Coluna – 0617 - 10.02.2017
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Jeep Compass, irmão elegante do Renegade
O Compass, segundo
produto da marca Jeep no Brasil foi desenhado e composto para ser concorrente
de peso na faixa de briga-de-foice-no-escuro
no promissor mercado nacional no segmento. Está acima do irmão Renegade, do
líder setorial Honda HR-V, do recém chegado Nissan Kicks.
O mercado de
utilitários esportivos, sejam os SAV, com tração simples ou SUV, com tração
total e disposição extra asfalto, vem em grande expansão, com projeção de
atingir 25% dentre todas as vendas de veículos leves. Nele não há crise, como
perceptível pela enxurrada de novos produtos para disputar clientes.
É o terceiro produto
da fábrica FCA em Goiana, Pe, e utiliza plataforma comum ao Renegade e ao
picape Toro. E, como o Renegade, é produto mundial inaugurando produção no
Brasil.
Tem missão
importante: ajudar a Jeep a crescer e manter-se rentável e líder em lucros na união
FCA. Oferece amplo leque de versões com motores flex e diesel 2,0 litros, com
respectivos 200 e 170 cv de potência, e composições em decoração, transmissões
com acionamento mecânico ou hidráulico, e tração simples dianteira ou nas 4
rodas. Leque de preços varia 50%, a partir de R$ 100 mil pela versão simples, Sport,
flex, até o topo de linha Trail Hawk,
diesel, automática de 9 marchas.
Está acima do
Renegade. Pouco maior em dimensões, suspensão para rodar mais confortável, e
habilidades quase iguais para as versões de tração total. Em termos de mercado
é muito bem focado em postura, composição, destinado a clientela idade superior
ao cliente do Renegade, sem pretensões a ter cara de macho-man. Isto o situa em faixa de conforto. Em termos de estilo o
controle da Fiat sobre os Chrysler e Jeeps melhoraram o produto. É limpo,
marcado por linhas e elegante friso cromado envolvente, grupo óptico bonito e
eficiente, luzes com LEDs.
Internamente bem
acertado, materiais de toque agradável, incluindo o volante com aro espesso;
computador de bordo com tela de 9 cm para computador na versão Longitude e 16
cm, colorida na Trailhawk. Versão
superior bem composta em itens de segurança – sete bolsas de ar; assistente de
ponto cego; farol alto/baixo automático; freios anti colisão.
No particular
Versão superior,
diesel, transmissão automática, mimos como câmera de ré, mais nova das
necessidades inadiáveis aos motoristas. É um dos confortos, como a direção
assistida, a transmissão automática, os freios com mecanismo servo –
experimentou, vira exigência.
No específico
emprega pneus para desenhar seu uso – muito mais para urbano rápido. O ruído
matraqueado do ciclo diesel tem sido reduzido tanto operacional quanto pela
aplicação de adjutórios e filtros acústicos. O motor traça o mapa do uso. Pé em
cima, deixando-o trabalhar e fazer as marchas passarem, pressão constante no
acelerador, obtém ótimas médias – 15 km/litro em estrada de orografia variada,
carga completa. Cidade, 11 km/litro. Na média marcou 13,5 km/litro. Consumo de
diesel é consequência dos cavalos demandados, e exige motorista entendendo do
produto.
Sempre me questiono
do porquê um urbanoide, com arrepios ao campo e à terra vermelha embaçando seus
sapatos polidos, escolhe um motor diesel e por tal opção paga caro – e nunca
recuperará com uso a diferença de custos, até pela similaridade atual de valores.
Mas 10% dos compradores demandam por tal versão, cuja característica maior é
dispor de muito torque, 35,7 m.kgf em rotações baixas, oferecendo grande
capacidade de aceleração e manutenção de médias horárias.
O conjunto é para
quem se dedica a leitura especializada, pois além da falsa noção de carro
automático ter auto determinação, fazendo tudo sozinho, há outros adjutórios
importantes, como a gestão da tração nas quatro rodas, permitindo escolher, via
delicado botão de comando, o serviço certo para a demanda – Snow, pouca aderência; Sand, areia; Mud, barro; Rock, pedras
soltas – e reduzida acionável por botão e bloqueio do diferencial central,
distribuindo a tração 50/50%.
Хорошие
старые Нивы 40 лет назад (O bom e velho Niva
faz 40 anos)
Sucesso no Brasil à abertura das importações,
foi-se em anunciada fuga do importador. Deixou clientes reclamando de quebras e
falta de manutenção, e outros, fanáticos, em comunidades sociais, como os Camaradas do Niva.
Anedota de automóveis diz, os Jaguar são os melhores carros do mundo –
quando funcionam … Vale para os Niva, fazendo-o com conforto e
surpreendente capacidade de vencer dificuldades, como andar com água a 60 cm,
neve com 1m em altura. Niva em russo significa Campo, apropriado.
