Com o lançamento do BMW iNEXT, o primeiro modelo elétrico
do BMW Group totalmente autônomo e conectado à internet, programado para 2021,
uma ampla gama de modelos altamente automatizados de todas as marcas da empresa
será revelada em seguida. E para tornar esta meta uma realidade, o BMW Group
está associando sua experiência no desenvolvimento de veículos conectados e de
condução automatizada a um novo campus situado em Unterschleissheim, perto de
Munique, na Alemanha.
Após a conclusão das novas instalações, mais de 2.000
funcionários trabalharão no local durante as próximas etapas do projeto de
condução totalmente automatizada, desde o desenvolvimento do software até os
testes em pista. "O caminho rumo à condução totalmente automatizada é uma
oportunidade para a indústria automobilística da Alemanha. A decisão de
desenvolver e realizar testes em pista destes veículos, nos arredores de
Munique, mostra como o BMW Group e toda a região podem se beneficiar dessa
mudança mudança na indústria automobilística", explica Klaus Fröhlich,
membro do Conselho de Administração, responsável pelo Desenvolvimento no BMW
Group.
Agilidade como competência essencial
A partir de meados de 2017, a expertise, que está
atualmente distribuída em várias localidades, será reunida em
Unterschleissheim. "Para obtermos êxito, estamos estabelecendo novas
formas de colaboração no âmbito do 'Projeto i 2.0', com pequenas equipes de
especialistas para pronta resposta e envolvimento colaborativo em toda a
empresa, bem como um elevado nível de competência para a tomada de decisão
individual", explica Fröhlich. As novas estruturas de trabalho serão
caracterizadas por times ágeis, distâncias curtas, e, acima de tudo, por
processos de tomada de decisão rápidos.
No novo campus, os desenvolvedores de software serão
capazes de pegar um código que acabaram de registrar e testá-lo em um veículo
real. "Estamos combinando as vantagens de uma start-up, como flexibilidade
e rapidez, com os de uma empresa estabelecida, como segurança do processo e
experiência de industrialização", acrescenta o chefe de Desenvolvimento.
"O futuro centro de desenvolvimento para a condução autônoma nos permitirá
lançar o BMW iNEXT, o primeiro BMW autônomo, no mercado em 2021", afirma
Fröhlich. O BMW Group pretende iniciar os testes com veículos altamente automatizados
em ambiente urbano, em Munique, ainda em 2017.
"Nós fazemos a nossa própria programação"
O BMW Group emprega atualmente cerca de 600 pessoas no
desenvolvimento de uma condução altamente automatizada. A maioria delas são
desenvolvedores de software – e seu número vai aumentar. "Nós ainda
fazemos a nossa própria programação aqui e somos responsáveis por implementar
os nossos próprios conceitos", explica André Müller, um desenvolvedor de
software da equipe de condução autônoma. "Usamos as mais recentes
tecnologias, tais como ROS (Sistema Operacional de Robôs), e somos capazes de
ver os resultados rapidamente e diretamente no veículo.
É extremamente
emocionante trabalhar em uma área tão importante para o futuro". André
Müller está ansioso para acolher os novos colegas. Com o campus de
Unterschleissheim, o BMW Group continua a expandir seu desenvolvimento de
veículos altamente automatizados e está à procura de especialistas em TI e
desenvolvedores de software nas áreas de inteligência artificial, aprendizado
automático e análise de dados.
Todas as oportunidades de emprego e informações sobre
como fazer parte do BMW Group podem ser acessados em bmw.jobs/karrierewebsite.
Já o desenvolvedor de software André Müller comenta sobre o seu trabalho em uma
entrevista em bmw.jobs/facebookinterview (entrevista em alemão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário