A Nissan usou sua experiência automotiva para apoiar o
desempenho de David Stone, membro do Império Britânico (MBE), tricampeão
paralímpico e oito vezes campeão Mundial, na sua busca pela vitória. Em
colaboração com o Instituto Inglês de Esportes (EIS) e o Ciclismo Britânico, a
equipe de inovação do Centro Técnico da Nissan Europa (NTCE) tem usado sua
experiência em engenharia e inovação para desenvolver um novo triciclo.
A Equipe de Inovação Nissan iniciou o projeto em 2014,
seguindo muitos dos procedimentos envolvidos na concepção de um carro. Depois
de escanear a laser 3D o triciclo que David possuía na época, um processo
normalmente reservado para criar modelos de barro, a equipe do departamento de
design da Nissan Europa estabeleceu que o novo triciclo seria mais leve que o
de aço híbrido/carbono e sua posição de condução mais baixa para melhorar
significativamente a velocidade e estabilidade.
A equipe escolheu o titânio de grau 9 para criar o novo
triciclo, conseguindo uma redução de peso de 18%. Seu foco seguiu a mesma
filosofia de material e conceitos básicos que é aplicada ao sistema de
escapamento de titânio leve utilizada no Nissan GT-R NISMO. Da mesma forma que um
motorista do Nissan GT-R perceberia a redução de peso e a melhor aceleração,
David perceberá que seu novo triciclo agora pode acelerar mais rápido na linha
de largada e na saída das curvas lentas.
Usar titânio ao invés do aço também permitiu à Nissan endurecer
o quadro, que é a chave para a transferência da potência entre o piloto e a
pista. Para medir a rigidez do triciclo atual do David, a análise modal
altamente especializada foi realizada por engenheiros da Nissan, no qual os
sensores são colocados por meio do quadro para medir a sua ressonância. O
Nissan GT-R NISMO também foi testado e desenvolvido utilizando o mesmo método.
A Nissan também descobriu que o triciclo original de
David tinha construído a partir de um quadro de bicicleta padrão anexado a um
kit de conversão de triciclo de aço pesado, impactando seu desempenho. Usando
ferramentas de Inovação digital 3D, a Equipe Nissan desenvolveu um projeto de
triciclo totalmente integrado, que incorpora um sistema de acionamento duplo.
Isso permite que ambas as rodas possam ser movidas de forma independente como
acontece no sistema da traseira dos carros.
Ao longo do processo, a Nissan também adotou outras
técnicas, tais como o teste de “downhill” do triciclo em uma pista – similar à
utilizada para calcular a eficiência aerodinâmica dos carros – e permitiu que
David acessasse a câmara térmica que o preparou para as altas temperaturas do
Rio de Janeiro durante seu treinamento.
Alec Patterson, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de
Projeto, que liderou o time de especialistas em inovação do Centro Técnico
da Nissan na Europa (NTCE), explica: “A Nissan inicialmente discutiu com o EIS
as formas que poderíamos utilizar nossas expertises em desenvolvimento de
engenharia para o benefício dos atletas paralímpicos. O Projeto Trike (um
modelo de bicicleta de três rodas) de David Stone foi escolhido por ter
potencial de aprimoramento significativo e poder se beneficiar diretamente da
nossa vasta experiência com produção e design de veículos”.
David Stone comentou: “Estes anos trabalhando com
Alex e o time de Inovação da Nissan em Cranfield têm sido muito empolgantes. Eu
nunca imaginei que poderia ter acesso a um time de especialistas em engenharia
que criaria algo específico para mim. Estou ansioso para andar na minha nova
trike no Rio e deixar todos os britânicos orgulhosos”.
Além do Projeto Trike, a Nissan Grã-Bretanha também
forneceu consultoria ao EIS em vários outros aspectos sobre como o equipamento
esportivo poderia ser otimizado. Isto incluiu suporte na identificação de um
novo tipo de rodas para cadeira de rodas para o aquecimento dos atletas,
feedback em relação a materiais para as luvas dos atletas de cadeiras de rodas
e percepções de quais seriam os melhores tipos de materiais aderentes para as rodas
das cadeiras de rodas em diversas condições.
A Nissan também ofereceu suporte ao velocista em cadeira
de rodas, Richard Chiassaro, ao dar a ele uma nova cadeira de rodas após o
atleta ter tido a sua vandalizada em Dezembro de 2015.
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