No setor
automotivo, algumas regras são bem conhecidas: carro zero vale mais do que
usado e os seminovos continuam perdendo valor de mercado com o tempo. Mas
existe uma exceção: a marca Porsche. Os veículos alemães são objetos de desejo
em todos os sentidos. Enquanto o mercado de novos tem crescimento
acelerado, o setor de seminovos atrai cada vez mais apaixonados pela marca. São
consumidores que buscam pronta-entrega e veículos com baixíssima (ou nenhuma)
desvalorização, como os modelos Boxster. Alguns seminovos da marca chegam a
custar até mais do que o veículo 0 km, como os modelos 911 da década de 1990.
“O Porsche é um
caso atípico do mercado de seminovos. Com fila de espera de até oito meses nas
concessionárias, como para o modelo Boxster 0 km, o seminovo tem demanda grande
e alguns chegam a ser mais caros do que os novos”, explica Pietro Consolini,
sócio-diretor da Wish Motors, loja de veículos
super premium seminovos, em São
Paulo.
Em 2019, a marca
Porsche cresceu quase 27% nas vendas no Brasil. Foram 1.849 veículos novos no
ano passado diante de 1.457 em 2018, segundo dados da Abeifa (Associação
Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos
Automotores). Com o aquecimento do segmento de novos, o mercado de seminovos
super premium também foi impulsionado. Por conta da longa espera nas
concessionárias, um modelo Boxster 2019 chega a valer mais do que um 0 Km. Já
modelos 2017 e 2018 têm baixíssima desvalorização.
Um Boxster 2017 à
venda na Wish por R$ 320 mil custa R$ 360 mil 0 km na concessionária. Outro
exemplo é o modelo Cayman, que chega a ter ágio no seminovo. Na Wish, um modelo
Cayman, que custou R$ 404 mil na concessionária, está sendo oferecido por R$
439 mil na loja. “Teve ágio”, diz o sócio-diretor da loja de São Paulo.
O design
tradicional da marca, com pouquíssimas variações, é outro ponto fundamental do
“fenômeno Porsche”, pois não desatualiza os seminovos. “Se olharmos um 911
antigo e um novo, são muito parecidos. Sabemos o modelo, mas não sabemos o
ano”, destaca Pietro Consolini.
Já os carros
clássicos, de coleção, são objetos de desejo dos apaixonados da marca e têm
valores acima do mercado de novos por conta da exclusividade. Um Porsche 911
ano 1995, por exemplo, é vendido por R$ 600 mil. A versão 0km, 25 anos mais
nova, custa R$ 520 mil na revenda. “Os Porsche da década de 1990 são
muito exclusivos no Brasil, existem pouco mais de 30 carros no País. Na Wish
vendemos um 911 Turbo 1993 por mais de R$ 2 milhões”, revela Pietro.
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