A Nissan Frontier começará a ser produzida em série na
fábrica de Córdoba, na Argentina, nas próximas semanas, apoiada por uma herança
global de mais de 80 anos da marca na fabricação de picapes. Antes de fazê-lo
entrar na linha de produção, a Nissan submeteu o modelo a rigorosos estudos e
testes por mais de dois anos para garantir que ele atendesse ainda mais às
necessidades do mercado latino-americano, sob os mais altos padrões de
qualidade japonesa.
Esta nova geração da Nissan Frontier chegou oficialmente
ao Brasil em 2017, originalmente produzida no México. E, para isso, a marca
realizou vários estudos para produzir uma versão que atendesse às necessidades
dos clientes e aos diversos tipos de uso.
As pesquisas e estudos realizados tiveram como foco as
concessionárias, consumidores e também clientes frotistas - principalmente dos
setores de mineração, petróleo, silvicultura e agricultura – na Argentina,
Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru. Assim, a picape produzida em Córdoba
incluirá modificações que a tornarão ainda mais ágil e com maior conforto e
resistência. Pensando nas condições de uso extremo em setores como a mineração
e a agricultura típicas da região, foram feitos ajustes que garantirão a melhor
qualidade, com base nas condições de condução influenciadas por fatores como
terreno e clima.
Para certificar as mudanças, uma equipe global de mais de
120 especialistas da Nissan, incluindo engenheiros, técnicos e pilotos do
Brasil, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Japão e México participaram de um
exaustivo processo de avaliação. Somam-se a isso mais de 90 testes e validações
dinâmicas e estáticas para garantir que a Frontier argentina atenda às
necessidades reveladas durante os estudos.
Entre os vários testes realizados, foram pesquisados:
Avaliação do desempenho em diferentes situações: com
condições distintas de peso, caminhos retos, planos, irregulares e sinuosos e
em diferentes temperaturas e altitudes, em terrenos que vão desde o nível do
mar até 3.800 metros de altura
Testes de capacidade de arrasto sob condições de baixa e
alta velocidade, em diferentes tipos de superfície e estrada
Avaliação dos níveis de ruído, vibração e trituração bem
como o desempenho geral com temperaturas variando de -30°C a 50°C com o uso de
câmaras climáticas em laboratório
A aparência geral da carroceria, molduras, tintas, luzes,
interiores e qualidade dos acabamentos em geral
Exame da suspensão, direção, aceleração, estabilidade,
sistema de freios e iluminação
Avaliação do isolamento acústico em geral, como ruídos de
vento e motor, para garantir conforto
Avaliação dos sistemas elétricos, eletrônicos, de
refrigeração e ar-condicionado
Testes de durabilidade de componentes independentes e da
carroceria em câmaras de laboratório
A última parte da fase de pré-produção consiste em uma
série de testes realizados por pilotos em terrenos reais, bem como em
laboratório. A picape está sendo testada viajando milhares de quilômetros em
países da América Latina para concluir essa etapa. Depois disso, a fábrica de
Córdoba estará preparada para iniciar formalmente a produção da Nissan Frontier
para venda ao consumidor final.
O projeto de produção na planta de Córdoba para a
fabricação de três picapes diferentes, começando com a Nissan Frontier, que foi
anunciado em 2015 pela Renault-Nissan-Mitsubishi, representa um investimento de
US$ 600 milhões.
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