Principal série de acesso e formadora de pilotos para a
Stock Car, o Campeonato Brasileiro de Turismo anuncia nesta quarta-feira (21) o
calendário da temporada 2017. As disputas começam no dia 2 de abril, em Goiânia
(GO), e se encerram em 10 de dezembro com a corrida final no autódromo de
Interlagos em São Paulo (SP).
Serão oito etapas - sete delas no sistema de rodadas duplas e a prova
derradeira no fim do ano valendo o dobro de pontos, totalizando 15 corridas
durante o ano. Sempre acompanhando a Stock Car, a categoria de acesso inicia a
temporada em Goiânia e depois passa pelo Velopark, Santa Cruz do Sul, Londrina,
Tarumã, Curitiba e fecha em Interlagos. O Brasileiro de Turismo também terá
rodada dupla junto à Corrida do Milhão da Stock Car, mas a praça ainda não foi
definida para a tradicional prova da categoria-mãe.
O formato terá uma evolução ao que foi introduzido em 2016, quando as paradas
obrigatórias de box e o uso do botão de ultrapassagem passaram a se fazer
presentes nas disputas das provas complementares de cada etapa e na final. Para
2017, o Campeonato Brasileiro de Turismo traz novidades que deverão mudar a
estratégia de equipes e pilotos durante todo o final de semana.
As corridas disputadas aos sábados terão 25 minutos de duração e as de domingo
serão mais longas, com 30 minutos. O uso do botão de ultrapassagem, antes
restrito somente às corridas dos domingos, foi padronizado: cada piloto terá 11
acionamentos do push to pass já a partir do treino de
classificação. Nas corridas de domingo haverá uma janela de reabastecimento
para os carros, como acontece na Stock Car.
"O que teremos na próxima temporada é uma evolução do que experimentamos
em 2016, melhorando a preparação dos pilotos e aproximando a categoria da Stock
Car no conceito, gerando mais emoção para o público e familiarizando os
competidores com o formato usado na Stock", destaca Gerson Marques, da M+M
Eventos Esportivos, empresa que organiza o Campeonato Brasileiro de Turismo.
Os pódios das corridas passarão a premiar os cinco primeiros colocados no
pódio, em vez dos três tradicionais. Ao final de cada etapa, os quatro
primeiros pilotos na classificação do campeonato terão peso extra adicionado
aos carros para a rodada dupla seguinte. O primeiro levará 80 quilos, o segundo
70, o terceiro 60 e o quarto, 50 quilos. A iniciativa visa trazer mais
equilíbrio à disputa, mas a exceção fica na etapa final, em que os pilotos
partem para a disputa sem nenhum lastro adicional.
CALENDÁRIO 2017 - BRASILEIRO DE TURISMO
02.abril: GOIÂNIA
23.abril: VELOPARK
21.maio: SANTA CRUZ DO SUL
09.julho: LONDRINA
10.setembro: CORRIDA DO MILHÃO (local a ser definido)
01.outubro: TARUMÃ
22.outubro: CURITIBA
10.dezembro: SÃO PAULO
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