Wagner Gonzalez |
O pit stop do Corona Vírus
Aquela que pode
ser considerada a primeira grande pandemia da internet 5.0 não poupou o
automobilismo: provas foram canceladas, abertura de campeonatos adiadas, pneus
destruídos e, ontem, o Circuito das Américas (em Austin, EUA) anunciou a
suspensão temporária de suas atividades. Em um ambiente no qual o pouco que se
sabe não inclui nenhuma vacina ou medida que contenha o antídoto para a
enfermidade, prevenir é imensamente mais sábio que remediar, não importa o
custo social e financeiro que isso implica.
Aquela que pode
ser considerada a primeira grande pandemia da internet 5.0 não poupou o
automobilismo: provas foram canceladas, abertura de campeonatos adiadas, pneus
destruídos e, ontem, o Circuito das Américas (em Austin, EUA) anunciou a
suspensão temporária de suas atividades. Em um ambiente no qual o pouco que se
sabe não inclui nenhuma vacina ou medida que contenha o antídoto para a
enfermidade, prevenir é imensamente mais sábio que remediar, não importa o
custo social e financeiro que isso implica.
O recente
cancelamento do Grande Prêmio da Austrália somou-se à lista aberta com a
decisão anterior e semelhante adotada para a etapa da China, medida agora
também afeta as etapas do Bahrein e do Vietnam. A situação hoje (terça,
17/3/2020) é de que o Campeonato Mundial de F-1 terá início no final de maio, o
que coloca o GP de Mônaco como provável abertura da temporada. A última vez que
essa prova teve esse privilégio foi em 1966, mais exatamente no dia 23 de maio,
quando Jackie Stewart conquistou sua segunda vitória na categoria. A primeira
foi em Monza, em 1965.
Se o Grande
Prêmio da Austrália foi cancelado, as corridas da China, Bahrein e Vietnam
foram adiadas e, se tudo correr conforme os desejos da Liberty Media (a
detentora dos direitos comerciais da categoria) a possibilidade de resolver
esse problema passa por considerar o adiamento do campeonato como período de
férias do calendário que normalmente ocorre em agosto para disputar as provas
da China e Vietnam e encaixar o GP do Bahrein no final do ano. Esta segunda
parte da solução implicaria em uma ampla negociação com os promotores do GP de
Abu Dhabi, que compraram os direitos da prova final do calendário; em outras
palavras, eles teriam que aceitar postergar sua prova por pelo menos uma semana
para que o GP do Bahrein aconteça no dia 29 de novembro. Ironicamente as duas
provas são patrocinadas por empresas aéreas – a primeira pela Etihad e a última
pela Gulf Air -, setor imensamente prejudicado pela explosão do Corona vírus.
Outra
consequência importante do cancelamento das quatro primeiras etapas da
temporada foi a destruição dos 1.800 pneus que foram montados para uso na
corrida de Melbourne, para a qual foram especialmente fabricados. Os pneus
atuais da F-1 só podem ser montados uma única vez em suas respectivas rodas
devido à possibilidade de dano nos talões, a parte do equipamento que fica em
contato com os aros. Diante da impossibilidade logística de transportar o
conjunto roda-pneu montado desde a Austrália para um outro país o fabricante
italiano optou por destruir o equipamento, que foi usado em fornos de fábrica
de cimento. Os pneus produzidos para as corridas seguintes, já fabricados estão
a salvo e permanecem armazenados e à espera da confirmação de Mônaco como local
e data da próxima corrida.
O cancelamento
das provas da F-1 se alastra por categorias como a F-Indy e o Campeonato
Mundial de Endurance e levou à interrupção de atividades no Circuito das
Américas (também conhecido como COTA). Os proprietários do complexo que agrega
um anfiteatro, estádio, centro de conferências e pista de corridas cancelaram a
prova de F-Indy prevista para o dia 24 de abril e postergaram a etapa do
Campeonato Mundial de Moto para 15 de novembro. Cerca de 250 funcionários foram
dispensados e apenas uma equipe essencial para a manutenção do complexo foi
mantida, medida que visa facilitar o retorno das atividades normais do
empreendimento quando possível.
Em Indiana, a
direção do Indianapolis Motor Speedway confirmou a intenção de realizar a
tradicional prova de 500 Milhas, prevista para acontecer dia 24 de maio.
Autoridades sanitárias dos Estados Unidos recomendaram o cancelamento ou
adiamento de eventos envolvendo mais de 50 pessoas previstos para acontecer nas
próximas oito semanas, o que deixa a Indy 500 fora dessa quarentena alongada. A
realização da prova, porém, ainda poderá ser afetada em função do
desenvolvimento da pandemia. Na Bélgica os promotores das 6 Horas de
Spa-Francorchamps suspenderam a venda de ingressos para a prova que serve como
preparação para as 24 Horas de Le Mans. Não há informação oficial se o evento
foi cancelado ou adiado.
No País a
Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) divulgou nota ontem suspendendo
todas a realização de provas automobilísticas em todo o território nacional. A
decisão foi tomada após organizadores de várias categorias terem anunciado
medida semelhante, entre elas a Stock Car, que postergou a prova de duplas,
prevista para acontecer dia 12 de abril, em Goiânia, para o dia 22 de novembro.
Segundo a nota, a entidade “seguirá com diálogo constante com os atores do
nosso segmento e órgãos governamentais competentes e reavaliará a medida tão
logo os riscos sejam amenizados."
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