A nova categoria substituirá a antiga F-3 Light e será
uma academia de formação de pilotos inédita no automobilismo brasileiro.
Até 2016, diversos talentos de 15 ou 16 anos de idade que
almejavam seguir carreira no exterior acabaram sendo prematuramente levados
para competir no exterior. A ausência de um projeto eficaz de formação após o
kartismo impactava a vida privada dos competidores, comprometendo sua formação
escolar e o convívio familiar.
O conceito da F-3 Academy, formatado em parceria entre a
futura gestão da CBA e a Anef, almeja preencher a lacuna entre o kart e o F-3,
proporcionando aos pilotos o desenvolvimento nas pistas brasileiras.
Os principais pontos da nova F-3 Academy são:
Carros Dallara 301 rigorosamente vistoriados
tecnicamente;
Equalização em nova faixa de potencia dos motores de
forma transparente a todos;
Os pilotos com carteira PEC, admitindo a participação de
competidores que completarem 15 anos de idade em 2017, uma vez que a nova faixa
de potencia e a chancela como “Categoria Escola CBA”, atendem ao especificado
pelo CDA;
Aulas e palestras ministradas por profissionais expoentes
nas seguintes áreas: Dinâmica de suspensão, aerodinâmica, treinamento físico,
nutrição, psicologia, treinamento em inteligência emocional, profissionalização
de um piloto, treinamento de comunicação etc... Tudo sem custo adicional aos
pilotos;
Será firmado convênio com uma academia europeia para que
os pilotos façam ao longo do ano clínicas intensivas no exterior, inclusive com
avalição de desenvolvimento em simuladores. Também sem custo adicional;
A CBA garantirá como premiação ao piloto campeão de 2017
uma temporada na F-3 Brasil em 2018
A exemplo do que ocorria nas últimas temporadas com a F-3
Light, neste ano, os carros da nova F-3 Academy vão competir no mesmo grid da
F-3 Brasil –fazendo jus a pontuação e pódios separados.
“Nos últimos anos percebemos que ficou um gap muito
grande entre o kart e a F-3. A F-3 Academy vem justamente resolver este
problema, inclusive garantindo aos pilotos todo o suporte necessário fora da
pista para darem sequência a uma carreira profissional nas corridas. Agradeço
ao Dadai pelo suporte na iniciativa, que poderá ser um passo decisivo na
formação de novos talentos”, sustenta Augusto Cesário, o presidente da Anef.
Presidente da Comissão de Velocidade da CBA e eleito para
assumir a entidade no próximo mês de março, Waldner Bernando, o “Dadai”,
destaca o fato de a iniciativa seguir o modelo de alguns países onde o esporte
a motor é bastante difundido. “Temos certeza que começaremos uma nova fase no
automobilismo brasileiro no tocante à formação de pilotos profissionais”, diz o
dirigente.
A temporada 2017 da F-3 Brasil começa nos dias 17 e 18 de
março, em Curitiba.
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