Uma temporada de recordes para a Citroën no Campeonato
Mundial de Carros de Turismo (WTCC). Na última etapa da temporada de 2015,
realizada no autódromo de Losail, no Catar, o campeão antecipado José María
López venceu a primeira corrida da programação, enquanto Yvan Muller venceu a
segunda e, por apenas um ponto, levou a melhor sobre Sébastien Loeb na disputa
pelo vice-campeonato. O chinês Ma Qing Hua terminou o campeonato em quarto,
dando à Citroën o feito inédito de colocar quatro pilotos nos quatro primeiros
lugares. No campeonato de marcas, a Citroën já havia conquistado o título
quando faltavam três etapas para o final – e terminou a temporada com pontuação
recorde.
O sol estava quase se pondo quando a última sessão de
classificação foi iniciada à tarde. Os Citroën C-Elysée WTCC iniciaram da mesma
maneira que haviam terminado os treinos livres e tiveram um treino sem sustos.
Yvan Muller, que não estava contente com a dirigibilidade de seu carro, optou
por não lutar por um lugar no Q3. Em vez disso, com o oitavo tempo, logo à
frente de Ma Qing Hua, o francês assegurou uma boa posição para o grid de
largada da corrida 2. Mehdi Bennani, com o quinto Citroën C-Elysée WTCC
(inscrito pela Sébastien Loeb Racing), estabeleceu o primeiro tempo com
2:01.311. Sébastien Loeb, Nick Catsburg e Hugo Valente tentaram, mas não
conseguiram superar o tempo do marroquino. Mas, novamente, José María López
mostrou sua excelente forma. Com o tempo de 2:00.947, o argentino conquistou
sua sétima pole position da temporada, igualando o recorde que ele mesmo havia
estabelecido em 2014.
Já de noite, às 21h30, os carros alinharam para a corrida
1. Quando as luzes vermelhas se apagaram, José María López manteve a liderança,
seguido muito de perto por Mehdi Bennani, Sébastien Loeb, Hugo Valente, Ma Qing
Hua e Yvan Muller. Valente levou a melhor sobre Loeb na volta 2. As
batalhas entre Valente e Loeb e entre Ma e Muller duraram toda a corrida, mas
não houve ultrapassagens para adicionar mais emoções ao espetáculo. E Pechito
López marchou para sua décima vitória no ano.
Após um curto intervalo, os carros alinharam no grid para
a corrida 2. Tendo se classificado na primeira fila, Tom Coronel largou dos
boxes, deixando o caminho livre para Ma Qing Hua. Mas foi Yvan Muller quem
tirou vantagem da situação, chegando à primeira curva em segundo lugar, logo
atrás de John Filippi. O safety car foi acionado no final da primeira volta após
uma colisão que tirou dois carros da corrida. Atingido por outro carro nas
primeiras curvas, López caiu para o 12º lugar.
Após quatro voltas, a corrida recomeçou e Yvan Muller
rapidamente começou a pressionar o líder. Uma volta mais tarde, o piloto do
Citroën C-Elysée número 68 tentou aproveitar um espaço aberto, mas Filippi
voltou para seu traçado e os dois carros colidiram. Yvan saiu da curva 1 na
liderança, poucos segundos antes de Filippi ser avisado de que precisaria
cumprir um drive through por ter queimado a largada.
Volta após volta, Yvan Muller ampliou sua liderança sobre
Ma Qing Hua, que por sua vez mantinha o segundo lugar com certa tranquilidade.
As atenções se voltaram para a disputa pelo terceiro posto. Norbert Michelisz
segurava Sébastien Loeb, que precisava terminar no pódio para manter sua
posição de vice-campeão. Mas, também aqui, não houve mudanças na ordem da
corrida até a bandeira quadriculada, com Yvan Muller assegurando sua sexta vitória
no ano. Mais atrás, entretanto, José María López fez algumas belas
ultrapassagens para subir até o oitavo lugar.
No final, Sébastien Loeb foi homenageado por toda a
equipe Citroën Racing, que demonstrou sua afeição e gratidão ao francês, nove
vezes campeão mundial de rali, com um longo aplauso. Yves Matton, chefe da
Citroën Racing: “Com 21 vitórias em 24 corridas, o Campeonato Mundial de
Fabricantes e os quatro primeiros lugares no campeonato de pilotos, a equipe
Citroën Total WTCC teve uma temporada excepcional. Ao vencer as corridas daqui
com os títulos já decididos, José María López e Yvan Muller relembraram a todos
por que eles são os melhores pilotos da competição atualmente. Toda a equipe
ficou terrivelmente triste quando se deu conta de que esta seria a última
corrida de Sébastien Loeb conosco. Um grande capítulo na história do esporte a
motor acabou hoje. Vamos sempre ter muitas boas lembranças com Sébastien”.
Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC)
12ª etapa – Losail (Catar) – 20 a 22 de novembro
Corrida 1
1. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
2. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
3. Hugo Valente (Chevrolet RML Cruze TC1)
4. Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
5. Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
6. Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
Volta mais rápida: José-María López (2:01.628)
Corrida 2
1. Yvan Muller (Citroën C-Elysée WTCC)
2. Ma Qing Hua (Citroën C-Elysée WTCC)
3. Norbert Michelisz (Honda Civic WTCC)
4. Sébastien Loeb (Citroën C-Elysée WTCC)
5. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée WTCC)
8. José María López (Citroën C-Elysée WTCC)
Volta mais rápida: Yvan Muller (2:02.450)
Campeonato Mundial
Pilotos:
1. José-María López: 475 pontos
2. Yvan Muller: 357 pts
3. Sébastien Loeb: 356 pts
4. Ma Qing Hua: 241 pts
5. Gabriele Tarquini: 197 pts
8. Mehdi Bennani: 127 pts
Fabricantes:
1. Citroën: 1.069 pontos
2. Honda: 721 pts
3. Lada: 376 pts
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