Em setembro, a Renault comunicou que uma Carta de
Intenções havia sido assinada com a Lotus. Paralelamente, as equipes da Renault
mantiveram um trabalho de análise das condições de retorno da marca à Fórmula
1.
Todas as atenções se voltaram à capacidade de a empresa participar do
campeonato de forma bem-sucedida, bem como às condições econômicas deste
retorno como escuderia a partir de 2016.
“A Renault tinha duas opções: voltar 100% ou
abandonar completamente a categoria. Após uma análise detalhada, tomei minha
decisão: a Renault estará presente na Fórmula 1 a partir de 2016. Os últimos
elementos obtidos por parte dos principais players da F1 permitem que nos
projetemos com confiança neste novo desafio. Temos a ambição de vencer, mesmo
que isso leve um tempo razoável”, afirmou Carlos Ghosn, Presidente e CEO.
Tornando-se novamente uma escuderia independente, a Renault poderá tirar total
proveito de suas conquistas. Posicionar-se como fornecedora de motores foi uma
estratégia sensata, mas mostrou ter suas limitações. O retorno sobre a imagem e
o investimento exigido com a entrada de uma nova regulamentação de motores se
mostrou insuficiente.
Foi conduzido um trabalho para colocar em prática o acordo para a aquisição da
Equipe Lotus de F1 dentro do melhor prazo. Os principais contratos foram
assinados em 3 de dezembro de 2015. A Lotus se apresentou como a melhor
escuderia parceira. Renault e Lotus F1 se conhecem há 15 anos e, juntas, foram
campeãs do mundo em 2005 e 2006.
A Renault tem mantido uma presença contínua na Fórmula 1 há 40 anos. A Renault
revolucionou a Fórmula 1, tendo inventado em 1977 o motor Turbo, que
rapidamente se tornou imprescindível. A marca conquistou 168 vitórias, 12
títulos de construtores e 11 títulos de pilotos. A Renault já correu mais de
600 Grandes Prêmios!
Ao escolher estar presente na Fórmula 1 como construtor, a
marca confirma que o automobilismo esportivo é um atributo essencial da
Renault. A Fórmula 1 é a expressão máxima da paixão pelo automóvel. E a paixão
constitui exatamente a identidade da Renault, expressa em sua assinatura
‘Passion for Life’. A Fórmula 1 é um forte motivo de conquista de inúmeros
clientes, e um elemento motivador para os colaboradores. A Fórmula 1 é o
suprassumo do automobilismo esportivo, que exige excelência tecnológica e
operacional. Esta categoria é uma vitrine da expertise tecnológica que a
Renault desenvolve para seus produtos em benefício de seus clientes.
A Fórmula 1 é um meio para a Renault acelerar seu desenvolvimento e continuar a estar um passo à frente nas principais evoluções tecnológicas da categoria, além de manter uma ponte entre as tecnologias mais avançadas, desenvolvidas para a Fórmula 1, e as tecnologias para produção em série, principalmente nas áreas de eletrificação e hibridização. Como consequência deste compromisso com a F1, a Renault vai desenvolver sua gama de modelos R.S., aumentando seus investimentos para estar presente em todos os continentes, com veículos adaptados em diferentes segmentos.
A Fórmula 1 é um vetor de notoriedade e imagem de marca em todos os seus
mercados, em todo o mundo. A Fórmula 1 é um dos esportes mais midiatizados no
mundo, nos 5 continentes, principalmente nos mercados emergentes, reunindo 450
milhões de telespectadores a cada ano em torno do esporte. A categoria oferece
um grande potencial de crescimento, com oportunidades em torno de novas
tecnologias, redes sociais, videogames, etc.
Agora, temos um encontro marcado para janeiro, quando anunciaremos outros detalhes sobre este compromisso, e em março de 2016, para a largada do campeonato.
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