A Foton
Caminhões dá mais um importante passo na construção de sua unidade industrial
no Brasil. No dia de hoje pela manhã (15 de outubro), em Canoas (RS), a empresa
apresentou ao governo estadual do Rio Grande do Sul o protótipo nacional do
caminhão de 10 toneladas, que será o primeiro modelo a ser produzido na fábrica
sediada no município gaúcho de Guaíba a partir de 2016. O encontro ocorreu nas
instalações da Transportes Gabardo, do empresário Sérgio Gabardo, que assumiu
as atividades de recebimento e desembarque dos caminhões Foton no Porto de Rio
Grande (RS), bem como a preparação dos veículos para envio da rede de
concessionárias e o transporte até o destino dos veículos em todos os
municípios que estão localizadas as revendas Foton.
A
Foton aproveitou a ocasião para apresentar aos representantes do poder público
quem serão os fornecedores de peças e componentes do veículo. “Em função das
parcerias que fechamos com 20 dos principais fornecedores instalados no Brasil,
nosso caminhão de 10 toneladas sairá da linha de produção com mais de 65% de
seu conteúdo nacionalizado, e assim atenderemos aos requisitos do programa
Inovar Auto, do governo federal, além do FINAME”, diz Luiz
Carlos Mendonça de Barros, presidente do conselho da Foton Caminhões. No evento
participou também o Banrisul, banco que participará no financiamento da fábrica
de Guaíba.
As empresas
fornecedoras apresentadas pela Foton e já confirmadas são: Continental
(tacógrafo) Vidroforte (vidros da cabine); Cummins (motor e pós tratamento); ZF
e Sachs (transmissão e embreagem); Dana, Knorr e Frum (componentes para eixos);
Monroe e Rassini (itens da suspensão); Maxion (chassis e rodas); Pirelli
(pneus); Voss e Brunning (itens de frenagem); Bepo e Indebras (sistema de
combustível); Heliar (bateria); Schwaben ( engenharia) Mobil (fluidos em geral
como óleo do motor, freio, etc.). Itens como chicotes, suportes, parafusos e
outras peças estão em negociações com empresas do Rio Grande do Sul.
As
obras para a construção da fábrica tiveram início em abril deste ano e a
previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de
montagem em Guaíba no início de 2016. Até lá, a empresa continuará importando
da matriz chinesa, em Beijing, os modelos de 3,5 até 24 toneladas de PBT (Peso
Bruto Total) que desde junho estão sendo desembarcados em Rio Grande, RS. Até o
fim deste ano, 100 contêineres com peças, acessórios e cerca de 1000 caminhões
devem ser entregues, todos por Rio Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário