Para a Harley-Davidson Motor Company, a década de 1980
foi marcada por acontecimentos importantes. Após a recompra da AMF em 1981, a
marca começou seu renascimento; o lançamento do H.O.G. (Harley Owners Group)
em 1983, a introdução do motor Evolution™ em 1984, seguidos pela entrada da
empresa na bolsa de valores de Nova Iorque, em 1987. Na virada da década, em
1989, a Motor Company foi, mais uma vez, a fabricante líder em motos de alta
cilindrada nos EUA. No mesmo ano, o lançamento dos modelos 1990 deu origem a um
grande ícone, a FLSTF Fat Boy, criação de Willie G. Davidson.
A Fat Boy foi um dos primeiros modelos da marca com rodas
fundidas. Essas rodas robustas de 16 polegadas deram o toque de estilo mais
característico da Fat Boy que, durante seus primeiros 18 anos, foi a única
motocicleta equipada com elas. O pneu traseiro também tem 200 mm de largura – o
maior de todos os modelos de H-D na época do lançamento – e estes atributos
foram fundamentais para proporcionar um visual corpulento à moto.
A Fat Boy faz parte da família Softail, que tem por
característica principal os amortecedores escondidos sob o para-lamas, permitindo
que os pilotos se beneficiem do conforto da moderna suspensão, sem perder o
clássico visual hardtail.
O modelo original era alimentado pelo motor Evolution
V-Twin de 1340 cc, que foi introduzido em 1984. Em 2000, houve uma atualização
para o novo motor Twin Cam 88B de 1450 cc e, em 2007, a introdução do Twin Cam
96B de 1584 cc. Já o modelo 2016 recebeu o motor Twin Cam 103 High Output de
1690 cc, que antes equipava somente as motos da família Touring, adicionando
ainda mais força e desempenho à moto.
A Fat Boy é um exemplo clássico de motocicleta em que
aparência e ergonomia andam de mãos dadas. Enquanto a aparência imponente nunca
deixa de atrair a atenção, as amplas plataformas para os pés garantem o
conforto em longos passeios, além do banco baixo que proporciona uma
confortável posição de pilotagem.
Em 1991, a Fat Boy foi a estrela do filme “O
Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final”, firmando sua posição como uma
das motos mais desejadas do mundo. A motocicleta, pilotada pelo ator Arnold
Schwarzenegger, realizou um dos saltos mais famosos da história do cinema, em
que o Exterminador pula com a moto para dentro de um bueiro. A proeza foi
realizada com o auxílio de cabos que prendiam a Fat Boy, reduzindo o peso da
motocicleta e do piloto ao tocarem no solo. Os cabos foram apagados na
pós-produção.
Várias Fat Boy foram utilizadas na gravação do filme mas,
na verdade, a moto pilotada por Schwarzenegger foi adquirida em 2014 pelo Museu
Harley-Davidson, onde atualmente está em exposição. O modelo também repete seu
papel com Arnie em “O Exterminador do Futuro 5 – Gênesis”, lançado nos cinemas
este ano.
Após o sucesso de “O Exterminador do Futuro 2”, a
Universal Studios, em Hollywood, EUA, criou a atração Terminator 2 –
apresentando uma moto personalizada Fat Boy como destaque principal da
atração.
Linha do tempo
1990: Lançamento da Fat Boy
O aparecimento da primeira Fat Boy foi um sucesso
instantâneo. Apelidada de “The Gray Ghost” (em português, “O fantasma cinza”),
uma vez que só estava disponível nesta cor, a motocicleta tinha um estilo único
e sua vigorosidade chamava a atenção. Rodas robustas, pneus largos e um tanque
de combustível amplo contribuíam para seu estilo imponente. O sistema de duplo
escape shotgun style também
cooperou para um visual original que foi muito copiado por outras marcas de
motocicletas.
2005: A Screamin’ Eagle Fat
Boy
A Fat Boy ganhou o tratamento CVO, pela primeira vez,
para o modelo 2005. A Screamin’ Eagle Fat Boy ostentava um motor Stroker Twin
Cam de 1690 cc, uma suspensão traseira rebaixada e um novo assento estilo pan-style, em três novas
combinações com duas cores e acabamento de metal.
2007: Mudanças no modelo
O lendário visual da Fat Boy está mais robusto do que
nunca, graças a uma nova roda dianteira de 17 polegadas, maior que a anterior,
de 16, e um pneu traseiro mais largo, de 200 mm. A marca registrada do modelo é
a roda dianteira em disco de alumínio, que ganhou novos bullet-hole. Novos detalhes
gráficos no tanque de combustível e em ambos os para-lamas acrescentaram um
toque ainda mais estiloso à moto.
2010: O surgimento da Fat Boy
Special
A Fat Boy Special 2010 (chamada de Fat Boy Lo nos EUA)
incorporou todo estilo e sofisticação da Fat Boy®, trocando os elementos
cromados e deixando a moto um pouco mais baixa, com altura de 61 cm do assento
até o chão. O assento e o guidão mais estreitos também ajudaram o modelo a se
tornar um grande sucesso, principalmente entre os pilotos mais jovens e aqueles
de menor estatura. Plataformas meia-lua além de pintura fosca e acetinada
também diferenciam o estilo da Fat Boy Special da Fat Boy original.
2015: Novo sistema de freio,
acelerador eletrônico e nova motorização
O modelo 2015 passou a contar com novo sistema de freio
dianteiro, presente em todos as motocicletas da família Softail, que
proporciona uma redução de 40% na força aplicada nos freios durante frenagem
máxima. O cilindro mestre de freio foi reestilizado. Ainda no mesmo ano, mas já
como modelo 2016, a grande novidade fica por conta da chegada do acelerador
eletrônico throttle by wire e
do motor Twin Cam 103 High Output de 1690 cc.
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