Carregamento indutivo pode ser opção para veículos
elétricos
Um dos maiores entraves dos veículos com fonte de energia
elétrica fica por conta da autonomia e também dos sistemas de carregamento, que
precisam de maior rapidez.
Buscando encontrar uma solução viável, a Scania testa
pela primeira vez na Região Nórdica a opção de ônibus, como também, de
parada estacionária para carregamento indutivo, uma opção no desenvolvimento
por um sistema de transporte público silencioso e sustentável. O projeto é
parcialmente financiado pela Agência Sueca de Energia e também serve para
análise do comportamento em clima com temperaturas baixas.
O mais interessante é o aproveitamento da viagem do
ônibus para a ampliação da carga de energia da bateria do veículo. No momento
em que o ônibus chega na parada, o sistema de carregamento sem fio (wireless
bus stop charging), localizado sob a superfície da estrada da estação de
carregamento, automaticamente inicia o carregamento.
O processo teve inclusive a preocupação na ambientação
para não perturbar as características urbanas, ou seja, o desenho da tecnologia
indutiva é essencialmente invisível no transporte e nas vias urbanas.
Sete minutos de carregamento sem fios é suficiente para
cobrir toda a rota de 10 km de comprimento. O ônibus vai operar em Södertälje,
sede da Scania que fica na Suécia.
"O ônibus híbrido elétrico neste projeto demonstra
uma alternativa como tecnologia para uma solução de transporte mais
sustentável. A tecnologia de carregamento indutiva é silenciosa e invisível. O
teste de campo em Södertälje é importante antes das escolhas enfrentadas pela
sociedade e pela indústria automotiva no que se refere à eliminação de emissões
e redução do ruído do tráfego em ambientes urbanos sensíveis ", diz Hedvig
Paradis, gerente de projeto da Scania e responsável pela Participação no
projeto de pesquisa.
O custo do projeto de carregamento das paradas de ônibus
com carregamento sem fio é de cerca de 38 milhões de coroas suecas, dos quais a
Scania está a investir 22 milhões de coroas suecas. A Agência Sueca de Energia
concedeu cerca de 10 milhões de coroas suecas em financiamento para pesquisa,
que será dividido entre o Royal Institute of Technology, Scania e SL.
"Este é um dos vários projetos que a Scania está
conduzindo para encontrar soluções para futuros serviços de transporte
sustentável nas cidades", diz Anders Grundströmer, diretor da Scania
Sustainable City Solutions. "Estamos trabalhando na identificação das
necessidades das cidades e na criação de sistemas para soluções de transporte
ecológicas, rápidas, seguras e econômicas, baseadas em combustíveis
alternativos produzidos localmente, incluindo a eletrificação".
A eletrificação do setor dos transportes exigirá várias
tecnologias e soluções - tanto em termos de forma de realização, como também
pela maneira que seria cobrada. A carga pode ocorrer quando os veículos
estiverem estacionados em estacionamentos e paradas ou durante a operação. Para
a carga durante o funcionamento, as alternativas são a carga condutora através
de um pantógrafo ou carregamento indutivo - ou uma combinação destas técnicas.
A escolha da solução depende da tarefa de transporte a
ser realizada. O tamanho e o peso das baterias, que podem ser transportados a
bordo do veículo, por exemplo, determinam a quantidade de carga que deve
ocorrer durante o serviço.
O ônibus que a Scania testará no tráfego urbano de
Södertälje é um ônibus híbrido, ou seja, com tecnologia, o que significa que as
baterias do ônibus também são carregadas durante a operação, utilizando a
potência dos freios. A carga também pode ocorrer usando o motor de combustão,
que opera com combustível isento de fósseis.
A Suécia pretende ter uma frota de veículos não fóssil
até 2030. A eletrificação dos transportes públicos, e os ônibus, em particular,
são cruciais para atingir esse objetivo. O ônibus elétrico híbrido é 70%
mais eficiente no aspecto de aproveitamento da energia que um correspondente
que utilize diesel convencional.
PERFIL
Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica,
além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista,
desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de
treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br),
uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de
manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção
honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido
pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
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