A Toyota foi coroada pela oitava vez como marca líder em
valor no setor automotivo global, segundo 10ª edição do ranking BrandZTM Top
100 Most Valuable Global Brands 2015, a maior base de dados sobre relação entre
consumidores e marcas no mundo inteiro.
O estudo combina fórmulas e medidas que delimitam o valor
das empresas, com base na percepção e opinião das pessoas. Idealizadora do
ranking BrandZTM, a Millward Brown Optimor, consultoria global líder em
análises de comunicações e marketing, propaganda e pesquisa digital,
entrevistou mais de 2 milhões de consumidores em mais de 30 países.
A Toyota, com um valor de marca estimado em US$ 28,9
bilhões, tem permanecido entre as posições máximas do BrandZTM desde 2006,
quando a Millward Brown Optimor iniciou a série. Além da Toyota, a marca Lexus
também figura entre as dez mais valiosas do segmento, com US$ 4,3 bilhões.
Para compilação das informações são proporcionalmente
consideradas performance financeira e de negócios de cada companhia, a fim de
separar o valor que a marca desempenha para gerar receita e capitalização de
mercado. Na equação são incluídas, ainda, as variações regionais.
Segundo os autores do relatório, embora as vendas de automóveis
tenham apresentado sinais de melhoras em algumas regiões, o patamar permanece
abaixo dos níveis pré-recessão em outros mercados, impactando negativamente os
valores globais das marcas. Em contraste, as vendas totais da Toyota Motor
Corporation em 2014 aumentaram em 2,5%, para 10,2 milhões de unidades,
impactando positivamente para valorização da marca no ranking deste ano.
Novas tecnologias
O pioneirismo na produção de veículos com tecnologia de
propulsão alternativas, atreladas à redução de emissões, foi outro fundamental
aspecto que levou a Toyota à liderança no ranking BrandZTM em 2015, de acordo
com os especialistas.
Em 2014, a Toyota lançou o primeiro carro abastecido a
hidrogênio em escala comercial no mundo, o Mirai, já disponível para venda no
Japão. No segundo semestre deste ano, a fabricante deve iniciar a
comercialização do modelo movido à célula de combustível na Europa e EUA.
Além disso, a companhia foi a primeira fabricante no
mundo a produzir veículos híbridos, com a introdução do Prius, em 1997. Desde
então, as vendas de automóveis da marca com esta tecnologia ultrapassaram a
barreira das 7 milhões de unidades globalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário