A Chevrolet apresenta o Novo Cruze, que chega como o
carro de passeio mais surpreendente já comercializado pela marca no Brasil.
Além de profundas mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o modelo agrega um
pacote tecnológico nunca antes ofertado em um sedã médio de produção regional.
A segunda geração do Cruze, aliás, começa a impressionar
ainda parado. A silhueta tipo “cupê de quatro portas” e as linhas elegantes
esculpidas na carroceria externam este conceito vanguardista do carro. O
dinamismo também aparece nas proporções do sedã, que ficou ligeiramente maior.
Tudo isso para melhor aproveitamento do espaço da cabine,
que ganha também sofisticação e uma extensa lista de equipamentos de conforto,
conveniência e segurança, como o sistema de estacionamento automático e o
assistente de permanência na faixa - caso ele perceba que o carro está saindo
da pista involuntariamente, um sinal é emitido e a trajetória poderá ser
corrigida automaticamente pelo veículo.
Outra novidade é o inédito motor com tecnologia Ecotec
turbo com Stop/Start e injeção direta de combustível. Ele agrega o melhor dos
dois mundos: elevada potência típica de esportivos com cilindrada superior, com
um consumo similar ao de compactos 1.0. Assim como o propulsor, a transmissão automática de seis
velocidades também é a mesma utilizada no recém-lançado Novo Cruze
norte-americano. Para o mercado brasileiro, no entanto, o conjunto foi
aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol (flex), o que resultou
ainda em um ganho de potência e torque.
Os 153 cavalos, os 24,5 kgfm de força e a boa posição de
guiar tornam a condução extremamente prazerosa. Nota-se que o sedã está muito
mais ágil, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade. O turbo auxilia
nesta tarefa, colaborando igualmente para um maior silêncio a bordo.
Em relação a conectividade, ponto forte dos modelos
Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que continua sendo a vitrine tecnológica da
marca. O multimídia é de última geração e traz Android Auto e Apple CarPlay,
tela de 8 polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando
de voz.
O computador de bordo colorido no centro do quadro de
instrumentos é outro capítulo à parte. Permite ao condutor configurar e
monitorar as mais variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos
pneus, níveis de uso do óleo e da bateria; enquanto um avançado sistema orienta
a dirigir da forma mais econômica, mostrando inclusive a evolução recente neste
quesito.
Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma aos serviços
de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a
nova versão do aplicativo com o alerta de valet (o dono recebe uma mensagem
caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro).Exclusividade que estreia no OnStar do sedã é a
orientação de navegação feita por meio de setas na tela do computador de bordo
e comando de voz.
O Novo Cruze chega em duas configurações de acabamento:
LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São seis opções de cores, entre elas quatro
metálicas inéditas: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel
e Preto Ouro Negro. O Branco Summit e o Prata Switchblade completam o catálogo.
O interior enfatiza a interação humana com a tecnología e
conetividade. O redesenho dos painéis de instrumento e das portas, além da
redistribuição dos consoles com porta-objetos contribuíram para um ambiente
mais ergonômico e aconchegante.O conceito “dual-cokpit” que separa bem a área
do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017, mas
com um novo design.
O quadro de instrumentos de fácil leitura traz os
principais dados do veículo e pode vir com um computador de bordo de última
geração. Conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de
visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus, vida útil
do óleo e distância do carro da frente; informações do sistema de áudio;
informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e
um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira
digital.
Na parte superior central do painel está a mais nova
geração do sistema multimídia da Chevrolet, o MyLink 2, com tela de 8 polegadas
capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay, que
permitem maior integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e
navegação embarcada estão disponíveis.
Herança da geração anterior, o Novo Cruze vem completo
desde a versão mais acessível. Além dos itens comuns a modelos de sua
categoria, o Chevrolet traz controle eletrônico de tração e de estabilidade,
freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de
emergência), direção elétrica, luz de condução diurna, controle de cruzeiro,
abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para
os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar e sistema
isofix de fixação de cadeirinha infantil.
O assistente de partida em rampas, o sistema de
monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento,
o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink também passam a ser
equipamentos de série a partir de então.
Já a versão topo de linha (LTZ) soma entre outros airbags
laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura e luz de condução diurna
em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor
crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave e partida
por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores
externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno
eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado, acabamento da grade e das
maçanetas externas em cromo, rodas escurecidas.
O pacote se destaca pelos seguintes itens:
- Assistente de permanência na faixa
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de ponto cego
- Sistema de estacionamento automático
- Farol alto inteligente
- Carregador de celular sem fio
- Banco do motorista com ajustes elétricos
O assistente de permanência na faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e faz eventuais correção na trajetória do veículo ao perceber que ele está saindo involuntariamente da pista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário