O McLaren 600LT marca o começo do próximo capítulo da
história dos McLaren 'Longtail' (LT) e, ao mesmo tempo, estabelece uma nova
referência como o mais rápido, mais potente e mais focado em pistas - mas ainda
homologado para as ruas – dos McLaren Sports Series já criado.
Inspirado no renomado McLaren 675LT e seu icônico
predecessor de corridas “Longtail”, o McLaren 600LT foi construído para se
destacar tanto nas estradas quanto nas pistas. A nova adição à família LT tem
todas as características físicas de um verdadeiro McLaren "Longtail",
incluindo uma silhueta alongada em 74 mm; ele também tem um divisor dianteiro
estendido, difusor traseiro alongado e asa traseira fixa. No total, mais de 23%
das peças (em número) são diferentes no McLaren 600LT padrão, comparado a um
McLaren 570S Coupé.
O interior minimalista e focado em pista tem bancos de
corrida de fibra de carbono de baixo peso, vistos pela primeira vez no McLaren
P1 ™, e acabamento com uso extensivo de Alcantara. Se o cliente desejar ainda
menos peso, estão disponíveis bancos de fibra de carbono super leves,
desenvolvidos para o McLaren Senna. A McLaren Special Operations (MSO)
oferece uma linha de recursos que inclui um teto de fibra de
carbono, arcos da capota e pára-choques dianteiros de fibra de
carbono ventilados. Com todas as opções de diminuição de peso instaladas, o
peso do novo McLaren 600LT é de 1.247 kg.
Para fornecer o desempenho extremo apropriado para um LT,
o McLaren 600LT é movido por um motor V8 biturbo de 3,8 litros que se beneficia
de um sistema de refrigeração aprimorado e redução da pressão de retorno em um
sistema de escape ainda mais curto e mais extremo que o do McLaren Senna. A
potência máxima é de 600 HP, com torque máximo de 620 Nm e relação
peso-potência de impressionantes 2,078 kg/HP.
A essência de um McLaren "Longtail" vai além de
sua silhueta física e mais ainda que do peso reduzido e do aumento de potência.
O objetivo absoluto do McLaren 600LT é engajar e motivar os pilotos aos mais
altos níveis imagináveis. Para esse fim, o novo modelo apresenta a suspensão
forjada de duplo braço em alumínio e o sistema de freios de baixo peso da
segunda geração da McLaren Super Series; pneus Pirelli Trofeo R feitos sob
medida e focados em pista; direção mais rápida; respostas mais imediatas dos
pedais do acelerador e do freio; coxins do motor significativamente mais firmes
e escapamentos montados virtualmente atrás do ombro do motorista para
proporcionar o incrível som do motor na cabine.
A nova carroçaria de fibra de carbono e o difusor
traseiro de grandes dimensões proporcionam uma força descendente
substancialmente aumentada para melhorar ainda mais a experiência dinâmica do
600LT, especialmente na pista. O motorista é encorajado pela conexão
profundamente enraizada e incrivelmente pura com o carro para explorar completamente
a aerodinâmica otimizada, o peso reduzido, a potência aumentada e a dinâmica
focada na pista. Esse nível mais alto de excelência e engajamento é o etos no
coração do McLaren 600LT, assim como foi com o McLaren 675LT e o McLaren F1 GTR
"Longtail" antes deles.
A dramática iteração "Longtail" do McLaren F1
GTR fez sua estreia durante a temporada de 1997, com a distintiva silhueta
esticada ganhando o nome hoje icônico. Somente nove exemplares, mais o
protótipo de desenvolvimento, foram construídos. Além da carroceria alongada,
que reduziu o arrasto e aumentou a força descendente, houve desenvolvimentos
adicionais, incluindo suspensão totalmente ajustável e transmissão sequencial.
Otimizado por meio de medidas extensivas de diminuição de
peso, o McLaren F1 GTR "Longtail" era mais de 100 kg mais leve que o
McLaren F1 GTR, vencedor de 24 horas de Le Mans, e se tornou um dos carros de
corrida GT mais ilustres de sua época. O McLaren F1 GTR "Longtail"
conquistou a vitória em cinco das onze etapas do FIA GT Championship de 1997 e
terminou em primeiro e segundo lugar na classe GT1 nas 24 Horas de Le Mans. O
adversário mais próximo ficou quase 30 voltas atrás.
A McLaren Automotive reviveu o lendário nome
"Longtail" no Salão de Genebra de 2015, com o lançamento do 675LT
Coupé. O peso foi minimizado e a aerodinâmica foi otimizada, paralelamente ao
aumento de potência e do engajamento do motorista. A dinâmica focada em pista
era orgulhosamente óbvia e apenas um número limitado estava disponível. Fiel ao
espírito de seu predecessor "Longtail" e às características inerentes
a um carro com o emblema LT, o 675LT Coupé era, na época do lançamento,
reconhecido como o mais puro e mais envolvente supercarro McLaren de produção
em série até então.
Respondendo à demanda dos clientes após a produção de
Coupés rapidamente se esgotar, a McLaren criou o McLaren 675LT Spider. O modelo
de cabine aberta mais focado, mais rápido e estimulante que já usou um emblema
da McLaren. Em duas semanas, todas as 500 unidades disponíveis estavam vendidas.
O volume do novo McLaren LT também será estritamente
limitado. A produção do 600LT Coupé terá início em outubro de 2018 e durará
cerca de 12 meses, com períodos de construção programados em torno dos modelos
Sports Series e Super Series já existentes, bem como os esgotados Senna, Senna
GTR e BP23. Os painéis de carroceria de fibra de carbono especiais do 600LT
também garantirão que seja significativamente mais raro do que os irmãos da
série Sport.
Como seus antecessores 675LT, cada 600LT será montado à
mão no Centro de Produção McLaren em Woking, Surrey. Já à venda nos
revendedores McLaren (no Brasil, a McLaren São Paulo), o McLaren 600LT Coupé
está sujeito à disponibilidade no momento da compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário