A Volkswagen está apresentando o Golf Variant, modelo
baseado no Novo Golf e que, assim como o hatchback, chega para estabelecer
novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança
no mercado brasileiro. O modelo combina toda a inovação da Volkswagen a
versatilidade e espaço para a família.
Oferecido nas versões Comfortline e Highline, o Golf
Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com potência de
140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf,
disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm.
Ambas as versões do Golf Variant têm esse motor combinado
exclusivamente à transmissão automática DSG de sete marchas, com função
“Tiptronic” (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio
da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).
Um dos principais destaques do Golf Variant é sua
versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens:
seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são
três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco
ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens
aumenta para 1.620 litros.
A partir das portas traseiras, modificações especiais
foram desenvolvidas para a criação de um desenho exclusivo. O modelo foi
planejado como um novo membro da família e seu desenvolvimento ocorreu em
paralelo ao da versão hatchback. Dessa forma, apesar de sua relação direta com
o Golf, o Golf Variant mostra linhas independentes e uniformes tanto na lateral
quanto na traseira.
São de série para o Golf Variant recursos como
sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de
Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do
diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do
passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático
“um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e
monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.
O Golf Variant é oferecido no mercado brasileiro nas
versões Comfortline e Highline. Em ambas o modelo incorpora faróis dianteiros
com dupla parábola e lâmpadas halógenas, com luzes de uso diurno. Para a versão
Highline estão disponíveis, como opcionais, faróis bixenônio com LEDs para uso
diurno.
Externamente as versões se diferenciam pelos frisos
cromados presentes na Highline. Também diferencia as versões o rack de teto, na
cor prata anodizada na versão Highline e na cor preta na versão Comfortline.
Em ambas as versões o Golf Variant é equipado de série
com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. Os pneus têm as
medidas 205/55 R16. Para a versão Comfortline são oferecidas como opcionais as
rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, com pneus 225/45 R17. A versão
Highline tem como opcionais as rodas de liga leve “Geneva” e “Madrid”, ambas de
17 polegadas, com pneus 225/45 R17.
O Golf Variant traz na versão Comfortline acabamento da
cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). Há apliques em alumínio
escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a
alavanca de câmbio têm revestimento de couro.
A versão Highline oferece duas opções de revestimento de
couro para a cabine: Preto Vienna ou Shetland Vienna (tonalidade clara). Os
bancos dianteiros do Golf Variant Highline possuem desenho esportivo, com mais
apoio lateral. Além disso, a cabine do Golf Variant em sua versão de topo
possui iluminação ambiente.
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa
braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes
dianteiros e traseiros em carpete.
O DNA de design da Volkswagen também se
expressa no Golf Variant como um “rosto” de traços atraentes. Para isso foram
definidos elementos horizontalmente equilibrados que geram uma certa largura
visual. Cada veículo Volkswagen tem suas características próprias; na classe do
Golf se incluem osfaróis, que se curvam ligeiramente para cima e uma altura
máxima definida da grade do radiador.
Em sua parte inferior, a grade do radiador traz uma borda
cromada que, quando os faróis são bixenônio (de fachos direcionais) essa peça
cromada continua pelo alojamento dos faróis.
A altura em seu interior é de 981 mm na
dianteira e de 980 mm na traseira. Os passageiros do banco traseiro têm ótimo
espaço para as pernas. O espaço para os cotovelos também é excelente, de 1.469
mm na dianteira e de 1.441 mm na traseira.
Em seu interior, o Golf Variant também ultrapassa as
fronteiras de sua categoria em termos de qualidade de materiais, aparência e
design. O amplo console central remete a veículos de classes superiores.
Sob o módulo de informação e entretenimento, montado bem
ao centro do painel, estão os controles bem distribuídos do sistema de
climatização. Segue-se a parte inferior do console, que se prolonga até
alinhar-se com o grande apoio de braços central. Há um porta-objetos maior oculto
sob o apoio de braços central, que pode ser ajustado no sentido longitudinal e
em altura.
Os comandos dos vidros elétricos são colocados
ergonomicamente nos apoios de braços. No lado do motorista, à frente da
maçaneta da porta, fica o controle de ajuste dos espelhos elétricos. Os painéis
de acabamento das portas são decorados com a interseção de duas linhas curvas
que separam inteligentemente suas áreas funcionais: apoio de braço, maçaneta,
porta-objetos e alto-falante.
O Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion
Technology. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de
alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são
quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e
turbocompressor.
Esse motor desenvolve potência de 140 cv a partir de 4.500
rpm, estendendo-se até 6.000 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm, surge já a
apenas 1.500 rpm, mantendo-se pleno a até 3.500 rpm – a extensa faixa de
ocorrência do torque máximo e da potência demonstra a elasticidade e a
eficiência do motor.
Os números de desempenho mostram o lado esportivo do Golf
Variant: são apenas 9,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade
máxima de 205 km/h. O tanque de combustível tem 50 litros de capacidade. Seu
peso em ordem de marcha é de 1.357 kg.
O Golf Variant traz de série, a partir da versão
Comfortline, ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de
estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot”, vidros com isolamento
térmico, sistema de infotainment “Composition Media” (com tela sensível ao
toque de 5,8” com sensor de aproximação), faróis de neblina com função de luz
de conversão e assistente de partida em rampa (Hill Assist).
O Golf Variant oferece nove opções de cores: três sólidas
(Branco Puro, Vermelho Tornado e Preto Ninja), quatro metálicas (Prata Sargas,
Prata Tungstênio, Azul Night, Azul
Silk e cinza Platinum) e uma perolizada, Preto Mystic.
Nenhum comentário:
Postar um comentário