Com expectativa de mais uma temporada de grid cheio, o
Mercedes-Benz Challenge apresentou novidades que
irão tornar ainda mais competitivo o torneio que se inicia no dia 2 de abril,
no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Com destaque especial
para as alterações no regulamento desportivo, a organização do torneio preparou
um pacote de mudanças idealizadas para contribuir com o nível de
competitividade da categoria. A aguardada estreia de novatos e alguns pilotos
de carreira consolidada são outros elementos que reforçam a previsão de que
2017 pode ser a temporada mais disputada da história do campeonato.
“Nosso desafio a cada ano é aprimorar cada detalhe que
torne a competição ainda mais emocionante. Consideramos o Mercedes-Benz
Challenge como parte fundamental da estratégia da marca no Brasil, uma vez que
a categoria aumenta a exposição da marca, além de ser uma oportunidade de
relacionamento com clientes e concessionários de diversas regiões do País”,
afirma Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina e Caribe.
Mais oportunidades
A novidade que deve ter mais peso na disputa pelo título
é o descarte do pior resultado em corrida, que poderá ser aplicado da 1ª à 7ª
etapa das oito que serão realizadas em 2017. Essa alteração tem como objetivo
fazer com que mais pilotos cheguem à última corrida disputando o título.
No ano passado, o torneio chegou à prova final com quatro
pilotos em cada uma das duas divisões com chances reais de serem campeões. Em
2017, ao invés de pontuação dobrada na final, a corrida passa a ter peso 1,5 na
pontuação, ou seja, estarão em jogo 50% a mais de pontos do que em uma etapa
normal. A pontuação extra atrai a participação de mais pilotos e, combinada com
o descarte do pior resultado nas corridas anteriores, coloca ainda mais ênfase
da disputa pelo título na última prova do ano.
Recompensa merecida
Uma novidade que será muito comemorada pelos pilotos é a
concessão de um ponto extra para quem conquistar a pole position tanto na C 250
Cup quanto na CLA AMG Cup. “A briga pela pole tem sido uma disputa à parte
durante o ano inteiro. Por exemplo, no ano passado tivemos 15 carros dentro do
mesmo segundo no grid da 7ª etapa, em Goiânia. Os seis primeiros estavam
separados por praticamente um décimo de segundo. Esse é um índice expressivo,
que diz muito sobre o nível do torneio. Dessa forma, decidimos que o vencedor
dessa disputa realizada todo sábado antes de cada corrida merece uma
recompensa. Temos certeza que o ponto extra vai fazer muita diferença nas
contas para o título”, afirma Alexandre Ayres, gerente sênior de Pós-Venda da
Mercedes-Benz do Brasil.
Pacote técnico
Para a nova temporada, a organização decidiu implementar
na CLA AMG Cup algumas alterações técnicas, sempre visando melhorar a
performance e durabilidade do modelo. Os novos itens serão fornecidos por
parcerias técnicas firmadas pelo torneio. A divisão AMG do Mercedes-Benz
Challenge passará a contar com novos discos (Fremax) e pastilhas de freio
(Fras-le), kit de buchas de suspensão traseira (Viemar) e uma segunda opção de
amortecedores (JL/Kampico).
Confira o calendário 2017
02/04 - Goiânia (GO)
21/05 – Santa Cruz
do Sul (RS)
09/07 - Londrina (PR)
06/08 - Velo Città
(SP)
10/09 - Local ainda
não confirmado
22/10 - Curitiba (PR)
26/11 - Brasília (DF)
10/12 - Interlagos
(SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário