sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Participantes do projeto Costurando o Futuro em São José dos Pinhais iniciam aulas de empreendedorismo

A Fundação Volkswagen, que é responsável por investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, entregou neste mês os certificados da conclusão do curso de Corte e Costura para as 90 participantes do projeto "Costurando o Futuro" em São José dos Pinhais (PR). O evento foi o ponto de partida para a segunda etapa do programa que ministrará agora aulas de empreendedorismo para as moradoras das comunidades com alto índice de vulnerabilidade social vizinhas à fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, nas regiões de São Judas Tadeu, Ipê, Guatupê, Parque da Fonte e Independência. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio do programa Economia Solidária, e com a Aliança Empreendedora.

Ao todo, são 15 meses de aprendizado, pelos quais as costureiras têm chance de participar de oficinas gratuitas focadas na formação técnica em corte e costura, além de obterem conhecimento sobre a criação e desenvolvimento de portfólio de produtos, noções de administração de negócios e finanças, design e comunicação. Desta maneira, as alunas têm a chance de ampliar possibilidades comerciais para a estruturação de um negócio próprio e sustentável. “O Costurando o Futuro é um bom exemplo no qual as três dimensões da sustentabilidade são atendidas. No aspecto social, as mulheres em situação de vulnerabilidade social aprendem um novo ofício; no econômico, elas começam a gerar renda e, no aspecto ambiental, reusam tecidos que seriam descartados em aterros”, explica o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o "Costurando o Futuro" tem atuação ambiental, reutilizando uniformes usados e tecidos automotivos, reduzindo o descarte em aterros. Nas oficinas, as participantes usam os tecidos automotivos doados pela Volkswagen do Brasil para transformá-los em peças, como bolsas e acessórios. “O projeto cria oportunidade de trabalho e dá esperança para que estas mulheres possam ter mais autonomia e atuar como empreendedoras, além se tornarem multiplicadoras do conhecimento para toda a comunidade", declarou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

A expectativa de poder encontrar novos caminhos e novas possibilidades profissionais gera estímulo e transformações individuais. “É muito mais fácil conseguir um trabalho depois de participar do curso oferecido pela Fundação Volkswagen, eu já consigo comercializar os produtos que eu faço. Quero ser empreendedora. Vou ter meu ateliê e meu negócio próprio”, diz a aluna Silvani Alves Pessoa.

Projeto de sucesso também em São Bernardo
O "Costurando o Futuro", realizado durante três anos em São Bernardo do Campo (SP), deu oportunidade para 160 pessoas que receberam formação em corte, costura e empreendedorismo e criaram um portfólio com mais de 80 produtos, entre os quais bolsas, mochilas e porta-objetos, confeccionados com tecidos automotivos e uniformes usados de funcionários que seriam descartados pela Volkswagen do Brasil. Para garantir a sustentabilidade do projeto, elas formalizaram um empreendimento social para seguir com o trabalho de forma autônoma. Entre o total de participantes de São Bernardo do Campo, um grupo de empreendedoras criou o seu próprio negócio, a microempresa de confecções Tecoste, que significa Tecido, Costura e Arte.


O grupo Tecoste foi integrado à incubadora do Programa Municipal de Economia Solidária, permitindo que essas mulheres continuem recebendo por dois anos formação em empreendedorismo social por meio da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo). A Volkswagen do Brasil continua fornecendo gratuitamente ao grupo Tecoste tecido automotivo e uniformes. No decorrer do projeto, outras participantes também conseguiram ingressar no mercado de trabalho ou preferiram atuar de forma autônoma como costureiras. Os resultados do projeto "Costurando o Futuro" em São Bernardo do Campo foram apresentados no estande da Volkswagen na Rio + 20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário