muitas atrações. Algumas
dentre a centena prevista para o 28o.
A
Audi exibirá linha completa com foco especial no novo TT Roadster
apresentado em Paris. Projeto audacioso, construção com intenso uso de alumínio
para reduzir peso e permitir rendimento por motores pequenos, 2.0 FSI turbo,
com 230 ou 310 cv no TTS. Um de seus
pontos mais diferenciados é o painel virtual de instrumentos, centrados
digitalmente numa tela central. Apenas a versão TTS pode trazer solitário
mostrador, o contagiros.
Outra
atração será o Urban Concept, com dois motores elétricos, mescla de carro de
corrida, de lazer e urbano. Entretanto, para juntar interessados, é a
possibilidade de testar os carros da marca ruas próximas ao Salão – edição
passada Neymar Jr acabou com o barato alheio quando saiu para testar e devolveu
no dia seguinte ...
B
BMW aproveitará o ar de nova produtora
nacional e exporá o sedã 328 Flex montado em Santa Catarina; a nova família
Mini, os elétricos i3 e 8, e terá espaço para a sua linha de performance, a M
com foco no recém apresentado M4. No Salão deverá anunciar planos de novos
produtos de montagem nacional.
C
Chinesa Chery irá ao Salão
comissão dupla: exibir os produtos para 2015, fazendo um leque do Tiggo 5, do
sedã Arrizo 7 e o conceito Alfa. Quer mostrar inovação programada em três eixos
design, segurança, mecânica
eficiente. Imprimir exemplo de tecnologia e qualidade, afastando as dúvidas com
relação aos neo produtos.Atrações paralelas serão o Celer, em
início de produção, e o QQ em formas definitivas para a fabricação do Brasil
próximo ano.
Citroën – No Salão terá o
carimbo Feel Good, união de
tecnologia e modernidade voltadas ao cliente. Atração maior, o Cactus com
propostas que migrarão a outros produtos, como a boa administração de espaços e
o Air Bump, faixa envolvente para absorver pequenas pancadas do
trânsito. Fará pesquisa de mercado com o C4 Picasso sobre viabilidade de
importação, e exibirá o C3 Hybrid. Usa motor a gasolina e um compressor de ar
armazenando energia. A tecnologia ocupa pouco espaço, auxilia conter o consumo
– faz até 3 litros por 100 km, e é a de menor custo e maior factibilidade.
D
DS – Nova marca, egressa da Citroën, diferenciada
em estilo. Muita festa, no espírito dos DS. O 3 marca-se por conteúdo, e pela
assinatura luminosa com faróis Bi Xenon Ful Led, GPS com mapa do Brasil e tela
de 7 polegadas (17,5 cm), frenagem automática anti colisão, câmera de ré,
som hi-fi de qualidade. Motorização que não é semente, água,
adubo ou trator, mas salva a lavoura na holding PSA:
desenvolvido com a BMW, 1.6 turbo com injeção direta, no DS3 dotado de overboost –
aumenta em 2 quilos a pressão do turbo, chegando a 26,5 m.kgf – a partir da 3ª.
das seis marchas – não aplicável em 1ª. e 2ª. pois a volumosa pá de
torque sobre as rodas faria o carro patinar sem sair do lugar . Item
de charme, som esportivo nas acelerações, e de percepção, as suspensões
ajustadas, as grandes buchas traseiras para auxiliar absorver irregularidades,
o volante de pequeno diâmetro – 36,3 cm. Pneus 205x45 em aro 17” são dúvida. As
reduzidas laterais devem ser incapazes de convívio com as irregularidades e os
buracos do piso nacional.
