domingo, 19 de outubro de 2014

Foton apresenta protótipo do primeiro caminhão que será produzido no Brasil

A Foton Caminhões dá mais um importante passo na construção de sua unidade industrial no Brasil. No dia de hoje pela manhã (15 de outubro), em Canoas (RS), a empresa apresentou ao governo estadual do Rio Grande do Sul o protótipo nacional do caminhão de 10 toneladas, que será o primeiro modelo a ser produzido na fábrica sediada no município gaúcho de Guaíba a partir de 2016. O encontro ocorreu nas instalações da Transportes Gabardo, do empresário Sérgio Gabardo, que assumiu as atividades de recebimento e desembarque dos caminhões Foton no Porto de Rio Grande (RS), bem como a preparação dos veículos para envio da rede de concessionárias e o transporte até o destino dos veículos em todos os municípios que estão localizadas as revendas Foton.

A Foton aproveitou a ocasião para apresentar aos representantes do poder público quem serão os fornecedores de peças e componentes do veículo. “Em função das parcerias que fechamos com 20 dos principais fornecedores instalados no Brasil, nosso caminhão de 10 toneladas sairá da linha de produção com mais de 65% de seu conteúdo nacionalizado, e assim atenderemos aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do FINAME”, diz Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do conselho da Foton Caminhões. No evento participou também o Banrisul, banco que participará no financiamento da fábrica de Guaíba.

As empresas fornecedoras apresentadas pela Foton e já confirmadas são: Continental (tacógrafo) Vidroforte (vidros da cabine); Cummins (motor e pós tratamento); ZF e Sachs (transmissão e embreagem); Dana, Knorr e Frum (componentes para eixos); Monroe e Rassini (itens da suspensão); Maxion (chassis e rodas); Pirelli (pneus); Voss e Brunning (itens de frenagem); Bepo e Indebras (sistema de combustível); Heliar (bateria); Schwaben ( engenharia) Mobil (fluidos em geral como óleo do motor, freio, etc.). Itens como chicotes, suportes, parafusos e outras peças estão em negociações com empresas do Rio Grande do Sul.
  
As obras para a construção da fábrica tiveram início em abril deste ano e a previsão é que o primeiro caminhão brasileiro da marca deixe a linha de montagem em Guaíba no início de 2016. Até lá, a empresa continuará importando da matriz chinesa, em Beijing, os modelos de 3,5 até 24 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) que desde junho estão sendo desembarcados em Rio Grande, RS. Até o fim deste ano, 100 contêineres com peças, acessórios e cerca de 1000 caminhões devem ser entregues, todos por Rio Grande.

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