quinta-feira, 8 de março de 2012

Varella e Gugelmin disputam Rally de Barretos pensando no Mundial



O paulista Reinaldo Varella e o catarinense Gustavo Gugelmin confirmaram presença no VI Rally de Barretos, competição que abre a temporada brasileira de Rally Cross Country e que acontece no fim de semana na cidade do norte paulista. A competição, com percurso de aproximadamente 300 km em estradas de terra, é encarada como um preparatório para a campanha internacional da dupla que, este ano, disputará a Copa do Mundo de Cross Country da FIA com um Mitsubishi Pajero preparado pela RalliArt, a equipe oficial da marca na Itália. Para a prova paulista Varela e Gugelmin vão tripular a Mitsubishi Triton da equipe Divino Fogão, que é apoiada pela Mitsubishi e pela Blindarte. O primeiro compromisso dessa agenda internacional é na semana que vem, quando os dois disputam o Rally Italian Baja, programado para os dias 15 a 18 de março em Pordenone, região de Friuli-Venezia Giulia e até 1968 pertencente à comunidade de Udine.
 

Reinaldo Varella
Gustavo Gugelmin
"Nosso foco em 2012 é a Copa do Mundo de Cross Country, o verdadeiro campeonato mundial da modalidade", conta Reinaldo Varela, 53 anos e mais de 300 largadas em provas de rally no currículo que inclui, entre outros, o título mundial da categoria TT3 em 2001 e vários brasileiros e paulistas. "Eu e o Gustavo vamos para Barretos pensando tanto em melhorar o entrosamento entre piloto e navegador, mas sem deixar de mirar a vitória nessa prova já tradicional do calendário brasileiro", completa o piloto, que escalou o preparador Erley Ayala para atuar como apoio técnico na etapa de Pordenone.

No que se refere ao Rally de Barretos, essa prova é tradicionalmente disputada sob o forte calor que caracteriza a região, porém em 2011 os concorrentes foram surpreendidos com fortes chuvas, condição que criou obstáculos até então inéditos à prova, como comenta Gustavo Gugelmin:"Ficou um cenário inesquecível: de repente você se via frente á frente a imensas poças d´água, algo que se ocorrer de novo será muito legal". Além do calor ele recorda de outra "característica" de Barretos:"Não se deve esquecer os inúmeros saltos que marcam esse rally: navegador que não estiver bem preso no banco pode acabar perdendo o livro de bordo e o caminho de casa…"

Terminada a prova de Barretos Varela e Gugelmin viajam para são Paulo e na segunda feira embarcam para a Itália e fazem um teste de verificação - o "shake down" -, com a Mitsubishi Pajero que a RalliArt construiu para a dupla brasileira. O time italiano também inscreveu um segundo carro para Marcos Moraes e Du Sachs, brasileiros que pretendem disputar algumas etapas do Mundial de Cross Country. 


Apoio
A equipe Divino Fogão tem o patrocínio da Mitsubishi e da Blindarte e apoio da Itamotors e da Temp Clean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário