Em 2019, a Goodyear completa 100 anos de presença no
Brasil. O pontapé inicial das comemorações aconteceu durante o Salão
Internacional do Automóvel de São Paulo, em dezembro, no qual a Goodyear
participou como o pneu oficial, lançando o logotipo comemorativo do centenário
e trazendo dois pneus conceito ao Brasil, o Eagle 360 Urban e o Oxygene.
A história da companhia no país começou em 1919, com um
escritório de vendas no Rio de Janeiro e um armazém que comercializava pneus
importados. Vinte anos mais tarde, em 1939, a Goodyear inaugurava sua primeira
unidade industrial no Brasil, em São Paulo, no bairro do Belenzinho, para a
fabricação de pneus e saltos de sapatos. Já em 1943, iniciou a produção de
pneus de avião, e no ano seguinte, mangueiras e correias.
Em 1954, a Goodyear lançou o famoso pneu Papaléguas, que
em cinco décadas conquistou várias gerações de profissionais do transporte. A
demanda pelo novo composto foi tão bem aceita pelo público, que foi necessário
criar uma área destinada ao atendimento de fabricantes em 1957. No mesmo
período, a Goodyear já chegava à produção de 8 milhões de pneus no país.
Os pneus radiais desembarcaram no mercado oferecendo
menor resistência ao rolamento, maior segurança, conforto e dirigibilidade.
Pela sua tecnologia de carcaça, as laterais dos modelos radiais flexionam muito
mais que as dos pneus diagonais, gerando, com isso, um rodar macio e absorvendo
perfeitamente impactos e oscilações das vias de rolamento. Em 1977, a Goodyear
inovou ao lançar no mercado brasileiro os seus primeiros pneus radiais para
automóveis. Em 1978, foi a vez dos pneus radiais de aço para caminhões e
ônibus. Já na década de 1980 foi lançado o primeiro pneu radial de aço para
veículos de passeio no Brasil, o Grand Prix S. Outros modelos emblemáticos da
marca no País foram o Aquatred, lançando em 1997, que permitia melhor
dirigibilidade combinada a um desenho inovador de escoamento de água, e o
Wrangler, em 1985, voltado à prática off-road. Hoje a Goodyear oferece um
portfolio completo de pneus para todas as necessidades.
Desenvolvimento para o interior de São Paulo
Em 1973, a Goodyear fez história ao inaugurar, em
Americana, a sua maior fábrica de pneus na América Latina e uma das plantas
mais modernas da Goodyear no mundo. Operando em sua capacidade total de
produção, a unidade passou ao longo de sua história por diversos processos de
expansão e modernização, que resultaram em crescimento significativo da
produtividade, redução de desperdícios e incorporação de tecnologias.
No local, são feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes
de pneus para todas as aplicações de veículos de passeio, caminhonetes,
caminhões e ônibus. Outro momento importante para o crescimento da região e da
Goodyear aconteceu em 2000, quando foi inaugurada em Santa Bárbara D'Oeste (SP)
a linha de produção de materiais de recauchutados com tecnologia de última
geração. Na unidade são fabricadas uma linha completa de bandas pré-curadas,
para vulcanização na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para
preencher furos e danos estruturais do pneu que será recapado.
Blimp Goodyear tomando conta dos ares
O ano de 1998 foi marcado pelo início da utilização do
dirigível Spirit of America no Brasil. Quase uma década depois, em 2007, a
marca iniciou um processo de renovação de imagem e introduziu o slogan
"Viva nas Asas da Goodyear". Os dirigíveis são uma tradição da
Goodyear há mais de 90 anos, e percorrem mais de 200 mil milhas por ano em todo
o mundo. O primeiro dirigível, da empresa, batizado de Akron, foi construído em
1912. Nao à toa, o blimp Goodyear, como também é chamado, foi escolhido como
elemento principal do logotipo que marca os 100 anos de Brasil.
Um século construindo histórias
A vida é um conjunto de histórias. Cada história é uma
viagem que começa em um lugar para chegar a outro, e alcançar o destino nada
mais é do que ter um novo ponto de partida para realizar sonhos. Por essa
razão, na Goodyear, inovamos criando tecnologias para acompanhar nossos
consumidores em todos os seus caminhos e viagens na direção de seus sonhos.
Há 100 anos no Brasil, a Goodyear conta com a mais
completa linha de pneus do País e reúne modelos dos mais variados segmentos,
sempre com produtos pensados nas principais necessidades do motorista e nas
diversas situações de uso. O resultado de estar tão presente na vida dos
brasileiros vem de uma das características da Goodyear, a vocação para o
pioneirismo e inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica
a partir do investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacidade técnica e
treinamento de suas equipes e revendedores.
A Goodyear tem um elevado padrão de qualidade, tecnologia
e inovação em todos os seus produtos. Cada modelo tem características de acordo
com as necessidades do público ao qual se destina. O Wrangler, por exemplo, é
conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road. Já a linha Eagle é
focada em modelos esportivos. O EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer
alta performance, tanto em pisos molhados como secos, com um elevado grau de
segurança e excelente tração. No caso do Assurance, o foco está na durabilidade
e economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles
que procuram conveniência. Por fim, a linha Cargo é focada nos motoristas que
buscam total custo-benefício.
Além de estar presente nos automóveis, a Goodyear também
está nos veículos pesados, caminhões, ônibus e aviões. Entre as principais
características oferecidas para a linha comercial está a entrega
do melhor custo por quilômetro durante a vida total do pneu. Os produtos estão
direcionados para atender veículos que atuam nos setores rodoviário, regional,
regional severo, urbano, misto e fora da estrada. Já nos ares, se
destaca no Brasil por ser fornecedora das principais companhias aéreas do País
e por estar presente há 60 anos em projetos estratégicos da Embraer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário