A Toyota GAZOO Racing, empresa do grupo Toyota focada nas
ações relacionadas aos esportes de performance automobilística, apresentou sua
equipe de pilotos para a temporada 2017 do Campeonato Mundial de Rali (World
Rally Championship). Eles disputarão a competição a bordo do bólido baseado no
modelo Yaris a partir de 19 de janeiro do ano que vem, data da primeira prova,
no distrito de Montecarlo, em Mônaco, na França.
A Toyota vem trabalhando para voltar ao campeonato com força
total. Antes de anunciar seu retorno ao Rali, a fabricante dedicou mais de um
ano em programas de testes com equipes especializadas, a fim de obter um
excelente resultado já na primeira etapa do circuito mundial em Montecarlo.
Para a Toyota, a participação no WRC, Rali de elevado nível
técnico e competitivo, é a chance de oferecer novos desafios e oportunidades no
que tange ao desenvolvimento de equipes experientes, explorando novas
tecnologias e provando diferentes terrenos ao redor do mundo, para, assim,
contribuir com o objetivo principal da marca: produzir carros cada vez
melhores.
Yaris WRC
O Yaris WRC foi tecnicamente e pontualmente desenvolvido,
levando em consideração todos os requisitos e regulamentos da Federação
Internacional de Automobilismo (FIA) para a temporada 2017, sendo o modelo
parte da nova geração de carros para Ralis, que prometem entregar ainda mais
emoção aos fãs nos próximos anos. Equipado com um motor de injeção direta a gasolina
e 1.6 litros é capaz de gerar 385 cv aliado a um sofisticado design, baseado nas regras de
aerodinâmica dos automóveis.
“Este é um veículo cuidadosamente projetado com potencial
incrível”, revela Tommi Mäkinen, diretor da Toyota GAZOO Racing WRC. “O novo
regulamento dá muito mais liberdade em termos de desenvolvimento. Embora ainda
temos de explorar todas as possibilidades, podemos dizer que o Yaris WRC tem
alta confiabilidade e velocidade. Mal posso esperar para ver os resultados em
condições de corrida”, acrescenta.
Equipe de pilotos
A Toyota competirá com duas unidades do Yaris WRC, conduzidos
por Jari-Matti Latvala e Juho Hänninen, que irão acelerar os veículos já na
primeira etapa, em Montecarlo. Esapekka Lappi, jovem piloto finlandês que este
ano ganhou o campeonato na categoria WRC2, também será integrado à equipe como
piloto de testes ao longo de toda a temporada.
Jari-Matti Latvala
Desde a sua primeira temporada no Rali do WRC, em 2002,
Jari-Matti Latvala mantém alta performance, encerrando 2016 com 16 vitórias. O
piloto já participou de 169 corridas e conquistou o vice-campeonato do WRC em
três ocasiões, ao lado do copiloto Mikka Anttila, tornando-se, assim, um dos
melhores da categoria. Possui larga experiência nesta competição que exige elevado
nível técnico.
Juho Hänninen
Juho Hänninen irá competir pela Toyota GAZOO Racing WRC ao
lado de seu copiloto Kaj Lindström. Hänninen participou do desenvolvimento do
Yaris WRC desde o primeiro teste. O profissional possui vasta experiência no
WRC e detém profundo conhecimento do veículo.
Esapekka Lappi
Esapekka Lappi foi recentemente coroado vencedor do
Campeonato Mundial de Rali na categoria WRC2. O jovem piloto finlandês tem
impressionado o público com sua velocidade, temperamento e capacidade de adaptação.
Depois de um período de experimentação na categoria R5 no Campeonato Europeu de
Rali e desenvolver suas habilidades no WRC2, Lappi mostra-se pronto para
enfrentar um novo desafio em sua carreira: ser um piloto de testes na maior
competição de ralis do mundo pela Toyota GAZOO Racing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário