“Nós chegamos em Paris em
primeiro, apenas trocando duas rodas”. Esse foi o texto de um telegrama enviado
da capital francesa, em agosto de 1907, pelo Príncipe Scipione Borghese. Ele
venceu a corrida de Pequim para Paris, em uma Itala equipada com Pirelli, com
uma grande vantagem sobre seus rivais. Para aquela época, naquelas estradas,
foi um resultado excepcional, alcançado após 16 mil quilômetros difíceis que
puniram os pilotos, carros e pneus. Foi, também, uma aventura que trouxe a
atenção do público para a performance e a segurança de um produto que logo
seria reconhecido pela famosa logomarca Pirelli, que agora é uma visão bem
conhecida em todo o mundo.
110 ANOS DE ESPORTE A MOTOR
Hoje, a Pirelli celebra o seu
110º aniversário no esporte a motor. E faz isso de uma forma que marca como os
tempos mudaram. Já por muitos anos, o esporte a motor tem sido crucial, tanto
para pneus de carro como de motos no que se refere ao desenvolvimento de
tecnologias. A fabricante italiana de pneus se deu conta disso no fim do século
XIX, quando o fundador da empresa, Giovanni Battista Pirelli, viu como corridas
de motocicletas poderiam funcionar como testes para seus produtos voltados para
as ruas. E é por esta razão que este marco está sendo celebrado no Museu
Nacional do Automóvel de Turim, um verdadeiro ícone da história motorizada, ao
longo de dois séculos. Atualmente, o local é o atual lar da Itala 35/45 HP, que
venceu em Paris e marcou o verdadeiro primeiro capítulo da ilustre história da
Pirelli no esporte a motor.
UM MUSEU DE PRESTÍGIO GENUÍNO
Desde a Itala do Príncipe
Scipione até os novos pneus mais largos da Fórmula 1, que em breve farão a sua
estreia no Grande Prémio da Austrália, primeira etapa do campeonato mundial de
2017. A coleção de tesouros de duas e quatro rodas, equipada pela Pirelli,
representa 110 anos de história. Mas ela também fornece uma janela para o
presente, em que produtos para o esporte a motor e a estrada estão estreitamente
ligados do que nunca. De um lado, um Porsche 911S Turbo de uso nas ruas. Do
outro, Lamborghini Huracan GT3 de competição. Eles simbolizam claramente as
semelhanças impressionantes entre o produto P Zero de estrada e de competição.
Isso representa o elevado nível da capacidade do segmento de ultra-high
performance da Pirelli.
Os pneus da Ducati do
Campeonato Mundial de Superbike também caracterizam o lema: "vendemos o
que corremos, corremos com o que vendemos". Por muitos anos, este tem sido
o cartão de visita de um produto que permite que as motos voem na pista. E está
igualmente disponível para ser adquirido, em todo o mundo, pelos pilotos
entusiasmados com o desempenho e segurança que ele traz para suas motos todos
os dias. Este é o conceito no coração da divisão de prestige da Pirelli, que
hoje equipa 50% de todos os carros deste segmento. O prestige é uma filosofia:
o símbolo da missão da Pirelli como a escolha ideal para as motos e carros mais
potentes, exclusivos e desejáveis do mundo. O sucesso em corridas em todos os
cantos do planeta forma a vitrine perfeita para os produtos que agora são
exibidos em Pirelli P Zero World boutiques. São lojas e centros de atendimento
que atendem às demandas exclusivas da clientela mais exigente da Pirelli. O
primeiro já está aberto há algum tempo em Los Angeles, nos Estados Unidos,
enquanto outros estão prontos para surgir em todo o mundo.
PORTAS ABERTAS À TECNOLOGIA
AVANÇADA
O evento de 110 anos da
Pirelli no esporte a motor também forneceu a oportunidade para que as portas do
avançado complexo de Settimo Torinese fossem abertas. Por dentro, a mais
avançada tecnologia da Pirelli. No coração da instalação, está o Next Mirs:
sistema de produção industrial mais digitalizado que existe atualmente. Ele
representa o ponto culminante do pensamento e da tecnologia de ponta,
patenteado pela Pirelli. O processo é completamente robotizado e dedicado à
produção de pneus de alto desempenho, com medidas entre 19 e 23 polegadas. E é
onde os pneus P Zero são criados, tanto para as pistas de corrida como as
estradas.
Mas Settimo Torinese não se
resume a pneus completos. A planta também produz compostos, incluindo aqueles
usados na Fórmula 1. E tudo isso acontece, como é o caso em qualquer outro
lugar das avançadas instalações, com o máximo respeito e cuidado pelo meio
ambiente, bem como as pessoas que trabalham lá.
CELEBRANDO COM OS CAMPEÕES
Para a Pirelli, a marca de
110 anos é algo para comemorar muito. Por isso, a fabricante italiana de pneus
está satisfeita com a presença de tantos campeões, desde algumas das estrelas
da Fórmula 1 até a lendário Alessandro Zanardi, multimedalhista de ouro
olímpico que voltou às corridas e às vitórias: obviamente com Pirelli.
Também presente no evento está Stefano Domenicali, presidente da Lamborghini: uma marca que denota perfeitamente a renomada transferência de tecnologia da Pirelli. Outros convidados de honra incluem o chefe da equipe McLaren de Fórmula 1 e o especialista em pneus da Ferrari. Sem mencionar os principais membros de equipes da F1, que comentaram sobre as sessões de testes dos pneus mais largos, que serão usados nesta temporada, assim como os desafios técnicos pela frente.
Também presente no evento está Stefano Domenicali, presidente da Lamborghini: uma marca que denota perfeitamente a renomada transferência de tecnologia da Pirelli. Outros convidados de honra incluem o chefe da equipe McLaren de Fórmula 1 e o especialista em pneus da Ferrari. Sem mencionar os principais membros de equipes da F1, que comentaram sobre as sessões de testes dos pneus mais largos, que serão usados nesta temporada, assim como os desafios técnicos pela frente.
Tantos campeões e fabricantes
para marcar as 2.200 corridas e mais de 340 campeonatos (entre carros e motos)
que a Pirelli compete em todo o mundo. Esse é outro primeiro: exatamente como
aquele em que Pirelli dominou há 110 anos, desde Pequim até Paris, quando o
automobilismo era algo que ainda se pensava.
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