História
Exceto mercado brasileiro está
presente em 150 países e surgiu por iniciativa do Partido Comunista. Ao início
dos anos ’70 o projetista Vladimir Sergeivich e o designer Valery Semushkine traçaram o conceito. A ida da Fiat para
a então União Soviética facilitou trabalhos fornecendo componentes, desde a
base do modelo 127 – no Brasil evoluído para 147 -, motor e transmissão do
modelo 124, e agregando as modificações, como suspensão, diferencial dianteiro
e central gerindo a tração permanente nas 4 rodas. Projeto definitivo foi
apresentado no XXV Congresso do Partido em fevereiro de 1976 e a produção
determinada para a estatal AutoVAZ em Togliattigrado, onde se fabricavam os
Lada sedã e SW. Era o VAZ 2121. Àquele tempo na URSS não havia provocação de
marketing capitalista, e ante a incapacidade estatal em atender aos
interessados, qualquer produto rodante era sucesso.
Projeto bem arranjado sofreu poucas modificações em
quatro décadas. Ganhou caixa com 5 marchas; em 1994 trocou o motor Fiat 1,6 por
1,7 GM, teve versão diesel 1,9 Peugeot. Poucas mudanças estéticas em grade
frontal e grupo óptico. Qualidade foi implementada com métodos alemães quando a
Opel GM assumiu gestão da fábrica e há poucos anos quando Renault-Nissan a
sucedeu.
Gestão francesa fez modificação frontal,
incorporando para choques à carroceria, nova grade, rodas em liga leve – aqui
aplicadas na versão Pantanal, preparada localmente. No Brasil apenas versão de
3 portas, mas existem com 5 e picape.
Quem entende credita o sucesso à mecânica simples,
robusta, sem fricotes, e à completa ausência de eletrônica exceto para ignição
e injeção nos últimos anos.
Queixas quanto à qualidade, simples entender. País
sem liberdade de manifestação, fila de encomendas, anos para receber uma
unidade, preocupação com qualidade e ganhos tecnológicos inexistiam. A onda
capitalista saneou-o.
Pioneiro
Reclamações são tragadas pelo vórtice histórico. O
Niva inventou o segmento do SUV pequeno. Toyota, Daihatsu, Suzuki o passaram a
limpo e adensaram o caminho do pioneiro, hoje em multiplicidade de marcas,
modelos e versões afogando o mercado.
No Brasil além das unidades importadas houve duas
promessas de maior presença. Uma, exportador independente queria montá-lo no Uruguai,
dando-lhe rótulo de produto regional mandando-o para o Brasil. Marketing manco,
tinha-o com decoração de carro de luxo e preço elevado. Não vingou. Idem para a
promessa de fábrica no estado do Espírito Santo. Lamentável. Neste país sem
estradas asfaltadas seria o ideal.
Renault-Nissan quer aproveitar o conceito, partindo
da plataforma jogo duro B90, base de Logan, Sandero, Duster, para fazer
releitura do Niva. Será maior, melhor – mas apenas mais um. Charme não se
terceiriza.
Roda-a-Roda
Ainda não – Sucesso no Salão de
Detroit, ganhando prêmio EyesOnDesign,
Kia Stinger será produzido na Coreia, 2o. semestre, no espaço do
modelo Rio, a ser transferido ao México.
Aqui – Virá em conta restrita pela barreira legal da
importação de 4.800 unidades/ano sem pagar adicionais 30 pontos percentuais
sobre o IPI. Abeifa, associação dos importadores prova, medida garroteia o
mercado e desemprega.
Como – Competente,
monobloco com 55% em aço de alta resistência, motores L4 2,0 turbo, 255 cv e
V6, duplo turbo, e 365 cv, automático 8M, tração traseira ou integral. Freios
Brembo a disco nas quatro rodas. Elegante e performático.
Reversão – Crescendo
1,75% em vendas de importados no mês de janeiro – setor caiu – entendendo iniciar vendas
ascendentes Sérgio Habib, representante da JAC, acertou importar o S2,
chamando-o T40.
Ação -
Misto de hatch com sav, motor 1,5, câmbio mecânico,
concorrerá com Stepway Renault Sandero em equipamentos, design, espaço interno e custo x benefício. Perto de R$ 60 mil.
Dividirá cotas de importação com o T5.
Mudança – Próximos
dias, lançando o sav Captur, Renault
mudará classificações para indicar versões por equipamentos, confortos e
acessórios.
Simples –
Serão duas. Saem Autentique, Expression, Dynamique e outras, e surgem Zen, de entrada; Intense, superior. Acima, opcionais de transmissão CVT aos 1,6;
tela Media Nav; bancos revestidos em couro e teto bi ton, se o caso.
Vem –
Fiat desmanchou teoria sobre adiamento da apresentação de seu novo hatch para substituir Bravo e Punto.
Lançamento será em Junho, mês de complicada agenda pelo amplo feriado de Corpus Christi e ausência de jornalistas
do ramo por ida ao Salão de Buenos Aires.
Não –
CAOA Hyundai nega fim de produção do Tucson primeira geração, desdiz indicando
investimentos locais para melhorar rendimento do motor.