H
Honda terá a maior quantidade de novos modelos:
Fit renovado, City recém lançado, Civic SI entrando em vendas, e duas
novidades: versão EXR, topo em Civic, e o utilitário esportivo sobre a
plataforma do Fit. No exterior chamado Vezel, aqui terá outro nome, e motor
diferente do 1.5 familiar. Será o 1.8 i-VTEC, ex-Civic aprimorado para sanar a
deficiência de torque abaixo das 4.000 rpm, e gerando aproximados 150 cv. Será
um dos pontos altos da empresa. Misto
entre cupê e utilitário esportivo, rodar automobilístico e bom conteúdo, não o
comparam com o ex-queridinho Ford EcoSport, menor em entre eixos e conforto.
Colocam-no na faixa superior entre R$ 75 mil e R$ 95 mil. Aqui não se chamará
Vezel, mas possivelmente HR-G com
grandes pretensões, iniciando ser construído na atual fábrica de Sumaré, após
Itirapina, também São Paulo, e Campana, Argentina. Transmissão mecânica 6V ou automática CVT, possibilidade de tração nas quatro rodas, e a novidade de ser o
híbrido da marca, gerador de sua própria energia, preferência legal para
produção no Brasil.
Jaguar, marca bem segmentada, terá o recém lançado
XE, menor em porte, maior em pretensões. Carroceria em alumínio, tração
traseira, muito acertado em dirigibilidade e conforto. Pretende competir em
porte na faixa mais vendida de sedãs Mercedes C, BMW 3 e Audi 3 – porém com
preço de modelos maiores.
Jeep, uma
das pioneiras marcas no Brasil, volta a ser produzido no país, como ocorreu há
60 anos. Agora, junto com a Fiat e a Chrysler, formam a FCA. O produto é
o Renegade, sobre plataforma multi uso, em inúmeras versões – tração em duas e
quatro rodas, motores a gasolina e diesel, transmissões mecânica e automática
com 9 velocidades.
Haverão outros produtos da marca, como o Wrangler,
de produção limitada, mas o Renegade gerará uma das maiores passagens no
estande da Jeep.
L
Land Rover, associada à Jaguar, controladas pela
indiana Tata, aproveitará a mostra para oferecer demonstrações de performance
no Terrapod, estrutura metálica simulando as dificuldades off
road, montada no estacionamento do Anhembi. Novidade maior, o utilitário
esportivo compacto Discovery Sport.
Recém lançado, o Lifan 530,
sedã 4 portas, motor 1.5 atualizado, exibirá a fórmula chinesa, do apreciável
conteúdo para o segmento e preço.
M
Mercedes terá amplo
leque de atrações, mas com certeza maior delas será o AMG GT, o super esportivo
da nova marca. Outras novidades a linha AMG com exemplo até sobre outra
novidade recém apresentada, o GLA.
P
Adjutório
para contornar as dificuldades e queda de participação no mercado, estrela
maior da Peugeot será o pequeno utilitário esportivo 2008. A depender do
preço será sucesso pelo bom aproveitar o espaço interno e o ótimo comportamento
e condução da plataforma do Peugeot 208 de onde deriva.
R
No estande da Renault poucas
novidades maiores: o Fluence retocado – novo grupo óptico, enorme realce cromado
para os faróis auxiliares -, lançamento e vendas em novembro; série limitada do
Logan, a Exclusive. Para saber como será o picape Duster, principal lançamento
da marca em 2015, a área de estilo enfeitou uma unidade.
S
Linha da Suzuki é refresco
para a rede de revendedores, para aumentar a variedade de produtos. Além do
Swift, recém apresentado; dos goianos jipinhos Jimny, terá duas versões do
Grand Vitara – a Limited Edition, cor Bronze interior Bege, e sem estepe –
porta eletrônico medidor da pressão em tempo real e aciona um alarme de perda
de pressão. Se ocorridas com o automóvel fora de uso, à noite, por exemplo, há
compressor e borracha líquida para encher e vedar o furo. Revestimento em couro
e camurça, R$ 95.800. Outra versão, apenas com tração dianteira e
transmissão automática. Família Vitara tem preços entre R$ 78.500 a R$ 104.300.
