A Honda Pop 110i cumpre um papel social transformador na
vida de milhares de brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do
País, que representam o maior mercado do produto. Resistente, versátil, prática
e econômica, a motocicleta é o único meio de transporte de muitas famílias, e
elas não escondem o seu orgulho pela marca, que cresce aceleradamente também no
Sudeste. Para homenageá-las, a Honda Motos, em parceria com a agência F.biz,
criou um cordel, gênero literário que virou patrimônio cultural do Brasil. A
história, escrita pelos artistas pernambucanos Pedro Melo e Lucas Uellendahl,
lança a Pop 2019. O primeiro capítulo já pode ser visualizado no Instagram
Stories da Honda Motos Brasil (@hondamotosbr).
Essa é a primeira vez que a plataforma exibe um cordel em
formato de websérie. A ideia inova a maneira como as histórias contadas e
ilustradas pela arte da xilografia são exibidas na mídia digital, especialmente
no ambiente mobile. A expectativa é de levar entretenimento como forma de
agradecer a fidelidade dos usuários. E, ainda, engajar os oito mil vendedores
distribuídos pelas 1,2 mil concessionárias da Honda Motos nacionalmente,
transformando-os em multiplicadores da campanha por meio de aplicativos de
mensagens já incorporados na rotina dos brasileiros.
"A Pop é uma moto genuinamente brasileira,
desenvolvida exclusivamente para o nosso mercado. Ela nasceu com o objetivo de
levar mobilidade e praticidade para o dia a dia das pessoas a um custo
acessível. Há 10 anos no mercado, o modelo encurtou as distâncias,
principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País.
Para Fabio Astolpho, diretor-executivo de Criação da
F.biz, "o cordel, que é uma expressão cultural verdadeiramente brasileira,
nos inspirou a falar de um produto que também é 100% brasileiro. E a campanha
ressalta isso, mas de uma maneira inovadora". Já o poeta Lucas Uellendahl,
da Kalangus, destaca: "esta é a primeira vez que escrevo uma história tão
extensa e tendo ainda o desafio de adaptá-la para um briefing de marca". A
ilustração tem a assinatura de Pedro Melo, da Bäcker Design & Motion.
A novela "Conquistando a Popzinha" insere a Pop
no contexto central da história de Silvério, Breno Mariano e Joana Beatriz.
Serão 8 episódios revelados semanalmente. Ao longo da trama, são mostrados
todos os atributos que fazem da Pop 2019 um dos meios de transporte mais utilizados
no Norte e Nordeste do Brasil – da praia ao sertão. Os freios CBS, o banco
vermelho e a nova textura são as principais novidades.
Ao prestigiar uma das manifestações artísticas mais
genuínas do Brasil, a campanha valoriza o trabalho de artistas locais,
respeitando a cultura e a tradição do Norte e Nordeste do País. Da releitura da
Pop, veio a releitura do cordel no ambiente digital, em um formato inédito para
o Instagram Stories: ainda mais divertido, alegre, moderno e engajador. A cada
semana, um novo capítulo da websérie irá ao ar. Com o conceito "Se é Pop,
é top", a campanha será comunicada em todo o País por meio de mídia
digital e mobiliário urbano, além de outdoor e ações de merchandising em
emissoras locais.
O cordel foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural do Brasil no dia 19 de
setembro de 2018, com o objetivo de preservar um gênero literário que vem se
fortalecendo cada vez mais como um instrumento de educação. A sua origem
remonta à colonização portuguesa, época em que os autores dos cordéis cantavam
os seus versos na tentativa de atrair compradores. Mas foi no século XIX que os
poemas ilustrados pela xilografia ganharam o Nordeste, chegando depois a São
Paulo por meio da migração.
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