O protótipo Audi e-tron traz uma nova experiência digital
de operação e exibição devido ao seu sistema de som 3D Bang & Olufsen
Premium Sound System. Além do generoso espaço interno e do design elegante e
minimalista, o primeiro carro elétrico da marca oferece um alto nível de
silêncio e é o primeiro carro de produção em volume com espelhos externos
virtuais.
Na Royal Danish Playhouse, em Copenhague (Dinamarca), a
Audi revela o interior do protótipo do e-tron pela primeira vez. Onde os
artistas normalmente aparecem na frente de um público de até 650 pessoas, o
foco está agora no utilitário-esportivo totalmente elétrico. Ainda com sua
específica camuflagem na carroceria, o e-tron apresenta o seu design interior
versátil ao público – com a leveza de uma bailarina, a inteligência de um ator
e aperformance de um cantor de ópera. Tal como uma sala de concertos, o
SUV elétrico também oferece uma experiência sonora pura, mimando o seu condutor
e os passageiros com o sistema de som 3D Bang & Olufsen Premium Sound
System. Esse sistema reproduz a música precisamente como foi gravada – sem
efeitos artificiais. Tudo graças a 16 alto-falantes e um amplificador que
fornece até 705 watts de potência.
O interior do protótipo e-tron forma um grande arco, que
envolve o extenso painel de instrumentos com linhas horizontais pronunciadas.
Ele incorpora harmoniosamente o capô acima do Audi virtual cockpit, cuja tela
elegante fica visualmente livre no espaço, bem como as exibições dos espelhos
retrovisores virtuais. Esses espelhos estrearão na versão de produção do
e-tron, levando a digitalização de carros a um novo patamar.
Os espelhos retrovisores virtuais não apenas fornecem uma
nova experiência tecnológica, mas também muitos benefícios práticos em termos
de conforto e segurança. Seu suporte plano integra uma pequena câmera cuja
imagem é processada digitalmente e exibida em telas de OLED de alto contraste
com sete polegadas no interior. O motorista pode inserir configurações
diferentes usando a função touchscreen. O detalhe da imagem pode ser movido,
fornecendo o campo de visão necessário, enquanto o usuário também pode ampliar
e reduzir a imagem. O motorista pode escolher entre três pontos de vista no sistema
MMI para diferentes situações – para condução em estradas, para virar e para
estacionar.
Outro recurso atraente no interior é o túnel central
vazado. O apoio para as mãos com alavanca de câmbio integrada parece flutuar
acima do console. Leveza e desempenho são fundidos em um. Toda a área do painel
está focada diretamente no motorista.
Em todas as linhas de equipamentos, o interior do e-tron
apresenta materiais de revestimento cuidadosamente coordenados, como cores e
detalhes. Seja com o refinado couro Valcona ou alumínio escovado escuro para um
visual esportivo, o SUV elétrico atende aos mais altos padrões de qualidade em
termos de escolha de materiais. A costura nos assentos cria uma forma que lembra
as placas de circuito elétrico. Como opcional, as costuras e os acabamentos
contrastantes na cor laranja destacam-se de forma brilhante – seguindo o
exemplo de um sistema elétrico de alta tensão. O pacote opcional de iluminação
contorno/ambiente ilumina as superfícies de forma sutil e traça com precisão as
linhas básicas do interior. O emblema e-tron no painel de instrumentos também é
retroiluminado.
Com sua longa distância entre eixos de 2,928 milímetros,
o protótipo e-tron tem um amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens. O
comprimento interno, o espaço para a cabeça na frente e atrás, bem como o
espaço para as pernas no banco traseiro, são de primeira classe no segmento
SUVs de grande porte. Na traseira, um platô plano – em vez do túnel central
normalmente encontrado em modelos convencionais – cria espaço adicional.
Com a sua combinação de acionamento elétrico e um
interior confortável e sofisticado, o e-tron cria um novo padrão de mobilidade.
Especialmente quando dirigido na cidade, irradia uma sensação quase perfeita de
calma. Os únicos sons são dos pneus e o suave zumbido dos motores elétricos. O
conforto acústico é um dos pontos fortes de todos os modelos da Audi, e o e-tron
eleva ainda mais esse nível, oferecendo assim um ambiente extremamente
silencioso em longas distâncias. Sua carroceria tem isolamento acústico
especial e vedação em todas as zonas que podem transmitir interferência de
ruído. O som do vento, que domina a percepção acústica em velocidades de cerca
de 85 km/h, mal chega aos ocupantes. Dessa forma, os passageiros podem
conversar entre si confortavelmente, mesmo em altas velocidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário