Há quase dois meses, Augusto Farfus disputou a última
etapa do campeonato 2016 do DTM em Hockenheim, mas isso não quer dizer que o
piloto já está de férias, muito pelo contrário.
Na última semana (29 de
novembro a 2 de dezembro), Farfus participou de uma sessão de testes em Jerez
de la Frontera, na Espanha, para o desenvolvimento do carro 2017, que contará
com um novo regulamento técnico. Os carros terão nova aerodinâmica, um motor
mais potente e pneus mais macios, o que deve resultar em carros aproximadamente
2 segundos mais rápidos que os modelos atuais.
As novidades para a temporada 2017, porém, não estão somente na parte técnica
dos carros. A BMW terá uma reestruturação em seu time no DTM. Em 2016, a
montadora bávara esteve representada no principal campeonato de carros de
turismo do mundo por oito pilotos divididos em quatro times: Team MTEK (Augusto
Farfus e Bruno Spengler), Team RMG (Marco Wittmann e Timo Glock), Team RBM (Tom
Blomqvist e Maxime Martin) e Team Schnitzer (António Félix da Costa e Martin
Tomczyk).
Já no ano que vem, seis pilotos da BMW estarão organizados em apenas dois
times: Farfus ingressará no Team RMG, ao lado do atual campeão Wittmann e do
ex-F1 Glock, enquanto Bruno Spengler se junta a Blomqvist e Martin no Team RBM.
A equipe Schnizter estará focada em competições de Gran Turismo e de longa
duração, assim como o piloto português Félix da Costa, que foi transferido para
o programa de endurance da montadora, além de continuar correndo na Formula-E.
Tomczyk anunciou sua aposentadoria após 16 anos na categoria. A atual equipe de
Farfus, o Team MTEK, estará dedicada ao programa de ingresso da montadora no
Campeonato Mundial de Endurance (WEC), o que acontecerá de fato em 2018.
O curitibano de 33 anos se mostrou animado com a mudança, e acredita em um ano
vitorioso com sua nova equipe, já que eles conquistaram o título de pilotos com
Wittmann em 2014 e 2016, e o título de melhor equipe em 2014. Por ser um ano de
novidades no regulamento técnico, o trabalho de três pilotos experientes dentro
do time irá otimizar o desenvolvimento do carro e testes de acertos, mesmo com
o curto tempo de treinos durante as etapas.
Das nove rodadas duplas previstas no campeonato 2017, apenas as duas primeiras
já tem data e local confirmados. Como de costume, a abertura da temporada
acontece em Hockenheim, entre os dias 5 e 7 de maio, e a segunda etapa acontece
duas semanas depois, em Lausitzring, ambas na Alemanha.
Desafio em Daytona:
Antes de tirar alguns dias de descanso para as festas de fim de ano, Augusto
ainda tem mais um importante compromisso nas pistas. Entre os dias 12 e 13 de
dezembro, ele participa dos primeiros treinos de preparação para disputar
novamente as 24 Horas de Daytona - que serão realizadas de 26 a 29 de janeiro,
marcando a abertura do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
Farfus terá como companheiros o canadense Bruno Spengler, o norte-americano
Bill Auberlen e o britânico Alexander Sims, a bordo do "Art Car" da BMW, modelo M6 GTLM, que terá uma
pintura especial feita pelo artista norte-americano John Baldessari - cujo
estilo mescla fotos cotidianas e pinturas modernas. Essa não é a primeira vez
que a BMW transforma seus carros em obras de arte. Na verdade, até agora já
foram 17 modelos customizados por artistas como Andy Warhol e Jeff Koons (o
mais recente, em 2010), por exemplo.
Augusto Farfus:
"Apesar do campeonato ter acabado há quase dois meses, seguimos
trabalhando intensamente no desenvolvimento do carro 2017, quando teremos um
novo regulamento técnico. Tivemos sessões de treino no Estoril e em Jerez, e o
carro se mostrou cerca de 2 segundos mais rápido. Além disso, estou muito
animado por fazer parte do Team RMG a partir do ano que vem, será ótimo correr
ao lado do Wittmann e do Glock, e juntos vamos em busca de uma temporada
vitoriosa. Agradeço também a todos do Team MTEK por um 2016 de muita dedicação
e aprendizados".
24 Horas de Daytona:
"Essa será a quinta vez que corro as 24 Horas de Daytona. Vamos iniciar
agora nossa preparação para essa prova tão importante, já batemos na trave na
busca pela vitória em 2015, e teremos novamente um grande time para brigar por
esse resultado. Além disso, será um prazer pilotar o Art Car da BMW, que é
conhecida por transformar carros em obras de arte, isso fica marcado na
história".
Nenhum comentário:
Postar um comentário