A MAN Diesel & Turbo vai apresentar sua nova linha de motores a gás com
turboalimentação de duplo estágio na feira comercial da Power-Gen Europe em
Amsterdam, na Holanda, de 9 a 11 de junho. A partir de agora, os dois modelos a
gás da empresa passam a estar disponíveis com turboalimentação de duplo
estágio. Essa tecnologia proporciona uma exelente eficiência e redução do
consumo devido ao arranjo em série dos turboalimentadores de baixa e de alta
pressão. As novas versões ampliam a linha dos motores a gás da MAN Diesel &
Turbo e se beneficiam da vasta experiência da companhia com turbo de duplo
estágio que funciona a base de combustível.
O modelo 35/44G TS
conta com sistema de ignição e está disponível nas versões de cilindros 12 V e
20 V, com potências mecânicas de 7.4 MW e 12.4 MW. O modelo 51/60G TS pode ser
entregue na versão de 18 cilindros, com 18.9 MW e 20.7 MW. Com 18.9 MW, sua
eficiência mecânica chega a 50,7% nas aplicações de ciclo simples. Já o motor
de 20.7 MW é o mais potente movido a gas que existe atualmente no mercado.
A turboalimentação
de duplo estágio traz grandes vantagens. Entre elas, a maior eficiência com
relação aos de estágio simples, resultante principalmente do intercooler que é
fixado entre o turbocompressor de estágio de baixa e de alta pressão.
Além do mais, promove a redução das emissões de NOx através da utilização
extensiva do ciclo Miller. Outro benefício do sistema de duplo estágio é o
consumo mais eficiente do combustível do motor.
“As versões de
duplo estágio oferecem uma maior potência e eficácia, permitindo também uma
maior densidade de energia e, consequentemente, um projeto mais compacto nas
instalações”, afirma o Dr. Tilman Tütken, vice-presidente da MAN Diesel &
Turbo e diretor de Vendas de Unidades de Energia na Europa. “Nossos motores a
gás estão equipados perfeitamente para ajudar os operadores das unidades a
dominar as demandas atuais dos mercados de energia em transição, nos quais o
constante aumento de energia intermitente renovável impõe novos desafios para a
operação flexível de uma fábrica”.
O executivo destaca
ainda a oferta de diferenciais operacionais, tais como agilidade nas partidas,
paradas e em aumentos. “Esses são requisitos em marcos regulatórios de mercados
para energia, como os de correção de capacidade. Graças às configurações
aperfeiçoadas para a produção combinada de potência e calor no processo (CHP),
pode-se atingir uma eficiência total de mais de 90%”, explica Dr. Tilman
Tütken.
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