A engenharia da Volvo mostra que não entende de inovar
apenas em segurança ao revelar uma nova arquitetura de motores com oito
possíveis combinações. Denominado de Volvo Drive E, independente do desempenho
desejado, não haverá motores com mais mais quatro cilindros e 2.0 litros.
A nova família de motores Drive E foi desenvolvida para
equipar desde os produtos compactos da linha 40 até os modelos maiores da linha
90. Diesel, gasolina, turbo, triturbo, turbo com compressor, híbrido…
Diferentes soluções tecnológicas em uma única família.
O desenvolvimento do motor levou em consideração a busca
por diminuir as perdas energéticas por calor, transmissão e agregados,
reduzindo peso, atrito e usando materiais mais eficientes. As perdas em
admissão de ar também foram mitigadas.
Bloco, virabrequim, cárter, bomba de óleo e agregados do
motor são os mesmos para todos os 14 motores que a Volvo vai distribuir
mundialmente.
Versatilidade
Ganho em escala
Desenvolvimento integrado de componentes
Possibilidade de um mesmo motor servir a várias potências
e combustíveis.
As transmissões automáticas de oito velocidades são as
mesmas para diesel e gasolina, com mudança apenas na relação final – até a
relação de marchas se mantém as mesmas.
Características – Bloco
compacto recebeu atenção especial na rigidez e revestimento de alumínio sob as
camisas dos pistões. Turbocompressor integrado ao coletor de escapamento
reduz o peso e melhora a dissipação de calor e catalisador modular compacto:
redução de peso e pouca restrição ao fluxo de ar.
O novo conjunto de motor e transmissão permitiu uma
redução de 23 kg se comparado com os antigos motores de quatro cilindros.
Confira as configurações de motores:
Gasolina – Alguns motores não
estão disponíveis no Brasil
T2 – 2.0 Turbo – 122 cv (para carros com câmbio manual)
T3 – 2.0 Turbo – 150 cv (para carros com câmbio manual)
T4 – 2.0 Turbo – 190 cv
T5 – 2.0 Turbo – 245 cv
T6 – 2.0 Turbo e compressor – 306 cv (S60 e V60)
T6 – 2.0 Turbo e compressor – 320 cv (XC90)
T8 – 2.0 Turbo, compressor e motor elétrico – 400 cv
(XC90)
Drive E protótipo – 2.0 com dois turbos e um terceiro
turbo elétrico – 450 cv.
Todos os motores tem a mesma relação de diâmetro e curso.
Motores Diesel – Não
disponíveis no Brasil – Mesma concepção, com diferenças de materiais no bloco
D2 – 111 cv
D3 – 150 cv
D4 – 180 cv
D5 – 231 cv
Motores derivados do mesmo conceito – Motores Drive E 1.5
turbo – mesmo bloco, pistão, com redução de curso de 93,2 mm para 70,9 mm.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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