O Grupo Volvo
está expandindo sua operação no Brasil em 2019. A empresa começou o ano
contratando 300 novos funcionários, aumentando o segundo turno de caminhões e
ampliando em mais R$ 250 milhões os investimentos até 2020. “Nossa decisão de
novos investimentos e contratações é resultado dos sinais consistentes de
retomada da economia e da expectativa de um aumento de cerca de 30% no mercado
total de caminhões no Brasil”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo
Volvo América Latina. O segmento de ônibus também mostra bons indicadores de
melhora no País.
Os R$ 250
milhões que serão investidos até o final de 2020 são um volume adicional ao
total de R$ 1 bilhão que o Grupo Volvo está investindo no período de 2017 a
2019. “São novos recursos para todos os negócios da marca no Brasil: caminhões,
ônibus, equipamentos de construção e motores marítimos e industriais, na
pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços”, explica o presidente.
A previsão do
Grupo Volvo é que a economia continue se recuperando e que as vendas de caminhões
acompanhem esse ritmo. O maior complexo industrial da marca no continente está
localizado em Curitiba, no Paraná, onde a Volvo produz caminhões pesados e
semipesados, ônibus rodoviários e urbanos, motores, cabines e caixas de câmbio.
A empresa também tem um fábrica de equipamentos de construção em Pederneiras,
interior de São Paulo.
A Volvo encerrou
2018 entre os líderes no Brasil e na América Latina no segmento de caminhões
pesados. Um dos destaques da marca foi mais uma vez o excelente desempenho do
modelo FH 540cv 6x4, que, com 4.114 unidades emplacadas no Brasil em 2018,
tornou-se o caminhão mais vendido em todos os segmentos. A Volvo também foi a
marca que mais cresceu na área de semipesados, com uma elevação de 66% de
vendas no período. Levando-se em consideração todos segmentos em que atua,
acima de 16 toneladas, a Volvo registrou o maior crescimento entre todas as
marcas, com um aumento de 79% em relação a 2017, o equivalente a 10.642
unidades.
No setor de
ônibus, a Volvo teve aumento de entregas no segmento de veículos pesados,
incluindo articulados, biarticulados e rodoviários de alta potência. A América
Latina também registrou bons negócios, com o anúncio de 700 ônibus vendidos
para Bogotá, o maior negócio da década de veículos para BRT. Considerando
apenas os chassis pesados, segmento onde a marca se destaca, foram 300 veículos
emplacados no Brasil, um crescimento de 114% em relação ao ano anterior. Ao
todo, foram licenciados 908 ônibus da marca no continente, número praticamente
estável em relação ao ano passado.
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