Negócio –
Presidente argentino Maurício Macri visitou o colega Michel Temer para ajustar
parceria nos negócios regionais e fazer natural implemento de negócios com o
México, ameaçado de boicote por seu maior cliente, os EUA.
Bailado – Um pouco de negócios, muito de
diplomacia. Até agora Temer não havia recebido visitante oficial para dar aval
à mudança de governo. Boa vontade depende de acordo entre países. Mercados
complementares pelo Mercosul, a crise brasileira atrapalha a Argentina, e o
ranço das medidas administrativas deixadas pelo governo Kirchner amarra negócios.
Cores – A ditadura PP – preto e prata – chega ao fim e leva
junto a monotonia. Novas exigências mundiais indica radicalização dos clientes,
e agora 50% demanda carros brancos; prata caiu a 20% e preto a apenas 14%.
Bom senso – Finalmente. Andar em carro preto, sem ser taxi,
uber ou oficial, exibe descompromisso com verdades físicas: cores escuras retém
calor, aumentam a temperatura interna, desafiam o ar condicionado, elevam
consumo. Ford incluiu na linha Focus um vermelho perolizado, o Toscana.
Demanda
– Procura pelo modelo X1 e
capacidade industrial no limite provocou BMW buscar novo parceiro para
montá-los. É a VDL Nedcar, na Holanda. Não é marca ou fábrica, apenas
montadora. Estende negócios. Já monta o Mini, dada idêntica situação com a
fábrica original em Oxford, Inglaterra.
E ?
– Curioso não faze-lo na
fábrica BMW no Brasil ou ampliá-la para tornar-se supridora do mercado
norte-americano, como faz com pacote de 10 mil unidades. Consultada, empresa
não respondeu.
Mundo – Em projeto de reconstrução PSA faz acordos
mundiais para montagem de seus veículos Peugeot, Citroën e DS. Acertou-se com a
Urysia, representante no Quênia para montar iniciais 1.000 unidades/ano do 508
e após, do SUV 3008. Marca já teve operação assemelhada entre 1974 e 2002.
Mercado
– Tivesse vendido mais 39 mil
veículos em 2016, Aliança Renault-Nissan alcançaria a mítica marca de 10M.
Marcas Renault e Dacia tiveram crescimento expressivo: Renault Samsung subiu
38,8%; Nissan expandiu 3%.
Conta - Salto numérico de 10% deu-se pela oportuna
tomada acionária da Mitsubishi, somando 934 mil veículos da marca à conta dos
controladores. Nela entrou a operação russa com a AutoVAZ e seus Lada.
Futuro
– Consciente com o crescente
trançar entre veículos e interatividade, Ford aproveitou o Campus Party, em S Paulo, maior evento sul americano em tecnologia,
inovação e mobilidade, para exibir o Gear Auto Link, aplicativo desenvolvido no
Brasil para os relógios inteligentes Gear S2 e S3 Samsung.
Faz – Muito: transfere agenda com endereço ao sistema de
navegação; aviso de criança deixada no carro; localizar veículo; alerta de
sono. Desenvolvedores podem integrar novos aplicativos à plataforma. Está em
Smart Device Link.
Novos tempos – Inglesa McLaren Racing, equipe de
Fórmula 1 assinou contrato com a Stratasys, dos EUA, em negócio de soluções de
impressão 3D.
Bom para ambas. McLaren
receberá peças com rapidez, tecnologia de vanguarda, e a fornecedora terá
vivencia de produzir para empresa de ponta e trabalhar em ambiente de extremos
requisitos e pressão por qualidade e prazos.
Futuro – 3D se baseia nos princípios da impressora
doméstica. Gerida por computador, produto final substitui peças estampadas em
chapa, ou moldadas em fibra de vidro + plástico ou fibra de carbono. Um Nerd, impressora pessoal 3D, e uma mesa
em casa podem fazer carroceria especial para automóvel.
Mais – Colaboração não se deterá em carros de corrida,
permeando aos contados esportivos da marca e às categorias para as quais a
McLaren vende serviços – Fórmula 1, Indy e NASCAR.
Gente
– Nelson Piquet, empresário, tri campeão na Fórmula 1, brinquedos novos:
elétrico Tesla e Porsche 1985 turbo. OOOO
Longino Morawski, executivo, ex-presidente da Harley-Davidson, e líder da
operação Vespa Piaggio, negócio próprio. OOOO Sócio presidente no
Brasil da CI Advisory, de cultura e estrutura organizacional, desenvolvimento
de lideranças, start ups. OOOO Sucedido por Giuseppe De Paola, italiano,
diplomas em Economia, Marketing, Comunicação, MBA em Administração e ex Bmw
OOOO Marcelo Braga, publicitário, mudança. OOOO Novo diretor de marketing do grupo CAOA e suas marcas Hyundai,
Subaru e Ford. OOOO Roberto Di
Stefano, italiano, 54, trabalho.
OOOO Respondia pela área de amortecedores da Magneti Marelli, maior produtora
de peças de reposição para veículos no país, novo condutor da empresa na
América Latina. OOOO Área importante,
20% do faturamento mundial da MM. OOOO
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