sábado, 23 de maio de 2015

Novo Engate Esférico disponível para o mercado

A JOST Brasil apresenta neste ano, o novo Engate Esférico, um importante lançamento que está disponível para o mercado de implementos rodoviários nacional e internacional.

O produto possui um conceito inovador, conta com relevantes avanços tecnológicos e facilidade de instalação nos semirreboques. O novo modelo, que foi desenvolvido em parceria com a alemã JOST-Werke, é fixado por parafusos, eliminando completamente os processos de soldagem, o que além de conferir maior durabilidade traz benefícios ambientais. 

Projetado para ser um item inovador no mercado mundial, em conceito e performance, o Engate Esférico, produzido desde 2007 pela JOST, ganhou aperfeiçoamento ao longo dos anos. Os principais componentes do novo modelo são produzidos em ligas de aço forjadas e tratadas termicamente, o que confere maior robustez às peças e poder de tração de carga, além de garantir nível máximo de segurança em aplicações severas, como combinações do tipo rodotrem para 74 ton.

O produto possui dois sistemas de travamento que indicam visualmente para o operador se o semirreboque está acoplado e travado corretamente ou não, devido ao fechamento automático e abertura manual do produto.

O sistema de acoplamento entre o pino esférico e a ponteira agora é encapsulado, o que evita a entrada de impurezas e facilita a lubrificação interna, que é realizada através de uma graxeira. A graxa mantém a lubrificação permanente entre a ponteira e também entre o pino esférico e o parafuso de ajuste.

Outras melhorias agregadas ao engate é o aumento do ângulo de giro, que passou de 60º para 90º, melhorando as condições de manobra e a facilidade de manutenção.

Com o novo engate, a expectativa de crescimento em vendas para o mercado é em torno de 30%. O produto fabricado no Brasil possui duas patentes e também abastecerá o mercado europeu, pois seu conceito atende a norma europeia – ECE 55R.


Para o desenvolvimento deste produto, a JOST Brasil utilizou modernas ferramentas digitais de precisão e dispositivos para testes de carga que avaliaram a capacidade e tempo de vida útil da peça. Os testes foram realizados em laboratórios, no Campo de Provas das Empresas Randon e em campo, em parceria com transportadoras do Mato Grosso. 

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