O Audi Q8
combina o melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de
luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O interior com
dimensões generosas com compartimento de bagagens variável, sistema operacional
de última geração, suspensão tecnológica e assistência inteligentes fazem do Q8
uma ótima companhia para negócios ou lazer. Com tração integral permanente
quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros, o SUV-cupê pode
seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na planta de
Bratislava (Eslováquia), o Q8 já pode ser encomendado e estará disponível nas
concessionárias em agosto na Europa.
Com 4.986 milímetros de comprimento, 1.995 de
largura e 1.705 mm de altura, o novo Q8 exala esportividade e prestígio como
nenhum outro SUV da marca. Sua linha de teto no estilo cupê aparenta ser muito
mais baixa do que a do Q7. O carro é 66 mm mais curto, mas 27 mm mais largo que
o “irmão”. A dianteira distinta, o balanço traseiro curto, a altura do solo de
até 254 mm e as enormes rodas pintam um quadro de dinâmica poderosa.
O Q8 é um representante da linguagem de design
progressiva que a Audi apresentou no novo A8. Contornos fortes e superfícies
tensas e atléticas se convertem em uma sensação de poder, sofisticação e a
dinâmica especial da tração integral nas quatro rodas. O Q8 interpreta essas
características de sua própria maneira, como uma fusão entre um elegante cupê
de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte, e ecoa um ícone da marca:
o quattro original.
Com a imponente grade Singleframe com design
octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. Seis aletas cromadas verticais
fazem a grade do radiador parecer ereta e sólida. Opcionalmente, uma máscara
larga conecta a grade aos faróis. O spoiler e as grandes entradas de ar com
contornos fortes também destacam a aparência agressiva.
Para os faróis, os clientes do Q8 podem escolher
entre duas versões, ambas com tecnologia de LEDs. De longe, parecem bem planas.
A parte superior integra as luzes de condução diurnas ao farol baixo, entre
outras funções. O facho de luz alta é posicionado na parte de baixo, escurecido
e deslocado para trás. No conjunto opcional HD matrix LED, cada farol é
constituído de 24 LEDs individuais.
O painel de instrumentos fino e as linhas calmas
com um forte foco horizontal realçam a impressão de largura transmitida pelo
interior do Q8. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos os
elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco
que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de
operação de luzes, opcionalmente disponível.
A gama de cores do Q8 tem 12 tonalidades que
destacam o design esportivo, incluindo as novidades laranja Dragon e azul
Galaxy. Os acessórios têm acabamento cinza Antracite de série. Nos dois pacotes
opcionais externos, eles são pintados na cor da carroceria ou na cor cinza
Scandium. Já no pacote S line, o cinza mate nas lâminas aumenta o destaque da
grade Singleframe, além de estar presente no revestimento das soleiras e no
inserto do difusor.
Audi é quattro e quattro é Audi – claro que isso
se aplica, particularmente, ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial
central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em
uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da
força para o eixo com melhor tração.
A suspensão oferece uma contribuição crucial para
a dirigibilidade esportiva, mesmo na versão mais básica. As suspensões de cinco
braços na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A
relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à
medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Na versão de produção, o Q8 tem
rodas de 19 polegadas com diâmetro de 20 mm, maiores que no Q7. Rodas com
tamanho até 285/40 R22 estão disponíveis entre as opções. Freios a disco com
pinças de alumínio fixas são montados no eixo dianteiro.
Nos mercados europeus, o SUV será inicialmente
lançado com motor 3.0 TDI, o Q8 50 TDI. O propulsor desenvolve 286 cv de
potência e torque de 600 Nm. Com esse conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h
em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 245 km/h. O 50 TDI oferece soluções
sofisticadas para muitas tecnologias. O cárter e as cabeças dos cilindros
possuem circuitos de refrigeração separados para que o nível de temperatura
ideal possa ser definido em qualquer situação de condução. Canais fixos
resfriam os pistões com óleo. Seus anéis e pinos são projetados para fricção
mínima, enquanto a bomba de óleo é totalmente variável.
A transmissão tiptronic de oito velocidades
oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração
torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as
vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas.
A ventilação especial permite o uso off-road. Com sua bomba de óleo elétrica, o
tiptronic pode engatar a marcha necessária para a partida quando o motor
estiver desligado.
O Q8 pode ser equipado com MMI Navigation Plus,
que usa o novo padrão LTE Advanced para transferência de dados. O sistema de
navegação oferece sugestões de destinos inteligentes baseadas em viagens
anteriores. Também se baseia na experiência do sistema em tempos de direção e
de volume de tráfego. A rota é calculada online nos servidores do mapa e no
provedor de navegação HERE, usando dados em tempo real para a situação geral do
trânsito.
Os serviços online da Audi Connect adicionam
recursos preditivos ao processo de navegação. Isso permite que os dois serviços
Car-to-X para informações de sinalização de tráfego e de risco se beneficiem da
inteligência de enxame da frota da Audi. Ao longo do ano, o serviço de
estacionamento na rua será adicionado.
Os motoristas podem usar o aplicativo myAudi para,
por exemplo, transferir destinos especiais para o sistema de navegação, baixar
músicas ou fazer a migração do calendário do celular para o MMI. Quando se
trata de operação, qualidade e conexão de som, o sistema do telefone no Q8 é de
alto padrão, graças ao Audi Phone Box e ao sistema LTE. O mesmo se aplica ao
sistema de som da Bang & Olufsen. A versão de topo conta com 23
alto-falantes que entregam um som 3D com a distribuição perfeita de agudos
entre os bancos dianteiros e traseiros. A música se desenrola exatamente como
foi gravada em uma sala de concertos – uma experiência auditiva extraordinária.
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