Fotos:José Mario Dias - Piquet Sports |
Nelsinho Piquet reafirmou a ascensão do equipamento da
equipe NextEV e encerrou uma seca de 13 provas (ou 602 dias!) fora do top5 na
categoria em que se consagrou como primeiro campeão mundial da história.
Com uma tocada precisa em Buenos Aires, o brasiliense
recebeu a bandeira quadriculada em quinto lugar e fez jus à melhora de seu
carro na atual temporada da Fórmula E.
A exemplo das duas primeiras etapas do calendário
2016/2017, o carro #3 foi um dos destaques dos treinos.Pole em Hong Kong e terceiro no grid em Marrakesh,
Nelsinho Piquet foi o quinto mais veloz na primeira fase do treino
qualificatório e repetiu o resultado na disputa da superpole.
Na largada, ele tracionou bem por fora e chegou a
emparelhar com seu companheiro, Oliver Turvey, nas duas primeiras curvas. Mas
acabou cedendo espaço para o britânico e conservou o quinto lugar.
Os quatro primeiros abriram cerca de 2s até a quinta
volta, quando Nicolas Prost ultrapassou Piquet. Ele não perdeu contato com o
top5 porém, e entrou no box para troca de carro na volta 20.
O trabalho de pit-stop foi muito bem feito, e Nelsinho
saiu em sétimo mesmo tendo sido vítima de um “unsafe release” protagonizado por
outro competidor. Com o pelotão reordenado, se posicionou em quinto e levou o
carro nesta condição até o final.
“A corrida em geral foi boa”, resumiu o primeiro campeão
da Fórmula E. “A gente ainda teve um pouco de problemas com nosso powertrain,
especialmente no início. Mas só de andar próximo dos líderes durante boa parte
da prova já foi bem satisfatório. Dá para perceber que não estamos longe e que,
se realmente acertarmos tudo, com uma corrida limpa e uma classificação boa,
temos chance de brigar pelo pódio constantemente. Claro que tem muitos carros
no nível parecido e muitos pilotos bons, então realmente tudo precisa dar certo
para estarmos entre os primeiros sempre”, avaliou o piloto.
Ele destacou que a equipe está na direção certa no
comparativo com a temporada 2, sempre evoluindo. “O carro está cada vez mais
competitivo, mesmo com as restrições de upgrades impostas pelo regulamento.
Estou otimista e vamos tratar de recuperar os pontos que perdemos nas duas
primeiras provas, que poderiam ter sido parecidas com esta”, frisou Piquet.
Sobre o pit-stop, que motivou chamada do outro competidor
brasileiro do grid à sala dos comissários após a prova, ele disse apenas que
precisou pisar fundo no freio para evitar contato no pit-lane e ressaltou
confiar no trabalho da FIA para aplicar as regras.
A quarta etapa da temporada 3 da Fórmula E acontece na
Cidade do México no dia 1o de abril.
ePrix de Buenos Aires
S. Buemi
JE Vergne
L. di Grassi
N. Prost
Nelson Piquet Jr
Nenhum comentário:
Postar um comentário