Faltando apenas uma quinzena para o fim de 2016, a Fiat
Chrysler Automobiles (FCA) celebra a liderança no mercado brasileiro de
automóveis e comerciais leves no ano. Com 345.042 unidades vendidas até 15 de
dezembro, o grupo está no topo do ranking, 17,5 mil unidades à frente do
segundo colocado.
A FCA fez, ao longo de 2016, lançamentos que a
posicionaram estrategicamente nos segmentos mais importantes do mercado, tanto
em termos de volume como de rentabilidade. É o caso dos hatches compactos com
motorização 1.0, no qual o grupo é líder desde 2011. Além da tradição da marca
Fiat neste segmento, contribuíram para o resultado deste ano o lançamento do
Fiat Mobi, um compacto versátil e ideal para a mobilidade urbana, e a linha
2017 do Fiat Uno, que, além de mais conteúdo tecnológico, inaugurou a nova
família global de motores Firefly 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro
cilindros.
Em comerciais leves, o grupo lidera os licenciamentos com
38,3% de market share, graças à sua abrangente gama de produtos que inclui
picapes, furgões e vans. Isolando-se apenas os números de picapes, a liderança
do grupo fica ainda mais evidente, pois ocupa as duas primeiras posições no
ranking dos modelos mais vendidos com os Fiat Strada e Toro.
A picape compacta Strada é líder do segmento há 15 anos e
foi responsável pela introdução de importantes inovações, como a cabine
estendida, o diferencial blocante Locker, a cabine dupla e a terceira porta. Já
a Toro, que chegou ao mercado em março e logo assumiu o segundo posto, combina
a robustez e versatilidade de uma picape com o conforto de um SUV.
Nos últimos quatros meses, a FCA também lidera o segmento
de SUVs, apoiada na tradição da marca Jeep nesse tipo de veículo. Além de
manter as vendas do Jeep Renegade em patamares elevados e de lançar a linha
2017 do modelo em novembro, os licenciamentos ganharam grande impulso com a
chegada do Jeep Compass, que já vendeu mais de 4 mil unidades. Logo no primeiro
mês o Compass vendeu quase cinco vezes o volume do antigo líder de mercado, e
praticamente a soma de todos os concorrentes do segmento de SUVs médios.
“Continuamos líderes em automóveis e comerciais leves
graças à nossa estratégia multimarca, uma sólida plataforma de produção e
produtos que se antecipam às tendências de mercado e surpreendem o consumidor”,
avalia Sérgio Ferreira, Diretor Comercial da FCA. “Liderança é importante, mas
não é tudo. Nosso paradigma de liderança é mais amplo e inclui assegurar a
rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente, bem como a linha de frente
em produtos, políticas e conceitos produtivos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário