A Stock Car tem uma boa lista de milionários desde que a
maior premiação do automobilismo passou a ser oferecida, em 2008: Valdeno
Brito, Ricardo Maurício, Ricardo Zonta, Rubens Barrichello e três vezes Thiago
Camilo. E depois de dois anos sendo disputada em Goiânia, a Corrida do Milhão
volta a solo paulista para ser disputada em Interlagos, circuito que também
será o palco da final do campeonato em dezembro.
Até aqui, metade da temporada já se passou. Seis etapas, contando a
Corrida de Duplas que abriu o campeonato de 2016 em Curitiba. São, portanto, 11
provas disputadas - cinco etapas no sistema de rodada dupla - e oito vencedores
diferentes. Só três conseguiram subir ao degrau mais alto do pódio mais de uma
vez: Marcos Gomes, que venceu na capital paranaense ao lado de Antonio Pizzonia
e depois em Goiânia; Max Wilson, primeiro colocado em Santa Cruz do Sul e
Tarumã; e Cacá Bueno, vencedor no Velopark e em Cascavel.
Felipe Fraga, Diego Nunes, Galid Osman, Júlio Campos e Rubens Barrichello
também já venceram uma vez neste ano, em que praticamente metade do grid já
subiu ao pódio. Foram 14 os competidores agraciados com a oportunidade de
ocupar um dos três degraus mais cobiçados do esporte a motor, com destaque para
Allam Khodair, que foi quatro vezes ao pódio nesta temporada. Curiosamente,
Khodair é apenas o 13º colocado na tabela, o que destaca a importância da
regularidade dos pilotos de se estar sempre entre os cinco ou dez primeiros nas
corridas.
Por isso, Fraga detém certa vantagem. Lidera o campeonato com 21 pontos de
vantagem sobre o companheiro de equipe e atual campeão Marcos Gomes. Sua
liderança apareceu em Santa Cruz do Sul, na quarta etapa. De Gomes para baixo,
a volatilidade da tabela é altíssima: as posições se alternam a cada etapa de
acordo com excelentes desempenhos de alguns e problemas de outros. Átila Abreu
é prova disso - chegou a Cascavel na quarta posição e saiu do oeste paranaense
apenas em décimo.
Mas se por um lado nas rodadas duplas a estratégia teve papel fundamental,
Interlagos terá tudo para ser um daqueles sprints sensacionais. Corrida de um tiro só, sem inversão de grid.
Quem chegar primeiro leva o Milhão de Reais. Aos outros, bons
pontos - Todos correm para vencer a
prova e levar o milhão de reais, mas a derrota - que significa nem um centavo a
mais na conta bancária - não é de toda ruim. Um lugar no pódio ou entre os dez
primeiros rende pontos importantes para a disputa pelo título, e é assim que
muitos dos pilotos levam a prova mais importante do calendário.
Prova disso é que nas sete edições da corrida, quatro pilotos alcançaram o
segundo lugar: Luciano Burti em 2008, Marcos Gomes em 2010, Daniel Serra em
2011 e 2015, Ricardo Maurício em 2012 e 2013, e Thiago Camilo em 2014. Dos
quatro, dois deles também venceram a Corrida do Milhão: Ricardinho em 2010 e
Camilo outras três vezes - 2011, 2012 e 2015.
São mais vencedores do que segundo colocados. Enquanto quatro deles
fizeram o P2 até mais de uma vez, casos de Serra e Maurício, os vencedores da
Corrida do Milhão são cinco em sete edições: Valdeno Brito em 2008, Ricardo
Mauricio em 2010, Thiago Camilo em 2011 e 2012, Ricardo Zonta em 2013, Rubens
Barrichello em 2014 e novamente Thiago Camilo em 2015. Deste quinteto, apenas
um conseguiu se sagrar campeão da Stock Car: Barrichello em 2014, no mesmo ano
em que levou o milhão.
Camilo venceu em 2015 superando o drama do forte acidente da etapa
anterior, em Curitiba. O piloto da Ipiranga mal conseguiu comemorar, ainda com
dores intensas no tornozelo esquerdo.
Agora, a corrida retorna a Interlagos, palco das edições de 2010, 11, 12 e
2013. O principal autódromo do país "casou" bem com a Corrida do
Milhão, sempre proporcionando disputas eletrizantes e levantando o público das
arquibancadas.
A classificação será transmitida ao vivo no sábado (10) pelo SporTV a
partir do meio-dia; já a corrida terá transmissão ao vivo no domingo (11) a
partir das 10 horas na TV Globo, dentro da programação do programa Esporte
Espetacular.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, 9 de
setembro
08h00 - 08h10 - Shakedown Copa Petrobras
08h20 - 08h55 - 1o Treino (Grupo 1) Copa Petrobras
09h00 - 09h35 - 1o Treino (Grupo 2) Copa Petrobras
09h45 - 10h25 - 1o Treino Fórmula 3 Brasil
10h35 - 10h45 - Shakedown Stock Car
10h55 - 11h40 - 1o Treino Brasileiro de Turismo
11h50 - 12h25 - 2o Treino (Grupo 1) Copa Petrobras
12h30 - 13h05 - 2o Treino (Grupo 2) Copa Petrobras
13h55 - 14h55 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
15h00 - 16h00 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
16h10 - 16h20 - Classificação Copa Petrobras
16h30 - 17h30 - 1o Treino MB Challenge
17h40 - 18h00 - Classificação Fórmula 3 Brasil
Sábado, 10 de
setembro
07h30 - 08h15 - 2o Treino Brasileiro de Turismo
08h25 - 09h05 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
09h10 - 09h50 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
10h25 - Largada (Corrida 1) Copa Petrobras
11h05 - 11h25 - Classificação Brasileiro de Turismo
12h00 - 13h00 - Classificação Stock Car
13h10 - 14h10 - 2o Treino (C250) MB Challenge
14h20 - 15h20 - 2o Treino (CLA AMG) MB Challenge
16h05 - Largada (Corrida 1) Brasileiro de Turismo
16h45 - 17h05 - Classificação (CLA AMG) MB Challenge
17h15 - 17h35 - Classificação (C250) MB Challenge
Domingo, 11 de
setembro
08h15 - Largada (Corrida 2) Brasileiro de Turismo
10h00 - Largada CORRIDA DO MILHÃO
11h35 - Largada MB Challenge
13h05 - Largada Fórmula 3 Brasil
14h25 - Largada Copa Petrobras de Marcas
15h10 - 16h10 - Visitação aos boxes
16h50 - Largada Fórmula 3 Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário