Há
uma previsão de que, no ano de 2050, dois terços da população mundial irão
viver em cidades. A Schaeffler deseja possibilitar a mobilidade individual para
as pessoas que vivem em cidades densamente povoadas. A empresa de tecnologia
global está, portanto, trabalhando em conceitos inovadores, como o Schaeffler
Mover. A Schaeffler apresentou seu veículo conceito em um evento denominado “o
menor test-drive do mundo”, durante a CES em Las Vegas. Em um espaço de 49
metros, diferentes manobras comprovaram a exclusividade do veículo conceitual
urbano.
O coração do Schaeffler Mover
é o módulo de direção compacto chamado "Intelligent Corner Module".
Todos os componentes de direção e do chassi são acomodados de uma maneira
compacta em um único conjunto completo: o motor de tração no cubo de roda, a
suspensão da roda, incluindo molas e a direção eletromecânica. Esse último é um
sistema eletromecânico “drive-by-wire” (direção por fio) e é controlado pela
tecnologia "Space drive".
Para desenvolver ainda mais o
veículo urbano para uma direção totalmente autônoma, a Schaeffler estabeleceu
uma parceria com a TRE Vehicle Dynamic GmbH. Com sua experiência em engenharia,
a empresa de Neustadt/Weinstrasse (Alemanha) desempenhou um papel decisivo no
desenvolvimento do "chassi giratório" do Schaeffler Mover. Ele
consiste em um quadro de alumínio leve e estável, que abriga quatro
"Intelligent Corner Modules".
Ainda durante a CES 2019 em
Las Vegas, a Schaeffler anunciou a parceria com o ex-campeão de Formula 1 Nico
Rosberg, Co-Presidente Executivo da TRE e sócio fundador do evento. "Estou
muito feliz em apresentar nossa parceria na CES aqui em Las Vegas", disse
Nico Rosberg durante uma demonstração realizada no estande da Schaeffler.
"Eu amo inovações. Estou envolvido na TRE já há alguns anos e devo dizer
que nunca tivemos um projeto tão empolgante como este em nossa empresa. Estamos
moldando a mobilidade do amanhã e realizando um pequeno sonho com este
projeto".
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