Líder do mercado de concreto no Rio de Janeiro, a Eduric
Concreteira, que opera uma frota de 15 betoneiras equipadas com transmissões
Allison, acha que tomou a inciativa correta ao escolher modelos automáticos,
que se mostraram mais produtivos e rentáveis do que as versões com transmissões
manuais.
"Na confecção de meio fio, a betoneira com transmissão automática
proporciona um rendimento 20% superior ao dos veículos manuais em volume
transportado", diz Sidnei Pereira, gerente comercial da Eduric. Ambos
transportam cinco metros cúbicos de concreto a cada vez, mas com o automático
conseguimos fazer um trabalho mais constante e progressivo, o que garante maior
produtividade por metro cúbico descarregado".
Também para o transporte de concreto as betoneiras equipadas com transmissões
Allison se mostraram mais eficazes. "No uso diário, para a entrega de
concreto, independente do trajeto percorrido, os automáticos são em torno de
10% mais produtivos que os caminhões manuais", diz Pereira.
"Obviamente, isso tem um impacto significativo em nossos negócios, tanto
no custo direto quanto nos resultados financeiros".
Além dos ganhos de produtividade, as transmissões Allison da Série 3000 melhoraram a economia de combustível
da Eduric. Apresentam consumo estável em
qualquer situação de trânsito
ou de condução, diferentemente das manuais
que mostram variações de consumo bastante acentuadas consumindo mais do que as
automáticas por tonelada de concreto transportado.
A experiência da Eduric com as automáticas Allison também inclui custos de
manutenção reduzidos. "Usamos caminhões automáticos desde 2003 e não
tivemos nenhum problema com nossas transmissões", disse Pereira.
Pereira também comenta o alto custo que a empresa tem com o desgaste do sistema
de embreagem das transmissões manuais. "Quando utilizada na atividade de
confecção do meio fio, com uma frequência de três viagens/dia ao longo de um
mês com 25 dias úteis, a betoneira manual tem de trocar disco, platô e
rolamento da embreagem a cada três meses. Dependendo do motorista, somos
obrigados a trocar até o volante do motor. Isso significa que se tivermos que
encomendar as peças o caminhão ficará parado por um dia e meio ou mais".
No que se refere às vantagens das transmissões Allison, Pereira destaca a
lucratividade proporcionada para a Eduric. "Obviamente, tendo maior
produtividade nós ganhamos mais dinheiro. Mas o importante é que quanto mais
aumentamos nossa produtividade, mais reduzimos nosso custo fixo e mais
aumentamos o nosso lucro", analisa Pereira.
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