A JOST Brasil apresenta neste ano, o novo Engate
Esférico, um importante lançamento que está disponível para o mercado de
implementos rodoviários nacional e internacional.
O produto possui
um conceito inovador, conta com relevantes avanços tecnológicos e facilidade de
instalação nos semirreboques. O novo modelo, que foi desenvolvido em parceria
com a alemã JOST-Werke, é fixado por parafusos, eliminando completamente os
processos de soldagem, o que além de conferir maior durabilidade traz
benefícios ambientais.
Projetado para
ser um item inovador no mercado mundial, em conceito e performance, o
Engate Esférico, produzido desde 2007 pela JOST, ganhou aperfeiçoamento ao
longo dos anos. Os principais componentes do novo modelo são produzidos em
ligas de aço forjadas e tratadas termicamente, o que confere maior robustez às
peças e poder de tração de carga, além de garantir nível máximo de segurança em
aplicações severas, como combinações do tipo rodotrem para 74 ton.
O produto possui
dois sistemas de travamento que indicam visualmente para o operador se o
semirreboque está acoplado e travado corretamente ou não, devido ao fechamento
automático e abertura manual do produto.
O sistema
de acoplamento entre o pino esférico e a ponteira agora é encapsulado, o que
evita a entrada de impurezas e facilita a lubrificação interna, que é realizada
através de uma graxeira. A graxa mantém a lubrificação permanente entre a
ponteira e também entre o pino esférico e o parafuso de ajuste.
Outras melhorias
agregadas ao engate é o aumento do ângulo de giro, que passou de 60º para 90º,
melhorando as condições de manobra e a facilidade de manutenção.
Com o novo
engate, a expectativa de crescimento em vendas para o mercado é em torno de
30%. O produto fabricado no Brasil possui duas patentes e também abastecerá o
mercado europeu, pois seu conceito atende a norma europeia – ECE 55R.
Para o
desenvolvimento deste produto, a JOST Brasil utilizou modernas ferramentas
digitais de precisão e dispositivos para testes de carga que avaliaram a
capacidade e tempo de vida útil da peça. Os testes foram realizados em
laboratórios, no Campo de Provas das Empresas Randon e em campo, em parceria
com transportadoras do Mato Grosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário