O Edge ST,
primeiro modelo da Ford no Brasil a ostentar a grife ST (Sports Technology),
reservada a veículos de alta performance da marca, tem recursos feitos sob
medida para empolgar quem gosta de uma direção mais inspirada. Um deles é o
modo Sport, acionado pelo botão S no seletor da transmissão.
O motor EcoBoost
2.7 V6 biturbo do SUV gera nada menos que 335 cavalos de potência e 54,4 kgfm
de torque. Com transmissão automática de oito velocidades e sistema inteligente
de tração nas quatro rodas,ele acelera de 0 a 100 em 6,2 s e chega a 209 km/h.
No modo padrão,
o Edge ST tem tração dianteira. Quando é necessária força extra, o sistema
inteligente de tração nas quatro rodas aciona o conjunto interno de embreagem
da transmissão, conectando as rodas traseiras ao trem
A suspensão
reforçada é outro item que contribui para a condução firme do Edge ST. A
calibragem das molas e amortecedores foi ajustada para
proporcionar uma
dinâmica de direção mais esportiva. As rodas de liga leve de 21 polegadas com
pneus de alto desempenho, perfil 265/40, refinam a dirigibilidade em curvas.
No modo padrão
(Drive), a entrega de potência do ST já surpreende. Mas um toque rápido no
botão S da transmissão muda a dinâmica do carro instantaneamente.
Veja o que
acontece quando ele é acionado:
A tela no painel
muda de configuração e passa a exibir o conta-giros.
O acelerador
eletrônico ganha uma nova programação e torna a resposta do motor mais afiada,
aumentando também a força do freio-motor. O ronco fica mais envolvente dentro
da cabine.
Os comandos de
marcha na direção (paddle shifters) são habilitados para o controle manual. Ao
mesmo tempo, a programação de trocas fica mais agressiva, segurando as marchas
em rotação mais alta por mais tempo. As
mudanças são mais rápidas para
maximizar a aceleração.
Nas reduções, o
sistema de sincronização do trem de força aumenta o giro do motor para trocas
mais rápidas e suaves (“rev-matching”).
O
que acelera mais rápido também precisa reduzir. O Edge ST é equipado com freios
a disco nas quatro rodas que oferecem excelente poder de parada e sensação de
frenagem. O sistema de freio antibloqueio (ABS) aumenta o controle da direção
em frenagens severas em diferentes condições de pista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário