O novo
Audi RS 3 Sportback completa a vanguarda esportiva da fabricante de Ingolstadt
no segmento de compactos premium. Seguindo a estreia mundial do RS 3 Sedan no
Salão do Automóvel de Paris 2016, o RS 3 Sportback agora está pronto para ser
apresentado no Salão de Genebra deste ano. Com motor de cinco cilindros mais
potente do mundo em produção, dinamismo excepcional e um visual ainda mais
agressivo, o carro oferece uma experiência emocional de direção.
De 0 a 100 km/h
em 4,1 segundos
Por trás da
impressionante performance do RS 3 Sportback está o motor de cinco cilindros
mais potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O propulsor entrega 400 cv de
potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg mais leve graças ao seu
cárter de alumínio, entre outras características. O torque máximo de 480 Nm é
disponibilizado a partir de uma rotação baixa, de 1.700 rpm, e se mantém
constante a até 5.850 giros. Dessa forma o modelo consegue acelerar até os 100
km/h em 4,1 segundos. O efeito dessa extraordinária potência é intensificado pelo
inconfundível som do cinco-cilindros, que provém da alternância da ignição
entre os cilindros diretamente adjacentes e amplamente espaçados. Sob demanda,
a Audi pode aumentar a velocidade máxima de 250 km/h para 280 km/h.
Para uma melhor
preparação da mistura de combustível, o novo motor 2.5 TFSI emprega a dupla
injeção direta no coletor de admissão e nas câmaras de combustão. Na parte de
exaustão, o Audi valvelift system controla a duração de abertura da válvula
dependendo da aceleração e velocidade do motor – para um consumo moderado com
carga baixa ou parcial, bem como uma resposta mais espontânea do acelerador e
um alto nível de potência e tração com carga máxima.
Sistema de
tração quattro com distribuição variável de potência
A transmissão S
tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração integral permanente
quattro transferem a potência do cinco-cilindros para a estrada. A embreagem
eletro-hidráulica multi-plate distribui o torque variável entre os eixos. A
tração quattro é integrada ao sistema de dinâmico de direção Audi drive select,
assim como a direção, o câmbio S tronic, o gerenciamento do motor, as abas de
escape ajustáveis, além da suspensão RS sport (opcional) com amortecedores
adaptativos. O motorista pode variar individualmente o funcionamento desses
componentes entre três modos – comfort, auto e dynamics (conforto, automático e
dinâmico). O manuseio é aperfeiçoado pelo uso do ESC (controle eletrônico de
estabilidade) com controle de torque seletivo e modo sport ajustado especialmente
para o RS.
Bitola mais
larga e ajuste esportivo da suspensão
Junto à direção
progressiva, o eixo traseiro four-link e a suspensão rebaixada em 25 mm em
relação ao A3, o RS 3 Sportback combina dinamismo fascinante a uma estabilidade
superior. Comparado ao modelo de produção, a bitola do eixo dianteiro é 20 mm
mais larga – e as caixas de rodas são, consequentemente, mais robustas. De
série, as rodas têm 19 polegadas de diâmetro e os pneus medem 235/35, enquanto
os discos de freios têm 310 mm de diâmetro. Opcionalmente, os clientes podem
escolher discos de fibra de carbono na dianteira. No eixo traseiro, são usados
discos também com 310 mm.
Exclusivo design
RS
Por fora, o RS 3
Sportback demonstra sua potência com a bela grade Singleframe brilhante com padrão
colmeia, grandes entradas de ar e acabamento angular nas soleiras. Com a
redesenhada lâmina no para-choque dianteiro, a frente do carro tem aparência
mais larga. Faróis de LEDs com a distinta assinatura de iluminação da marca são
de série, e os faróis matrix de LEDs são oferecidos como opcionais. Na traseira
há um elegante spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento ovais. O logo
quattro, localizado na parte de baixo da grade Singleframe, dá o toque final na
aparência dinâmica do carro, assim como o emblema RS 3 na grade e na tampa do
porta-malas.
Interior
esportivo e conforto excepcional
O RS 3 Sportback
é equipado com bancos esportivos revestidos de couro Napa de série. Como
opcional são oferecidos bancos RS com contornos mais pronunciados e encostos de
cabeça integrados para motorista e passageiro dianteiro. Emblemas RS são
estampados nos encostos dos assentos de ambas as configurações.
O volante
esportivo de couro da linha RS tem base aplanada e traz botões para a operação
do sistema de infotainment. O principal elemento de controle é o botão rotativo
e de pressão localizado no túnel do console central. Um touchpad pode ser
integrado na superfície do botão opcionalmente, permitindo ações como rolar a
tela, dar zoom e escrever textos. Também está incluso no sistema um recurso de
pesquisa de texto que conclui automaticamente a entrada do usuário após apenas
algumas letras terem sido inseridas. O controle de voz pode processar questões
e comandos formulados pelo motorista em linguagem cotidiana.
Online com o
Audi connect
Quando se falta
de infotainment, o RS 3 Sportback é extremamente versátil. Um módulo LTE traz
os serviços do Audi connect a bordo, incluindo navegação com Google Earth e
Google Street View, bem como informações sobre preços de combustíveis, previsão
do tempo, viagem e trânsito. O aplicativo Audi MMI connect permite aos usuários
transferir seus calendários de smartphones para o sistema MMI. O motorista pode
ainda pode enviar destinos do Google Maps e destinos especiais para o sistema
de navegação, além de transmitir músicas da internet. Apple Car Play e Android
Auto podem ser usados para mostrar os aplicativos selecionados para a tela a
bordo e suprir as necessidades de telefonia, música e navegação. Além disso, o
sistema de navegação inclui um hotspot wi-fi que permite aos passageiros
conectar seus dispositivos móveis à internet.
Outros destaques
incluem o Audi phone box, o sistema de som Bang&Olufsen com 705 watts de
potência e muitos dispositivos de assistência ao motorista. Em tráfego lento de
até 65 km/h, por exemplo, o traffic jam assist mantém o carro a uma distância
segura do veículo da frente e pode assumir a direção por alguns momentos.
Novidade também no RS 3 Sportback é o assistente de emergência, que freia o
carro automaticamente se necessário, e o cross traffic assist, que avisa quando
um veículo cruza a traseira quando o motorista está saindo de uma vaga de
estacionamento.
Lançamento
Encomendas para
o RS 3 Sportback e o RS 3 Sedan podem ser feitas na Europa a partir de abril;
já o lançamento comercial ocorre em agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário