A Pirelli, que em 2018 celebra sua 35ª temporada como parceira da Stock Car, apresenta uma grande novidade para a disputa
deste ano: uma manta térmica para pré-aquecimento dos pneus. O dispositivo,
fornecido pela empresa italiana, será usado antes das corridas em todos os
carros da principal categoria do automobilismo nacional e promete um novo nível
de disputa nas pistas brasileiras.
Composta com diferentes tipos
de materiais, incluindo poliéster e nylon, as mantas térmicas possuem resistências flexíveis siliconadas do tipo
multiponto e são utilizadas para aquecer os pneus até no máximo 90ºC. Essa
temperatura, que corresponde a janela ideal do funcionamento dos P Zero de
competição da Stock Car, pode ser definida por meio de um controlador digital
atrelado à manta, deixando a critério de cada equipe a regulagem da temperatura
para o momento da largada. Serão fornecidas pela Pirelli todas as informações
técnicas necessárias para que as equipes possam usufruir o máximo possível
desta inovação.
Com os pneus mais equalizados
e a pressão e a temperatura mais
adequadas já no momento da largada, as equipes conseguirão extrair o máximo de
desempenho dos pneus desde o início, evitando fadiga por rodar com pressão
aquém da indicada. Além disso, como não haverá mais as voltas de aquecimento, o
desgaste de outras partes dos carros também será evitado.
Como
funciona
A Pirelli cederá oito mantas por carro do grid e,
também, um carrinho de apoio, com gerador de eletricidade e espaço para
transporte correto do dispositivo e dos pneus. Toda a logística das mantas e
dos carrinhos ficará à cargo da fabricante. Neste primeiro ano, elas só serão
utilizadas antes das corridas. Além da responsabilidade logística, a Pirelli
contará com suporte técnico especializado nas etapas para auxiliar as equipes
na melhor utilização das mantas e dos carrinhos.
Além das mantas térmicas, a
temporada 2018 da Stock Car terá outras novidades relacionadas ao seu
regulamento de pneus. As medidas continuam as mesmas, tanto para a pista seca,
com o P Zero 305/660R18, quanto para a pista molhada, com o Cinturato
285/645R18. Porém, a quantidade de pneus disponíveis foi alterada.
Para a primeira etapa,
estarão disponíveis 16 jogos de
pneus slick para serem lacrados por carro. Em relação aos pneus usados de 2017,
somente poderão ser usados nos treinos de pré-temporada e, também, na primeira
etapa do campeonato de 2018. A partir da segunda etapa, serão permitidos mais
oito jogos de pneus slicks e oito jogos de pneus usados de 2018.Em relação aos pneus de chuva,
a quantidade para cada competidor durante o ano continua livre. Ao todo,
durante o ano, cada carro terá disponível até 104 pneus para temporada 2018 da
Stock Car, 20 a mais do que em 2017.
Desde a criação da Stock Car,
em 1979, a Pirelli sempre esteve presente não apenas como fornecedora de pneus
da categoria, mas, também, como parceira fora das pistas, com exceção de um
período entre 2008 e 2012.
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