Eletrificação:
as diferenças entre veículos elétricos, híbridos e outras motorizações
eficientes
É cada vez maior a abordagem sobre veículos eletrificados e suas
particularidades. Entender qual a melhor opção para o mercado é o desafio da
indústria automotiva.
Qual a melhor
opção de motorização para moldar um futuro mais sustentável? É preciso entender
como os como os veículos serão impulsados, conduzidos e integrados à sociedade.
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Motores a
gasolina mais eficientes - Quanto às motorizações a gasolina mais
eficientes, temos o primeiro motor turbo de compressão variável de produção em
massa no mundo.
Chamado de
Nissan VC-Turbo. Ele foi lançado globalmente este ano e trabalha ajustando
continuamente a taxa de compressão para otimizar a potência e a eficiência do
combustível.
O propulsor
passou mais de 20 anos em desenvolvimento e representa um grande progresso no
design de motores de combustão. Ele utiliza dois ciclos de combustão, nos quais
a sincronização eletrônica da válvula variável permite que o motor se alterne
entre o ciclo Atkinson e os ciclos de combustão normais.
Isso diminui a
emissão de CO2 e oferece um motor com menos ruído e vibrações. Ele também
possui um sistema que usa a injeção multiponto como injeção direta, o que
aumenta a eficiência e o rendimento do combustível. O motor alterna entre ambos
durante as velocidades normais do motor. Os dois conjuntos de injetores são capazes
de funcionar simultaneamente sob cargas mais altas.
Motores 100%
elétricos - Composto por um motor 100% elétrico, um sistema de baterias e
um inversor, o e-Powertrain impulsa os veículos elétricos da marca. Trata-se de
um sistema leve e compacto em comparação aos motores de combustão interna,
produzindo vibrações muito baixas e torque instantâneo.
O e-Powertrain
não emite CO2, consome menos energia que um motor de combustão e não requer
complementos nem peças móveis, que se desgastam com o calor e o atrito (partes
do sistema de refrigeração ou de ignição, óleos, válvulas, pistões, entre
outros).
O Nissan LEAF é
líder global de vendas, com mais de 320.000 unidades comercializadas
mundialmente desde seu lançamento, em 2010. Já a van elétrica e-NV200 tem mais
de 18.000 unidades vendidas no mundo e, recentemente, a marca anunciou o começo
das vendas de sua nova geração, que traz maior autonomia.
Motores híbridos
- Os veículos híbridos possuem dois motores: um elétrico e outro a
gasolina. Quando o veículo é ligado, ele automaticamente entra no modo
elétrico, economizando combustível.
Dependendo de
fatores como o nível de carga da bateria, as condições do caminho ou o estilo
de condução do motorista, o motor elétrico é o responsável por impulsar o
veículo até atingir aproximadamente 60 quilômetros por hora. A partir desse
ponto, o motor de combustão entra em funcionamento para complementar ou
substituir o motor elétrico.
Dentre as
vantagens deste motor estão o maior rendimento do combustível, menos emissões
de CO2, bem como maior eficiência e potência. Atualmente, o motor híbrido da
Nissan está sendo usado no X-Trail Hybrid, que gera até 28,8% menos emissões
que sua versão com motor a gasolina.
Motores e-POWER
- Desenvolvimento exclusivo da Nissan lançado em 2016, o e-POWER é
composto por dois motores: um elétrico e um pequeno motor a combustão interna.
Este tem a função de gerar energia para alimentar o motor elétrico quando a
carga se acaba. Isso elimina a necessidade de um carregador externo (plug in).
As vantagens são
traduzidas em menos emissões de CO2 se comparado aos motores a gasolina, um
motor com menos ruídos e vibrações (o motor a combustão trabalha em uma rotação
única e constante), e um sistema inovador que diminui a dependência do motor
elétrico das estações de carga.
Além disso, o
modo de condução do e-POWER também incorpora o sistema e-Pedal, que permite que
o condutor ligue, acelere, desacelere e pare o veículo com um único pedal.
Hoje em dia o
e-POWER é comercializado com sucesso no Japão no compacto Nissan Note. O Note
e-POWER possui eficiência de combustível 30% maior que a dos veículos
convencionais impulsados por motores a gasolina com características
semelhantes. Além disso, a companhia anunciou que em breve a popular minivan
Nissan Serena também incorporará o sistema e-POWER.
“As nossas
opções variadas de motorização buscam atender às necessidades dos clientes, e
todas estão focadas em nossa visão de marca, com a qual queremos proporcionar
mais autonomia, mais eletrificação e mais conectividade para mover as pessoas
para um mundo melhor”, afirmou Redmer Van Der Meer, vice-presidente da área de
planejamento da Nissan América Latin.
Fonte de energia e aplicação
Motores a gasolina mais eficientes
Modelos 100% elétricos (e-Powertrain)
Motores híbridos
Motores e-POWER
Nova geração do Altima com o VC-Turbo
LEAF e a van comercial e-NV200
PERFIL
Tarcisio
Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com
habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica
Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas
nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE
Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.
Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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