quinta-feira, 12 de julho de 2018

O novo topo de linha da família Q: Audi Q8 disponível para encomendas na Europa



O Audi Q8 combina o melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O interior com dimensões generosas com compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração, suspensão tecnológica e assistência inteligentes fazem do Q8 uma ótima companhia para negócios ou lazer. Com tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros, o SUV-cupê pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na planta de Bratislava (Eslováquia), o Q8 já pode ser encomendado e estará disponível nas concessionárias em agosto na Europa.

Com 4.986 milímetros de comprimento, 1.995 de largura e 1.705 mm de altura, o novo Q8 exala esportividade e prestígio como nenhum outro SUV da marca. Sua linha de teto no estilo cupê aparenta ser muito mais baixa do que a do Q7. O carro é 66 mm mais curto, mas 27 mm mais largo que o “irmão”. A dianteira distinta, o balanço traseiro curto, a altura do solo de até 254 mm e as enormes rodas pintam um quadro de dinâmica poderosa.

O Q8 é um representante da linguagem de design progressiva que a Audi apresentou no novo A8. Contornos fortes e superfícies tensas e atléticas se convertem em uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração integral nas quatro rodas. O Q8 interpreta essas características de sua própria maneira, como uma fusão entre um elegante cupê de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte, e ecoa um ícone da marca: o quattro original.

Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. Seis aletas cromadas verticais fazem a grade do radiador parecer ereta e sólida. Opcionalmente, uma máscara larga conecta a grade aos faróis. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva.

Para os faróis, os clientes do Q8 podem escolher entre duas versões, ambas com tecnologia de LEDs. De longe, parecem bem planas. A parte superior integra as luzes de condução diurnas ao farol baixo, entre outras funções. O facho de luz alta é posicionado na parte de baixo, escurecido e deslocado para trás. No conjunto opcional HD matrix LED, cada farol é constituído de 24 LEDs individuais.

O painel de instrumentos fino e as linhas calmas com um forte foco horizontal realçam a impressão de largura transmitida pelo interior do Q8. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes, opcionalmente disponível.

A gama de cores do Q8 tem 12 tonalidades que destacam o design esportivo, incluindo as novidades laranja Dragon e azul Galaxy. Os acessórios têm acabamento cinza Antracite de série. Nos dois pacotes opcionais externos, eles são pintados na cor da carroceria ou na cor cinza Scandium. Já no pacote S line, o cinza mate nas lâminas aumenta o destaque da grade Singleframe, além de estar presente no revestimento das soleiras e no inserto do difusor.

Audi é quattro e quattro é Audi – claro que isso se aplica, particularmente, ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração.

A suspensão oferece uma contribuição crucial para a dirigibilidade esportiva, mesmo na versão mais básica. As suspensões de cinco braços na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Na versão de produção, o Q8 tem rodas de 19 polegadas com diâmetro de 20 mm, maiores que no Q7. Rodas com tamanho até 285/40 R22 estão disponíveis entre as opções. Freios a disco com pinças de alumínio fixas são montados no eixo dianteiro.

Nos mercados europeus, o SUV será inicialmente lançado com motor 3.0 TDI, o Q8 50 TDI. O propulsor desenvolve 286 cv de potência e torque de 600 Nm. Com esse conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 245 km/h. O 50 TDI oferece soluções sofisticadas para muitas tecnologias. O cárter e as cabeças dos cilindros possuem circuitos de refrigeração separados para que o nível de temperatura ideal possa ser definido em qualquer situação de condução. Canais fixos resfriam os pistões com óleo. Seus anéis e pinos são projetados para fricção mínima, enquanto a bomba de óleo é totalmente variável.

A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. A ventilação especial permite o uso off-road. Com sua bomba de óleo elétrica, o tiptronic pode engatar a marcha necessária para a partida quando o motor estiver desligado.

O Q8 pode ser equipado com MMI Navigation Plus, que usa o novo padrão LTE Advanced para transferência de dados. O sistema de navegação oferece sugestões de destinos inteligentes baseadas em viagens anteriores. Também se baseia na experiência do sistema em tempos de direção e de volume de tráfego. A rota é calculada online nos servidores do mapa e no provedor de navegação HERE, usando dados em tempo real para a situação geral do trânsito.

Os serviços online da Audi Connect adicionam recursos preditivos ao processo de navegação. Isso permite que os dois serviços Car-to-X para informações de sinalização de tráfego e de risco se beneficiem da inteligência de enxame da frota da Audi. Ao longo do ano, o serviço de estacionamento na rua será adicionado.

Os motoristas podem usar o aplicativo myAudi para, por exemplo, transferir destinos especiais para o sistema de navegação, baixar músicas ou fazer a migração do calendário do celular para o MMI. Quando se trata de operação, qualidade e conexão de som, o sistema do telefone no Q8 é de alto padrão, graças ao Audi Phone Box e ao sistema LTE. O mesmo se aplica ao sistema de som da Bang & Olufsen. A versão de topo conta com 23 alto-falantes que entregam um som 3D com a distribuição perfeita de agudos entre os bancos dianteiros e traseiros. A música se desenrola exatamente como foi gravada em uma sala de concertos – uma experiência auditiva extraordinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário