O palco da
primeira corrida da história da Porsche Cup em 2005 volta a receber
os carros de competição mais produzidos no planeta neste sábado, para a
primeira etapa da temporada que marca o 15º aniversário da maior categoria de
Gran Turismo das Américas.
A temporada da
Porsche Cup tem dois campeonatos. Nas provas de Sprint, os competidores correm
individualmente. São seis etapas ao longo do ano, sempre com rodadas duplas. No
campeonato de Endurance, acontecem três corridas, sempre com revezamento entre
os pilotos de cada carro. Há ainda o
simbólico título “overall”, conferido ao piloto de maior pontuação nas nove
etapas, combinados os resultados de Sprint e Endurance.
Após
bem-sucedidos testes na pré-temporada, os carros partem para a abertura do
campeonato com novos apêndices aerodinâmicos: “gurneys” sobre as asas traseiras
e “flaps” na parte dianteira dos carros.
O principal
efeito deles é aumentar a carga aerodinâmica sobre os carros, trazendo mais
estabilidade nas curvas e freadas de alta velocidade. Com isso pretende-se
aumentar a vida útil dos pneus Michelin, o que pode proporcionar mais disputas
em todos os pelotões das corridas até as voltas finais.
São duas
categorias, cada qual com sua classe de entrada. Os carros de motor 4.0 litros
disputam a Carrera Cup, mesma nomenclatura das categorias profissionais da
Porsche Cup ao redor do mundo. A critério da organização, os pilotos podem ser
inscritos também na classe Sport, divisão com pontuação e pódio separados.
Os carros de
motor 3.8 litros
disputam a Porsche GT3 Cup, categoria que também tem sua
divisão Sport, estabelecida pelos mesmos parâmetros.
Todos os
competidores da classe Sport pontuam e concorrem nos campeonatos gerais.
Na abertura do
campeonato em Interlagos, a primeira corrida de cada categoria terá duração de
30 minutos mais uma volta, um aumento em cinco minutos em relação à duração das
corridas dos últimos campeonatos. A exemplo do uso do gurneys e flaps, o corpo
técnico da Porsche Cup vai avaliar os efeitos da corrida de meia hora para
então definir se permanece desta forma o restante do ano.
As provas do grid
invertido têm previsão de 25 minutos mais uma volta.
Há descartes dos
dois piores resultados de cada piloto em todas as classes. Para a soma final do
campeonato, contam apenas os 10 melhores resultados de cada competidor. Se um
piloto faltar a uma etapa, ele poderá descartar os dois zeros por não ter participado
naquele dia.
Só não são
passíveis de descartes desclassificações por atitudes antidesportivas.
Todas as provas
da Porsche Cup têm transmissão ao vivo pelos canais Sportv e pela internet. O
streaming é realizado pelo site oficial da categoria e seus canais no Facebook
e Youtube. O portal motorsport.com também transmite em seus canais.
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