Os
pilotos do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) correram em um
circuito lendário no fim de semana passado. A etapa alemã, a quarta desta
temporada, foi realizada em uma pista que combinou o moderno traçado de Nürburgring
com o tradicional trecho Nordschleife (o “Inferno Verde”), o que resultou em
25,378 km por volta. O desafio era enorme, e a Citroën novamente não deu
chances aos concorrentes. Conquistou uma trinca na primeira corrida do domingo
e uma dobradinha na segunda.
Antes da segunda
corrida, uma garoa caía em várias partes do circuito, mas todos os pilotos
optaram por pneus lisos. Quando as luzes se apagaram, Yvan Muller novamente
sobressaiu. O francês logo assumiu a segunda posição, encontrando-se entre
Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini. Enquanto isso, Tom Coronel e Mehdi Bennani
estavam à frente de Ma Qing Hua, José María López e Sébastien Loeb.
No fim da
primeira de três voltas, Yvan Muller aproveitou-se do vácuo de Monteiro para
assumir a primeira posição. Coronel também não aguentou a pressão e foi superado
por Bennani, Ma, López e, finalmente, Loeb. Em uma dura batalha, Ma e López
conseguiram ultrapassagens sobre Bennani. O chinês, porém, perdeu o controle do
carro e bateu em uma barreira de proteção. López e os outros pilotos
conseguiram passar pelos detritos sem perder contato com o trio dianteiro.
Yvan Muller
colocou-se fora do alcance, e López ultrapassou Gabriele Tarquini e Tiago
Monteiro, tornando-se o segundo colocado. Loeb completou a prova em quinto
lugar.
A
CEO da Citroën, Linda Jackson, esteve lá e comemorou com a equipe as vitórias: “Estou satisfeita com meu primeiro fim de
semana na pista com a Citroën Racing. Em
primeiro lugar, claro, tenho de ressaltar os excelentes resultados da equipe.
Uma trinca e uma dobradinha são recompensas pelo trabalho árduo de um time de
profissionais apaixonados. Também fiquei impressionada com o talento do grupo
de pilotos montado por Yves Matton, particularmente nesse circuito. Nürburgring
e Nordschleife são renomados no mundo do automobilismo, então a Citroën pode se
orgulhar do fato de os C-Elysées estarem no topo aqui”.
Após
uma vitória e um segundo lugar, José María López estava radiante. “Todos
os pilotos querem vencer aqui, e eu queria mais que qualquer um. É um
sentimento incrível triunfar em uma pista assim. Na primeira prova, Hugo
Valente fez uma má largada, o que facilitou minha vida. Pude abrir distância na
primeira volta, já que Seb não estava em posição de pegar meu vácuo na longa
reta. Na segunda prova, acompanhei Ma, que acelerou bastante. Não pude
superá-lo e devo dizer que já pensava que chegaria ao fim atrás dele. Quando
ele bateu, pude me aproximar... Pensava que poderia ultrapassar o Tarquini, mas
também pude realizar uma manobra sobre o Monteiro, que estava fora do vácuo de
Yvan. Foi realmente um fim de semana fantástico; parabéns à equipe, que estava
em seu melhor novamente”, disse o argentino.
A
próxima etapa, a russa, será disputada em Moscou entre os dias 5 e 7 de junho.
Corrida 1:
1º José María López (Citroën C-Elysée
WTCC)
2º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée
WTCC)
3º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
4º Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
5º Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
6º Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC)
7º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée
WTCC)
Corrida 2:
1º Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
2° José María López (Citroën C-Elysée
WTCC)
3º Tiago Monteiro (Honda Civic WTCC)
4º Gabriele Tarquini (Honda Civic WTCC)
5º Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée
WTCC)
6º Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée
WTCC)
Mundial de Pilotos:
1º José María López, 177 pontos
2º Sébastien Loeb, 127 pontos
3º Yvan Muller, 126 pontos
4º Tiago Monteiro, 73 pontos
5º Ma Qing Hua, 64 pontos
9º Mehdi Bennani, 40 pontos
Mundial de Construtores:
1º Citroën, 364 pontos
2º Honda, 249 pontos
3º Lada, 73 pontos
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