V
Volkswagen focará
objetivamente em seis lançamentos: Jetta, em versão Higline, motor 2.0 TSI, 211
cv e transmissão de 6V sistema dupla embreagem. Será produzido no Brasil no
primeiro semestre. Versão do Fox, a Pepper, tipo carro conceito combinando novo
motor 1.6 e 120 cv mais câmbio mecânico de seis velocidades; SpaceFox com
melhor dotação de confortos internos, sensores de estacionamento, controle de
estabilidade, navegador integrado; Space Cross; picape Saveiro cabine simples;
e arremata com versão Dark Label do Amarok,
motor diesel 2.0, bi turbo, 180 cv, transmissão
automática de 8 velocidades.
Ingressos
Para fomentar vendas e melhor administrar fluxo de
público, a organizadora do evento Reed Exhibitions Alcântara Machado vende
entradas antecipadas, até 29 de outubro - ou duração do estoque. Preços
de R$ 24,30 no primeiro dia, a R$ 61,20 fins de semana. Pelo Facebook, há
ingressos a partir de R$ 22.
Indo
Vá de taxi. Os acessos são funiculares e os
estacionamentos, caros. Roupa leve. Sem ar condicionado, extremamente mal
ventilado, é sauna coletiva. Não é responsabilidade do evento, mas da SP Turis,
administradora do espaço.
Entrando, oriente-se sobre as saídas. O Anhembi é
mal sinalizado neste aspecto. Por interesse ou conforto, vá à tarde, durante a
semana, de menor frequência. À noite e finais de semana a área opera no
limite máximo de sua capacidade.
Só receba os impressos do seu interesse. Não pegue
todos para descartar depois, porque há muita gente de baixa educação gerando
lixo, às vezes jogando-o no chão.
Serviço
Salão do Automóvel de São Paulo
30.Outubro - 9.Novembro.2014 Horário: 14 - 22h (dia 30 de outubro); 13
- 22h (31 de outubro - 8 de novembro);
Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana - S.
Paulo
Roda-a-roda
Olho do dono – 2015 Porsche instalará escritório no
Brasil. Como informou a Coluna anteriormente, marca quer ter
mais presença, entender o mercado e descobrir como vender mais. O Brasil é o
melhor mercado da América do Sul e hoje a política de preços e participação é
traçada pelo importador.
Porquê – Sergio Marchionne, CEO, avisou e criou o
caso: a próxima geração do Jeep Wangler não será feita na tradicional fábrica de Toledo, Ohio, EUA, berço do Jeep Willys. Lá opera seis dias por
semana, 20 horas/diárias.
Não ! – Cidade e Estado se movem contra a
decisão, mas razão econômica é incontornável: demanda de mercado supera a
capacidade de produção, exigindo mais espaço industrial. E próximo modelo com
muito alumínio em sua composição, desaconselha ser feito em locais diferentes. Deixar de fazer, de vender, e de produzir lucros,
não está no programa da FCA.
Peugeot – Projeto da Peugeot para peitar a
crise na matriz e a queda de vendas e participação no mercado local, é de
concentração, o Generalismo Premium.
E ? - Fixa vender 45 mil unidades em 2015 –
este ano pouco acima de 40 mil; melhorará produtos em conteúdo e preço, adotará
o conceito formado pelo mercado, identificando a marca com luxo, sem disputar
vendas com outros produtos mais baratos. Mais importa o lucro unitário.
Produtos - Incrementará versão básica do 208;
importará novo 308, e em julho, vende-lo-á em paralelo ao modelo anterior, hoje
produzido na Argentina; atualizará 308 e 408, com frente lembrando 508;
importará 3008 em versão superior – contendo key less,
alavanquinhas para mudar marchas.
Je suis desolée –
Franceses usam esta expressão para não resolver o prejuízo ou o problema
alheio. Parece, foi lembrada em recente reunião no oferecer novidades e
prevenir a rede revendedora: a Peugeot quer garra e qualidade de serviços, e
reduzirá a rede para garantir maior rentabilidade aos operadores. Quer 110
revendedores, contra os 145 atuais. Cortará 35 até o final de 2015.
