Para ajudar a reduzir os ferimentos no caso de uma colisão, a ZF está
preparada para lançar diversos conceitos de airbag de passageiros inovadores,
incluindo um sistema de airbag de cortina com recursos de design em formato
de V ou U.
O novo sistema de airbag da ZF é projetado para proteger melhor os
ocupantes do assento dianteiro de ferimentos graves, mesmo quando o veículo é
atingido de frente e no lado esquerdo a 90 km/h (56 mph). Esse cenário de
teste de desempenho, conhecido como a 'barreira deformável móvel oblíqua'
(OMDB) será adicionado pela Associação Nacional de Tráfego Rodoviário (NHTSA)
no 'Programa de Avaliação de Novos Carros' dos EUA (US NCAP) para novos
veículos de modelo ano 2019. Somente carros de passeio que passarem nessa
nova norma de teste de colisão receberão 5 estrelas da U.S. NCAP.
Os testes de colisão realizados pela NHTSA estão entre
os mais rígidos do mundo. A partir dos veículos de modelo ano 2019, a
organização está planejando aumentar ainda mais o nível ao aplicar o teste de
colisão OMDB desenvolvido a partir de cenários de acidentes oblíquos na
América do Norte.
“Nosso novo sistema composto por airbags dianteiros e
de cortina pode ajudar a melhorar o desempenho de segurança do veículo nesses
cenários de teste de colisão. Os airbags de cortina são fornecidos com
câmeras de airbag com formato especial em V ou U e disponibilizam maior
proteção”, explica Dirk Schultz, Head de Desenvolvimento Global de Airbags e
Geradores de Gás na Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva na ZF.
Os novos conceitos aproveitam a oportunidade de
aprimoramento de airbags convencionais para ajudar a proteger melhor o
ocupante no cenário OMDB. No fim das contas, esse teste envolve uma barreira
móvel deformável com peso aproximado de quase 2,5 toneladas, que atinge um
veículo imóvel a 90 km/h (56 mph) frontalmente em um ângulo de 15 graus e com
uma sobreposição de 35%. Além desse teste de colisão OMDB, a NHTSA também irá
implantar novos dispositivos de testes para bonecos de Limitações de
Ocupantes e Veículos (THOR). “Eles são dispositivos de testes altamente
sensíveis que registram com mais precisão como os acidentes afetam os
ocupantes. Os dados abrangentes que nós coletamos ajudam a determinar onde
focar para ajudar a melhorar a segurança”, diz Schultz.
No caso de uma colisão tipo OMDB, os novos airbags ZF
têm uma função adicional que ajuda a impedir que as cabeças dos ocupantes
dianteiros atinjam o painel ou a coluna A. Para alcançar esse desempenho, a
ZF aprimorou os airbags de cortina instalados no revestimento do teto com um
design de formato de bolsa única. Quando os airbags são acionados, uma
almofada de segurança adicional se infla proximamente à cabeça do condutor.
“Em séries de testes abrangentes, nós demonstramos que essa geometria
inovadora de airbag ajuda a melhorar a segurança dos ocupantes. Ele é
fornecido em um formato em V apontado ou um formato em U arredondado,
dependendo do design do interior do veículo”, afirma Schultz.
Para ajudar a absorver melhor o movimento
potencialmente extremo para a frente ou para a esquerda dos passageiros do
assento dianteiro no caso de uma colisão frontal ou lateral acontecer, a ZF
desenvolveu seu 'airbag para passageiros do assento dianteiro da célula
paralela'. Ele apresenta um design único de câmera, com uma geometria
especial que é expandida em direção ao centro do veículo. “Esse conceito
revolucionário de airbag ajuda a absorver o movimento de rolagem de cabeça
quando impacta o airbag em um certo ângulo – e é projetado para reduzir o
risco de ferimentos na cabeça”, diz Schultz, ao descrever esse sistema
inovador de airbag dianteiro.
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quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Novos conceitos do airbag ZF aumentam o nível de segurança dos ocupantes de carros de passeio
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