Racionalidade – Uma das medidas de Carlos Tavares,
novo CEO da PSA para reativá-la foi criar a marca DS, ex braço Citroën. Sem
estrutura adicional, mas no que pode o pessoal da Citroën se divide entre as
duas marcas.
Prêmio – BMW premiou Pirelli por inovação em
qualidade no processo de vulcanização do pneu, variando de unidade para unidade
e garantindo a melhor qualidade individual, não por partida ou série.
Negócio – Daimle
Aero Design - Entre 30
de outubro e 2 de novembro, São José dos Campos, SP, verá 95 aviões, projetados
e construídos por estudantes de engenharia do Brasil e do Exterior na 16ª
Competição SAE BRASIL AeroDesign.
Movimento – Aproximadamente 1.300 pessoas
envolvidas entre estudantes e orientadores, representando 68 instituições de
ensino superior, todos com aviões radiocontrolados de sua criação. Demanda
grande barrou 35 entidades e seus projetos. Veja http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1042/auth
Aeronaves – Disputarão três classes, Regular,
Classe Advanced e Micro, as primeiras poderão transportar
carga útil. Vencedores representarão o Brasil na SAE Aerodesign
East Competition, EUA, 2015.
Tecnologia – Câmara filmadora Dalgas DVR chega a
país e promete ser boa aliada do motorista. Aplicada ao veículo, entre o
retrovisor e o para brisas, grava o deslocamento e serve para registro
turístico e de situações, de paisagens, a acidentes e achaques policiais nas
estradas. R$ 780.
Ocasião – ABLA, associação das locadoras de
veículos, fez ajuste com a BMW para aproximar associados e a marca alemã
produtora dos Mini. Querem fomentar a locação corporativa, como benefício aos
executivos no alto do organograma. Reduz custos em até 25% segundo Paulo Nemer,
da associação reunindo 2.600 locadoras.
Gente –Viviane Vilar da Costa, jornalista,
deixou a assessoria de imprensa da Mercedes. OOOO Tem vaga no
estacionamento da Honda, em setor idêntico. OOOO Gilberto Gil,
compositor, cantor, novo Embaixador da Audi. OOOO Promoverá
a marca. No pacote, uso de Audi Q3 versão Ambition, a ser produzido no Brasil. OOOO Otacílio
Gomes, engenheiro, ex MWM e Maxxion, mudança. OOOO Diretor Geral da SAE
Brasil, entidade de engenheiros automobilísticos. OOOO Michael Millikin, 66, principal advogado da GM,
aposentadoria. OOOO Desgastado em audiência no Congresso dos
EUA quando cobrado pelas omissões de seu departamento nas mortes causadas por
economia nas fechaduras de ignição. OOOO É o terceiro grande executivo a deixar
a empresa pelo caso. OOOO
De ônibus Mercedes vem na frente
Mercedes venceu concorrência e fornecerá 65 ônibus
para o serviço de transportes em Salvador, e mais de 500 a operações
paulistanas. Empresa é líder na venda de ônibus, assim como tem pioneiro
caminho no Brasil.
Começou, por representante logo transformado em
sócio local, como montadora de lotações – micro ônibus cariocas – no Rio de
Janeiro. Intimidade e percepção do tamanho e futuro do mercado permitiu
implantar-se no país antes dos incentivos do governo JK, e neste a oportunidade
de substituir o projeto de construção dos automóveis 219 e 220 pelo de fazer os
ônibus monobloco.
Foi uma revolução no modelo brasileiro. Plataforma
baixa, motor traseiro isolado da cabine, suspensão para transporte de
passageiros, relegava a fórmula então em prática de utilizar chassi e suspensão
de caminhões projetados ao transporte de carga, para conduzir passageiros.Montou fábrica especial para faze-los e, anos após,
ao deixar o negócio, abriu caminho para a evolução do ônibus, sedimentação e
nascimento de encarroçadoras, algumas com operação multi nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário